A vida sedentária provoca literalmente o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física entram em um processo de regressão funcional, caracterizando, no caso dos músculos esqueléticos, um fenômeno associado à atrofia das fibras musculares, à perda da flexibilidade articular, além do comprometimento funcional de vários órgãos. O sedentarismo é um dos fatores de risco intimamente relacionados com o aparecimento de doenças como a hipertensão, doenças respiratórias, diabetes, aumento de colesterol, infarto e também distúrbios cardíacos. Segundo a Organização Mundial da Saúde o sedentarismo vem crescendo de forma alarmante no mundo inteiro, deixando de ser uma preocupação meramente estética para se transformar num problema grave de saúde pública, numa epidemia global. Hoje mais de 60% da população não pratica nenhum tipo de atividade física. Pesquisas mostram que, o risco de se ter uma doença cardiovascular aumenta nas pessoas que não têm uma vida ativa. Mais de 60% da população adulta não pratica nenhum tipo de exercício físico.
O programa Fantástico da rede Globo tem incentivado a população brasileira a deixar o sedentarismo e adotar uma melhor qualidade de vida. O quadro Medida Certa já fez com que milhões de pessoas aderissem a mudanças de hábitos. Para conquistar essa vitória O quadro do programa Fantástico acompanhou a rotina dos apresentadores Zeca Camargo e Renata Ceribelli durante três meses. No período de 90 dias os apresentadores teriam que mudar seus hábitos, reprogramar o corpo e inserir atividade física em suas atividades diárias, para emagrecer e entrar no peso ideal. Os dois tiveram acompanhamento de uma nutricionista, um cardiologista e um preparador físico. No percorrer dos três meses os jornalistas passaram por diversas atividades diferentes, corrida, academia, atividades ao ar livre, dança, trilha, natação, canoagem, corda, entre outros.
Em entrevista a Revista Corpore o apresentador Zeca Camargo, de 48 anos diz que não foi fácil aceitar participação no quadro, “Sabia que a exposição seria grande, não é fácil expor exames de saúde e subir em uma balança perante o país inteiro, mas aceitei porque achei importante para mim e para o público aderir a mudanças de hábitos”, afirma. Zeca conta que por muitas vezes teve vontade de desistir, “Só não desisti porque tinha um compromisso com o público e com o quadro “Na Medida Certa”.
Zeca fala de todas as dificuldades que passou para se adaptar aos exercícios físicos e a reeducação alimentar. “Fazer exercícios e mudar os hábitos alimentares é muito chato no inicio. Eu sentia dores no corpo e vontade de comer as guloseimas que estava acostumado, mas em vez disso passei a ingerir grãos e fibras, o que antes eu considerava como ração, mas hoje vejo que foi muito bom para minha saúde, os benefícios foram inúmeros”. O treinador Márcio Atalla que acompanhou Zeca durante o período do programa diz que o corpo demora a se adaptar às mudanças. Márcio afirma que o corpo de Zeca era eficiente em armazenar gordura e que para mudar esse quadro o organismo demora três meses para se adaptar. “Foi necessário esse período para que o corpo de Zeca deixasse de armazenar e passasse a gastar a gordura acumulada”, explica.
O apresentador afirmou que passou a gostar da prática de atividades físicas em París, semana em que estava de férias. “Não foi por causa do cenário que percebi a mudança de comportamento, mas sim porque vi que a atividade física não atrapalhava em nada minha viagem, pelo contrário me sentia muito mais disposto para aproveitar a viagem”. Hoje o jornalista pratica exercícios físicos regularmente e esse hábito eliminou todos os riscos para a saúde do apresentador. Zeca afirma que para aderir a essa prática é necessário que a pessoa sinta prazer durante com o exercício. “É preciso achar uma atividade que se goste até que o corpo descubra qual é a melhor atividade física. Eu pratiquei várias modalidades até descobrir que a corrida ao ar livre me proporcionava prazer, tanto que em minhas tentativas tentei recorrer à esteira, mas odiei ao ponto de cair dela”, declara.
