Atividade Física

Biocross: É pura adrenalina!

Nova modalidade de treino intenso e personalizado garante aos praticantes um corpo forte e saudável

biocross-e-pura-adrenalina+biofitness

Se você deseja um condicionamento físico de fazer inveja, quer emagrecer e está disposto a fazer um treino com muita adrenalina e grandes desafios, o momento é esse. Uma nova modalidade de atividade física, que já conquistou muitos adeptos em 2013, continuará sendo, este ano, a coqueluche no mundo fitness. Trata-se do crossfit, um treino intervalado de alta intensidade que dura de 20 a 60 minutos. São exercícios intensos e rápidos, alternados com pequenos intervalos de descanso.

A curta duração do treino e os resultados que aparecem em pouco tempo são os maiores atrativos da modalidade, inspirada no método de treinamento físico dos fuzileiros americanos. Em pouco tempo, ela ganhou popularidade nos Estados Unidos e chegou ao Brasil, invadindo academias e estúdios de todo o país. Em Curitiba, na Biofitness Personal Studio, a modalidade ganhou o nome de Biocross. Os profissionais que ensinam o método foram treinados em Las Vegas e Miami, trazendo o que existe de mais atual no circuito.

“O Biocross é uma proposta moderna, baseada em exercícios de alta intensidade, com elementos das novas tendências do fitness mundial, entre elas o treinamento funcional, o bootcamp e, principalmente, o crossfit. O diferencial do Biocross é sua aplicação ao treinamento personalizado. As atividades apresentam variabilidade e são realizadas em barras fixas, argolas, obstáculos e em suspensão, com elementos da musculação, ginástica, lutas e outras modalidades esportivas”, explica Julimar Luiz Pereira, professor do Departamento de Educação Física da UFPR, doutor em Educação Física e consultor técnico da Biofitness.

As aulas são estruturadas e desenvolvidas individualmente, conforme o condicionamento e disponibilidade do aluno, respeitando suas capacidades e objetivos e sempre priorizando a saúde e aptidão física. “Em função da sua prescrição individualizada, acompanhada por profissionais altamente qualificados, a nova atividade pode ser realizada praticamente por todas as pessoas”, avisa Cibele Aparecida Storoz, formada em Educação Física com pós-graduação em Personal Trainer e responsável pela Biofitness.

 

Equipamentos e objetivos do Biocross

Nas aulas de Biocross, além dos equipamentos tradicionais da musculação, são utilizados: medicine ball (bola com peso, usada para diversos exercícios), cordas (para trabalho de escalada, além de fortalecimento de tronco, core e braços), corda para pular, argolas, pneus (para exercícios com diversas variações), kettlebell (peso), paredão de ultrapassagem e fita de treinamento suspenso e barras fixas.

As aulas na Biofitness duram em média uma hora e meia. O circuito mais intenso tem entre 15 e 20 minutos, de acordo com as condições do aluno. Essa modalidade visa desenvolver as dez capacidades físicas do indivíduo – força, resistência muscular e cardiovascular, potência, flexibilidade, agilidade, velocidade, coordenação, precisão, equilíbrio e vigor (eficiência metabólica) – e potencializar o gasto energético. “Como a percepção de esforço varia de pessoa para pessoa, qualquer praticante que não tenha restrições médicas, como problemas cardiovasculares e articulares, pode participar, pois as atividades e cargas são adaptadas individualmente”, reforça a professora de Educação Física Elizabeth Ferreira de Souza, com qualificação pela Caution CrossFit/Miami/EUA e pela TRX International, uma das responsáveis pelas aulas de Biocross no Biofitness.

Venha conhecer essa nova modalidade orientada por profissionais habilitados e exercite-se sem riscos e com resultados surpreendentes.

+ Saiba mais