A saúde que vem dos alimentos
A promessa de resultados rápidos e duradouros, além de músculos firmes e alongados, conquista novos adeptos a cada dia
Ômega 3 faz bem ao coração; quinua é uma ótima fonte de cálcio e energia; semente de girassol e abóbora eliminam os vermes. Esses são alguns exemplos dos benefícios que a alimentação pode trazer para o organismo. A nutricionista Silvia Serra, especialista na área ortomolecular e funcional, aposta nos alimentos como fonte de saúde e qualidade de vida. “Fico muito feliz porque dá resultado”, afirma.
Ela costuma combinar alimentos e suplementos conforme a necessidade do paciente. A consulta inicial, que dura cerca de duas horas, dá o direcionamento. “O exame clínico traz referências importantes. Procuro perguntar desde o nascimento até hoje, fatos que são relevantes, já que carregamos muitas características desde a gestação, e esses sinais são indicativos”, aponta. Intestino, estômago, fígado e pâncreas são alguns órgãos que merecem a atenção da nutricionista. Na consulta, ela diz ser possível perceber a falta de importantes vitaminas e minerais no organismo.
A enxaqueca, por exemplo, indica que está faltando magnésio na célula. Quem faz uso prolongado de anticoncepcionais tem deficiência das vitaminas do complexo B. Ausências que são repostas com fórmulas manipuladas por vitaminas e minerais. “Pelos alimentos é possível prevenir doenças e amenizar quadros de autismo, Alzheimer e esclerose, além de melhorar a qualidade de vida”, destaca Silvia.
Quem se beneficiou da dieta foi a dentista Cristiane Carvalho. Durante o quinto mês de gravidez de sua primeira filha ela teve diabete gestacional. “Tinha uma alimentação normal, mas precisei procurar uma nutricionista e mudar”, recorda. Orientada pela Silvia, a dentista adotou uma dieta sem açúcar e com 1800 calorias para baixar a glicose. O resultado foi um sucesso e ela nem precisou fazer uso de insulina. “Comia de três em três horas e não sentia fome”, diz.
A dieta rica em vitaminas e minerais, além das farinhas de casca de maracujá, quinua e linhaça dourada, trouxe inúmeros benefícios. “Com certeza melhorei minha alimentação e com isso nem ganhei peso no final da gestação. A vontade de que ficasse tudo bem com o bebê era maior que a dificuldade de cortar totalmente o açúcar”, recorda a dentista.
+ Saiba mais