Medicina

Guerreiras e Vitoriosas

Após dois diagnósticos de câncer, Denise nos dá uma lição de como através de força, determinação e fé, não desanimar e vencer a batalha pela vida

Exclusivo Portal semana-dia-internacional-da-mulher+superacao+cancer+2012_

Reclamamos muito da vida. É muito trabalho, a falta dele, excesso de coisas para fazer, não ter o que fazer. As crianças fazendo muito barulho, muito frio, muita chuva… Reclamamos tanto de pequenas coisas, coisas que, se pararmos para pensar, na verdade não têm muita importância. Reclamar não gera resultados nem mudanças, atitudes e força de vontade sim.

Para finalizar a série de matérias em homenagem ao Dia Internacional da Mulherqueremos contar a história da Denise Portella, uma mulher que é como todas as que já contamos. Administradora, casada, mãe, forte, corajosa, que se preocupa com a aparência e com a saúde, mas que teve uma batalha a mais. Aos 53 anos, ela conta com orgulho e alegria a sua história.

Denise sempre se preocupou com a saúde, ia ao médico e fazia exames periodicamente. Em 2006, como era de costume, fez uma mamografia e uma ecografia de mama. A ecografia detectou que ela poderia ter um tumor. Feitos todos os exames, o que ela menos queria se confirmou, foi comprovado um câncer de mama. “O mundo te acaba, você tem vontade de dormir e não acordar mais. Dá uma tristeza muito grande de saber que você tem algo de muito ruim no seu corpo e que precisa sair dali”, conta.

Com fé em Deus e o apoio da família e dos amigos ela se curou. Fez cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Continuou trabalhando, vivendo a sua vida normalmente, sendo uma pessoa saudável. Alguns anos depois ela teve mais uma surpresa em sua vida. Em uma colonoscopia foi detectado outro tumor, dessa vez na porção final do intestino.

Essa não é uma história triste, pelo contrário. Mesmo tendo que passar por vários obstáculos, Denise é uma pessoa contente. Ela afirma estar muito feliz. “Estou no melhor momento da minha vida, com marcas do tempo, cicatrizes e muito aprendizado, mas acima de tudo, com muito sucesso e muita prosperidade”, celebra.

Denise tirou vários aprendizados dessa luta. A prevenção salvou sua vida duas vezes. Os dois cânceres que ela teve foram diagnosticados no início, por isso a cura foi possível.

Ela também aprendeu que não se deve nunca desistir, lutar é muito importante. E outra coisa de muita importância que ajudou Denise nessa batalha, foi saber a histórias de outras pessoas com a mesma doença que ela, casos até piores, e ajudá-las. “Vencida esta etapa continuei sempre trabalhando e dando muita força para as pessoas que tem algo parecido. No meu trabalho, a psicóloga sempre que sabe de alguém com câncer me pede que esteja dando meu testemunho de vida. Que com garra, muita determinação e fé em Deus, que nunca me deixou abalada, eu superei esta doença”, conta a administradora.

Denise deixa uma mensagem de vida, um exemplo: “Hoje estou aqui contando que por mais difícil que seja aquilo que você está passando, não desanime, lute, seja forte e saiba que no final seremos vencedoras. Faça exames, previna-se, se ame muito, pois a vida é curta, não perca tempo”.