Drenagem Linfática
Saiba mais sobre essa técnica queridinha de muitas mulheres
Fala-se muito sobre qualidade de vida, mas sabemos que isso muito tem a ver com o estado de espírito, saúde e bem-estar, mas não só isso. A saúde e o bom funcionamento do metabolismo sempre estão em primeiro lugar, sem dúvida, mas a aparência e a beleza influenciam muito esse equilíbrio.
Dentre os inúmeros tratamentos estéticos existente no mercado a drenagem linfática está bem colocada no ranking dos preferidos que tratam não só da saúde como da beleza de das mulheres e até de muitos homens.
A fisioterapeuta e esteticista Ana Paula Longo Torres, da Clínica Vitaclin, nos explica o porquê desta massagem ser a queridinha dos tratamentos estéticos, desbancando até tratamentos mais modernos.
A drenagem linfática é diferente das outras massagens , pois é uma massagem mais suave e lenta realizada com a pressão dos dedos ou das mãos, que percorre o sistema linfático localizado na faixa mais superficial da pele. As manobras são realizadas com movimentos sobre o trajeto dos vasos linfáticos e de compressão na região dos gânglios – axilas, pescoço e virilha. A pressão exercida sempre segue o sentido fisiológico da drenagem, ou seja, dos membros em direção ao corpo. O método pode ser realizado por médicos ou terapeutas capacitados, com formação específica, sendo de grande importância o conhecimento do trajeto do sistema linfático para o sucesso do tratamento, do contrário o efeito pode ser inverso, e ainda com o agravamento do problema.
Ao melhorar as funções essenciais do sistema circulatório linfático, mobilizando a corrente de líquidos que está dentro desses vasos e também auxiliando na eliminação de toxinas, a drenagem linfática apresenta ótimos resultados como coadjuvante no tratamento da celulite, retenção de líquidos e até ajudam a retardar o envelhecimento e edemas da pele, rugas ou bolsas que formam papadas na área facial, além da redução de edemas linfáticos, inchaços pós-operatórios, lipedemas, acne e outros.
Os resultados não são imediatos e vão aparecendo ao longo do tratamento. A pele fica mais bonita, a celulite vai diminuindo e, à medida que o tempo passa, a mulher vai se sentindo mais bonita, o que contribui para o aumento da autoestima e diminuição do estresse. Porém é muito importante também estarmos atentos à evolução do tratamento, se o local fica ainda mais inchado ou dolorido. Se isso acontece, pode ser a indicação de que a massagem não está sendo aplicada corretamente ou não é indicada ao caso.
Como em qualquer outro tratamento, a avaliação é sempre necessária e a drenagem linfática não é sempre indicada. Pessoas com histórico de tumor (câncer) principalmente linfomas, na vigência de infecções cutâneas, doenças de pele, dermatoses, entre outras doenças, devem evitar a drenagem, pois podem aumentar da disseminação da infecção e desestabilizar o organismo que já está comprometido. Outra contraindicação é quando há presença de varizes severas. As varizes são vasos dilatados que apresentam circulação deficiente. Esta circulação deficiente pode provocar a formação de coágulos nas veias, o que pode provocar quadros como: AVC (acidente vascular cerebral), IAM (infarto agudo do miocárdio), TVP (trombose venosa profunda) e embolia pulmonar.
Tire suas dúvidas
Tem dúvidas? A Revista Corpore esclarece para você. É só você fazer suas aqui no blog que a Revista Corpore (com o apoio de diversos médicos especialistas) e os profissionais da clínica Vitaclin respondem a você.
> Caso deseje, deixe seu email que avisaremos assim que sua pergunta for respondida. (o email não será divulgado no portal)
Serviço: Clínica Vitacin Estética e Bem-Estar – www.vitaclin.com.br