Saúde com prazer à mesa
Culinária oriental agrega o prazer da refeição com alimentos que prolongam a vitalidade
Alimentação leve, saudável e com identidade. Não é de hoje que a culinária japonesa atrai adeptos de todas as culturas. Saborosos e autênticos, os pratos encantam também pela beleza e são fontes riquíssimas de proteínas, vitaminas e minerais. “Os pratos japoneses procuram deixar sobressair o sabor dos alimentos, o que é peculiar de cada um, sejam os legumes, os peixes, cada um mantém sua identidade”, define o empresário Carlos Mateus, responsável pelo Tatibana.
No local, a tradição oriental começa na escolha dos ingredientes, sempre frescos, passam pela cozinha, onde todos os pratos são preparados na hora, e chegam o atendimento final ao cliente. A decoração característica do Japão se soma ao ambiente tranquilo e aconchegante. Ideal para saborear as delícias.
Falando nelas, Carlos define que os pratos são os mais próximos da culinária da terra do Sol Nascente. “Procuramos chegar ao máximo do que é tradicional. Adaptamos o cardápio um pouco ao paladar ocidental sem fugir do oriental”, resume. Para quem ainda não está acostumado a esses sabores, a sugestão é o rodízio “nosso cartão de visitas”. Nele é possível apreciar o que há de melhor na culinária do Japão, começando pelos sushis e sashimis até chegar aos pratos quentes, como o tepanhaky, que mistura legumes grelhados ao peixe ou mesmo à carne vermelha. Tudo é preparado na hora, basta verificar o sabor e o aroma à mesa.
Para quem quer manter a tradição, a sugestão é pedir uma dose de sakê ou mesmo uma sakerinha para acompanhar a refeição.
Hoje o Tatibana faz parte de uma rede administrada pela ADM Máster, a qual engloba o restaurante Tatibana e Sushiake. O Tatibana segue o preceito de atendimento em loja externa, já o Sushiake somente em shopping.
Vindo do ramo de churrascaria, Carlos ganhou muito apreço pela culinária Oriental, harmonia que alia sabor e saúde em perfeita armonia. Hoje, a frente do Tatibana, ele ressalta sua experiência com seus tutores Ricardo Eguchi e Lídia Eguchi.
Curiosidade
Muitas lendas envolvem a palavra Tatibana. Conta a história que um imperador japonês deu como tarefa a um de seus súditos a missão de encontrar a longevidade. Ele só poderia voltar após cumprir o pedido. O homem percebeu que uma bela flor permanecia intacta durante o inverno japonês e que dela era possível extrair um revigorante chá. Honrado por haver cumprido o dever, ele poderia contar que a receita da longa vida estava nessa flor, que em Kanji se resume nas palavras Tatsu (em pé) e Haná (flor). Juntas elas deram origem à palavra Tatibana que dá o nome e o sentido para este desfrute.
Falando em longevidade, a culinária japonesa é uma forte aliada da saúde e da qualidade de vida. Nesse caminho, Tatibana realmente faz jus à lenda, é um local onde se pode comer e prolongar a vida. Os sushis, por exemplo, tem como base o arroz, o peixe cru e a alga marinha. De baixa caloria, ele é rico em gorduras benéficas, como o ômega-3 e ômega 6, nutrientes que previnem doenças vasculares, inflamações, melhoram a circulação sanguínea e o funcionamento do sistema nervoso.
Tatibana, literalmente, reúne prazer e saúde.
+ Saiba mais