Atividade Física

A chave da sua saúde é seu estilo de vida

Pacientes estão conquistando saúde, vitalidade e disposição com uma fórmula simples, mas que exige disciplina, incentivo e acompanhamento

a-chave-da-saude-e-seu-estilo-de-vida+napes

Segundo o Ministério da Saúde, 43% da população brasileira está acima do peso, e 13% são obesos. Qual será a fórmula ideal para emagrecer? Sabemos, de fato, que é imprescindível conhecer o funcionamento do nosso corpo, pois só com a melhora da saúde é que conseguimos obter avanços significativos e mais disposição. Estas conquistas só existem com uma orientação médica aliada a prática efetiva de uma atividade física contínua, regular e com o apoio de profissionais.

“É só trocando massa gorda por massa magra (músculos) que ativamos o metabolismo e o processo para o aumento da queima calórica. É só substituindo uma alimentação desregrada por uma balanceada que dotamos o organismo de nutrientes que irão potencializar o processo de queima. É somente com informação e exames que podemos tratar para restabelecer este equilíbrio orgânico, fazendo ajustes hormonais e focando no aumento da performance”, destaca o médico Dr. Marco Aranha, da Clínica Napes de Curitiba.

“Meu objetivo inicial era perder peso”, afirma o consultor de vendas diretas Kenji Ribeiro Wakimoto, de 24 anos, quando procurou tratamento. “Perdi 18 kg em três meses”, revela Kenji, que chegou a 67 kg. Depois, ele passou a se dedicar ainda mais às atividades e está agora com 78 kg. “Troquei gordura por massa magra, estou mais disposto e com a autoestima muito melhor”, comemora o consultor.

Quem também levou a sério o tratamento foi o gerente administrativo e financeiro Sérgio Jacob Alves dos Santos, de 53 anos. “Perdi 20 kg em um ano, ganhei vida, energia e estou menos estressado. Meu colesterol baixou, minha pressão está regulada e até a glicemia normalizou. Aprendi a me alimentar e nutrir com saúde o meu organismo. Minha esposa perdeu 10 kg. Nossa meta é eliminar muito mais, porém com qualidade de vida”, destaca. “As pessoas vem com a finalidade de perder peso, mas só conseguem atingir o objetivo com mudanças de hábitos e um novo estilo de vida”, explica Dr. Marco.

O gerente Sérgio dos Santos e sua esposa, a bióloga Suzana Ochmat Santos, de 48 anos, consultaram vários médicos e a maioria recomendou a cirurgia bariátrica, “a qual nunca nos interessou”, esclarece o casal. Eles chegaram à clínica por indicação de amigos que tiveram sucesso com o tratamento. Sérgio diz que a proposta é uma reeducação alimentar acompanhada de um médico e atividade física personalizada. “Iniciamos o tratamento e passamos a entender o que é viver com qualidade”, destaca o casal. O médico enfatiza que a perda de peso é consequência. “Tratamos jovens que perderam 70 kg e até senhoras de 90 anos que ganharam massa, disposição e vitalidade”, destaca Dr. Aranha.

A Clínica Napes foi planejada para ser um espaço de saúde, com um centro de treinamento completo, focado no aumento da performance, na transformação da gordura em músculos, no aumento do gasto calórico e no tratamento da ativação do metabolismo. “Por isso abrangemos e envolvemos outros serviços e profissionais, como a orientação nutricional, o personal trainner, enfermeiros, fisioterapeutas e demais médicos, além de exames e outras avaliações”, explica Aranha.

De acordo com o Dr. Marco Aranha, a maioria das pessoas consegue atingir o objetivo, ativando o metabolismo e assim conquistando um novo estilo de vida, sem jamais voltar a engordar, uma vez que o acompanhamento é completo. “Cada informação é supervisionada para que o resultado seja real. Montamos um tratamento para que o paciente leve para o resto da vida. Oferecemos todo o suporte, desde os ajustes hormonais, treinos individualizados, prescritos de acordo com o perfil de cada pessoa, exames de rotina, avaliações médicas periódicas, recomendação de suprimentos alimentares, entre outros”, enfatiza o médico.

Muitas pessoas ainda esquecem, ou ignoram, os benefícios dos exercícios, se acomodam e vivem cansados e sem saúde. Saia você destas estatísticas, mude sua rotina, tenha disciplina, busque incentivo e supervisão. Comemore a conquista de uma vida plena, de qualidade, de autoestima e de muita disposição.

+ Saiba mais