A vida nos grandes centros urbanos com a sua automatização progressiva, além de induzir o indivíduo a gastar menos energia, geralmente impõe grandes dificuldades para ele encontrar tempo e locais disponíveis para a prática das atividades físicas espontâneas. A própria falta de segurança urbana acaba sendo um obstáculo para quem pretende fazer atividades físicas. Diante dessas limitações, tornar-se ativo pode ser uma tarefa mais difícil, porém não de todo impossível. As alternativas disponíveis muitas vezes estão ao alcance do cidadão, porém passam despercebidas. Aumentar o gasto calórico semanal pode se tornar possível, simplesmente reagindo aos confortos da vida moderna. Subir dois ou três andares de escada ao chegar em casa ou no trabalho, dispensar o interfone e o controle remoto, estacionar o automóvel intencionalmente num local mais distante, dispensar a escada rolante no shopping – Center, são algumas alternativas que podem compor uma mudança de hábitos.
Atalla atenta para o fato de que todos podem mudar de hábitos e aderir a uma vida mais saudável. “Essa história de que falta tempo e dinheiro são desculpas para continuar no sedentarismo, pois praticar atividades físicas por um período mínimo de 30 minutos diariamente, contínuos ou acumulados, é a dose suficiente para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida. Atividade física moderada pode ser conseguida de várias formas. As pessoas podem selecionar atividades que gostam e encaixam no seu dia-a-dia. Uma vez que a quantidade de atividade física é função da duração, intensidade e freqüência, a mesma quantidade pode se obtida tanto em sessões maiores de atividade de intensidade moderada, como caminhada forte, assim como em sessões mais curtas de atividades mais vigorosas,como correr. Quando a saúde é prioridade há necessidade de encontrar um tempo, e dinheiro não é desculpa porque ninguém paga para caminhar na rua ou em um parque”, conclui.
Exemplos de quantidades moderadas de atividade física:
- Lavar carro e encerar por 45-60 minutos.
- Lavar janelas ou chão por 45-60 minutos.
- Jogar vôlei por 45 minutos.
- Jogar futebol por 30-45 minutos.
- Caminhar 2 km em 30 minutos.
- Pedalar 8 km em 30 minutos.
- Dançar por 30 minutos.
- Praticar hidroginástica aeróbica por 30 minutos.
- Nadar por 20 minutos.
- Jogar basquete por 15-20 minutos.
- Pedalar 6,5 km em 15 minutos.
- Pular corda por 15 minutos.
- Subir escada por 15 minutos.
A intenção do quadro era alertar o telespectador quando a necessidade de implantar a atividade física como uma atividade obrigatória na vida, além de mostrar que a mudança no hábito alimentar e na rotina, só tem a dar uma melhor expectativa de vida para qualquer cidadão. A adesão do público a uma vida mais saudável tem sido acompanhada na mídia pelas caminhadas promovidas em varias cidades pelo quadro do Programa na Medida Certa. Milhares de pessoas têm acompanhado os jornalistas Zeca Camargo e Renata Ceribelli nas caminhadas. Em Curitiba o evento reuniu cerca de cinco mil pessoas, mas as constatações não foram boas. Constatou-se que 57% das mulheres e 70% dos homens estavam acima do peso. A circunferência abdominal, que nos homens deve ficar abaixo de 102 centímetros, e nas mulheres abaixo de 88 centímetros, também preocupou 16% deles e 35% delas estavam acima dessas medidas.
A atividade física regular pode melhorar a saúde das seguintes formas:
- Reduz o risco de morrer prematuramente
- Reduz o risco de morrer de doença cardiovascular.
- Diminui o risco de desenvolver diabetes.
- Reduz o risco de desenvolver pressão alta.
- Ajuda a diminuir a pressão sanguínea.
- Reduz o risco de desenvolver câncer de colón.
- Diminui os sentimentos de ansiedade e depressão.
- Ajuda a controlar o peso corporal.
- Ajuda a manter ossos, músculos e articulações saudáveis.
- Ajuda idosos a ficarem mais fortes e mais capazes de mover se cair
- Promove o bem-estar psicológico.
E então, vamos praticar atividades físicas e viver melhor?
Confira os resultados das mudanças de hábitos dos apresentadores Zeca Camargo e Renata Ceribelli
Renata Ceribelli |
Zeca Camargo |
Peso inicial: 80,3 kgPeso final: 74,4 kg (perdeu 9,5 kg de gordura e ganhou 3,6 kg de massa muscular)Circunferência abdominal inicial:96,5 cm
Circunferência abdominal final:82,7 cm. |
Peso inicial: 111,4kgPeso final: 104 kg (perdeu 12,29kg de gordura e ganhou 4,9 kg de massa muscular)
Circunferência abdominal inicial:110,3 cmCircunferência abdominal final: 99 cm |