Cirurgias da Visão
Dr. Artur Schmitt, médico da Clínica Barigui de Oftalmologia, especialista em cirurgia refrativa, explica como a técnica pode devolver a perfeita visão e acabar com o uso dos óculos
Muitas pessoas adeptas dos óculos desejam não ter mais que usá-los, pois algumas atividades simples do dia a dia, como fazer exercícios físicos ou dirigir à noite, tornam-se incômodas por causa deles. Para as pessoas que têm algum defeito visual, esse desejo pode se tornar realidade.
Mesmo que bastante comuns, as cirurgias que corrigem graus de miopia, hipermetropia, astigmatismo e até vista cansada (presbiopia) ainda levantam muitas dúvidas.
“A cirurgia refrativa é um procedimento muito seguro e com uma recuperação muito rápida do paciente. Com as técnicas mais modernas não é necessária a utilização de lâminas em nenhuma etapa do processo, pois tudo é feito com o uso de laser. Assim, temos resultados ainda mais seguros e previsíveis”, explica Dr. Artur Schmitt, médico da Clínica Barigui de Oftalmologia, especialista em cirurgia refrativa pelo Bascom Palmer Eye Institute, da Universidade de Miami, considerado o melhor hospital de oftalmologia dos Estados Unidos.
De acordo com o especialista, é possível corrigir com segurança até quatro graus de astigmatismo, até cinco graus de hipermetropia e 12 graus de miopia.
No entanto, não são todas as pessoas que podem fazer esse tratamento. Para que ele seja possível existem algumas exigências:
- Ter mais de 21 anos;
- O grau estar estabilizado há 12 meses;
- Exames de imagem da córnea dentro da normalidade.
O oftalmologista explica que nem todas as pessoas podem fazer a cirurgia refrativa, isso porque algumas córneas são muito finas ou muito irregulares e não é possível fazer o polimento. “Nós operamos bastante, mas também contra-indicamos o tratamento para diversos pacientes. As pessoas têm que saber que em alguns casos a cirurgia não é possível. Para fazer a cirurgia o paciente tem que ter uma córnea normal, com uma regularidade normal”, esclarece Dr. Artur Schmitt. “O procedimento é indolor, com duração de poucos segundos, no qual ocorre um micropolimento a laser da córnea, diminuindo ou, literalmente, eliminando os graus”, finaliza o médico.
Tem dúvidas? A Revista Corpore esclarece para você. É só você fazer suas perguntas aqui no blog que oftalmologista Dr. Artur Schmitt responde.
> Caso deseje, deixe seu email que avisaremos assim que sua pergunta for respondida. (o email não será divulgado no portal)
Serviço: Clinica de Oftalmologia Barigui – www.oftalmobarigui.com.br