Beleza e Estética

Profissionalismo no cuidado da saúde dos seus pés

Nem todas as pessoas cuidam dos seus pés com o carinho que eles realmente merecem

profissionalismo-no-cuidado-da-saude-dos-seus-pes+clini-pe

Nem todas as pessoas cuidam dos seus pés com o carinho que eles realmente merecem. Embora sejam uma das partes do corpo que mais acumulam tensão, pois passam o dia todo carregando peso, eles ainda enfrentam vários desafios: longas caminhadas, corridas, horas em pé, sapatos apertados ou inadequados, entre outros.  O resultado disso nem sempre é agradável: depois de algum tempo, aparecem os desconfortos, como unha encravada, calos, pele ressecada, joanete proeminente e, para piorar, as dores. Para tratar todas essas doenças dos pés e também para deixá-los mais bonitos e saudáveis, nasceu um novo conceito: a podologia. A Clini-Pé é uma das empresas pioneiras no Paraná que vem se destacando há 25 anos no atendimento e desenvolvimento de serviços diferenciados nesta área.

Criada em 1987, a rede conta com unidades em Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu, Maringá e Cascavel, atendendo a um público que se preocupa em manter a saúde dos pés em dia. Além de ser uma das pioneiras, é também a maior rede de podologia existente no Paraná.

“Há oito anos trato dos meus pés aqui na clínica, porque tenho a segurança de profissionais especializados, que fazem os procedimentos com delicadeza e cuidado”, afirma a artista plástica e fotógrafa Christina Araujo, de 64 anos, que no verão faz a assepsia dos pés a cada 15 dias e já tratou várias unhas encravadas, sem dor. “Procuro estar sempre em dia com a saúde, e os pés fazem parte deste contexto”, acentua.

 

Cuidados essenciais

Hoje, a podologia representa um conceito avançado em terapia, tratando as consequências das agressões que os pés sofrem diariamente, tanto pela aquisição de hábitos errados (uso de calçados inadequados, meias sintéticas, higiene incorreta, automedicação, entre outros), bem como fatores congênitos ou hereditários (afecções e diabetes, por exemplo). As doenças mais comuns dos pés são: unha encravada, onicomicose (micose), verruga plantar (conhecida popularmente como olho de peixe), tinea pedis (frieira), ressecamento, fissuras e bromidrose (conhecida como chulé).

Para a correção das unhas, evitando que voltem a encravar, a Clini-Pé utiliza órteses, fibras com memória molecular que tracionam a unha impedindo-a de encravar novamente. “As órteses colocadas na unha abrem as pregas ungueais (dobras duras da pele), permitindo com que as unhas cresçam na posição adequada para não voltarem a encravar”, explica Uânia Hauly, empresária e técnica em podologia. Principalmente para pessoas diabéticas e idosas, ela recomenda a assepsia dos pés pelo menos uma vez por mês com um especialista, assim como alternar os sapatos e usar meias de algodão para evitar o aparecimento ou agravamento de calosidades e micoses. “É muito comum as pessoas contraírem fungos e bactérias na areia da praia ou piscinas, por isso, todo cuidado é pouco”, acrescenta. Além dos procedimentos para higiene e saúde dos pés, a Clini-Pé também oferece produtos como palmilhas, calcanheiras, produtos específicos para joanetes, medicamentos para o ressecamento da pele e fortalecimento das unhas, entre outros.

Como os pés compreendem uma área de terminação dos feixes de energia que passam por todos os órgãos do corpo, conforme a medicina oriental, a Clini-Pé vai implantar também a massagem nos pés, chamada de reflexoterapia, que estimula terminações nervosas em pontos específicos dos pés, proporcionando relaxamento e equilíbrio de todo o corpo do paciente.

+ Saiba mais