Ontem era doença! Hoje é saúde
O sedentarismo deve ser combatido com a atividade física e alimentação regulada, dando um fim nas doenças da pesada
A medicina não consegue combater os temidos inimigos da nossa saúde só com comprimidos. Hoje, suar a camisa é parte central no tratamento da maioria dos males. Ficar sem se movimentar é um enorme risco: a cama mata. Se você achou a frase forte demais, acredite, ela tem um motivo. |Basta olharmos a lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) com os problemas com maior número de vítimas para compreendermos sua seriedade. Este vasto ranking poderia ser amenizado, controlado ou prevenido por meio de atividade física em conjunto com uma dieta saudável.
A revista científica The Journal of Physiology publicou um artigo sobre a hipótese de o sedentarismo ser, por si só, encarado como uma doença. Mas o bom é que ele tem cura: doses regulares de exercício físico dão conta do recado. “Se nós, médicos, recomendássemos mais desse medicamento natural, prescreveríamos menos drogas para contornar vários transtornos e ainda contribuiríamos para uma melhora na qualidade de vida das pessoas”, argumenta Dr. Marco Aranha, responsável pelo Napes – Núcleo Avançado de Performance, Estética e Saúde. Uma coisa é certa: até os 25 anos temos o corpo que recebemos. Depois, temos o que merecemos. Quer saber como começar? Então conheça a história do empresário Victor Correa, de 23 anos.
Em seis meses, 30 kg a menos
A primeira tentativa de Victor para emagrecer foi a colocação de um balão intragástrico. A recuperação não foi fácil e o empresário até conseguiu emagrecer, só que em pouco tempo voltou a engordar. A vida agitada no trabalho, aliada a nenhuma atividade física e uma alimentação inadequada, foram seus principais inimigos. Porém, Victor não deixou que isso o derrubasse e optou por dar um novo rumo a sua vida.
“Adicionei o acompanhamento médico e profissional ao meu desejo de emagrecer. Desde o início, a equipe entendeu a minha realidade de que em alguns dias eu ia sair da rotina para comer e curtir com os amigos e família, e em vez de me proibirem ou criticarem, eles entenderam a situação e montaram um plano perfeitamente adequado à minha rotina”, conta Victor.
Depois de uma consulta criteriosa e de uma bateria de exames, foi elaborada uma dieta personalizada para o empresário e um treino de musculação específico para o seu melhor rendimento. “Comecei treinando três vezes por semana e seguindo uma dieta especifica. Depois de um tempo, peguei gosto pela musculação e, hoje, faço cinco vezes por semana. Com a alimentação saudável, ganhei mais disposição e aprendi a comer. E, o que é mais incrível, consegui parar de fumar, pois a falta de fôlego e a dificuldade para respirar atrapalhavam muito o meu rendimento, então abri mão disso para ganhar saúde”, comemora Victor.
Outro ponto importante que o ajudou foi se sentir à vontade no ambiente de treino. “A diferença do Napes é que lá o pessoal realmente gosta de fazer exercício, além de ser um lugar extremamente agradável e com ar familiar. Não fiquei com vergonha de me exercitar, mesmo estando acima do peso. É como se fosse um colégio, onde todos são amigos e, ao mesmo tempo, treinam com disciplina”, afirma.
Para completar a dieta do jovem, foram receitados suplementos e um tratamento médico para potencializar a ativação do metabolismo. O resultado foi uma redução de 30 kg em apenas seis meses. “A mudança foi muito grande. Hoje não tenho mais dor no pé devido ao excesso de peso, meu sono melhorou, ganhei mais motivação, disposição e vontade de manter uma vida cada vez mais saudável. Sem contar a parte financeira, pois com a dieta recomendada pelo doutor, hoje gasto 50% menos em alimentação. Ganhei uma vida nova, estou sempre bem humorado e isso é essencial também para o meu desempenho no trabalho. Estou muito satisfeito e não troco essa vida por nada”, garante Victor.
Um centro especializado em saúde
Reunir em um mesmo local uma clínica médica e um ambiente para o bem-estar foi o objetivo do Dr. Marco Aranha. No espaço, é possível encontrar todos os profissionais e recursos necessários para que o paciente se sinta mais estimulado. O intuito é oferecer um centro de treinamento completo, focado no aumento da performance, na transformação da gordura em músculos, no aumento do gasto calórico e na ativação do metabolismo. “Somos voltados para a qualidade de vida e o controle adequado de dietas para emagrecimento, aceleração de metabolismo, condicionamento de atletas, idosos ou pessoas que buscam o aumento da performance, com um acompanhamento da saúde diferenciado”, explica Dr. Marco.
Além do tratamento médico com orientação nutricional e hormonal, o espaço disponibiliza estrutura de laboratório, avaliação cardiológica com eletro e ecocardiograma e oferece uma área para a prática de exercícios aeróbicos, musculação e relaxamento. A equipe é completa, com médicos, personal trainers e enfermeiros. Os tratamentos são personalizados de acordo com as necessidades, para que se busque em primeiro lugar a saúde e o bem-estar.
Foi assim que o advogado Ciro Ceccatto, de 53 anos, alcançou uma saúde invejável. “Sempre tive uma vida ativa, pratico surfe até hoje e também faço rédeas (modalidade que avalia as habilidades do cavaleiro em conduzir o cavalo). Só que, quando comecei a frequentar o Napes, por indicação de um primo que praticava luta, alinhei também a parte da alimentação, pois uma coisa não funciona bem sem a outra. A alimentação correta qualifica melhor para uma prática esportiva constante. O conjunto da clínica torna-se prazeroso, pois conseguimos nos manter bem alimentados, bem monitorados e realizando exercícios de forma correta, sem lesões e sem fadiga”, revela Ciro.
Segundo ele, esta proposta de tratamento dá todas as condições necessárias para que a pessoa alcance a qualidade de vida plena. “Já frequento há quatro anos e desde então tenho tirado bons frutos. Aos 53 anos, posso praticar qualquer atividade física, pois meu corpo e minha saúde estão fortalecidos para isso. Graças ao acompanhamento e orientação, e também à minha disciplina, conquistei uma rotina saudável, balanceada e bem orientada. Tudo isso tem um reflexo imediato em todas as minhas relações sociais e profissionais, pois estou sempre bem disposto. Minha família tem um bom exemplo em casa”, brinca o advogado.
O bom exemplo começa pelo médico
Não são apenas os pacientes que entram na linha, mas também toda a família do Dr. Aranha. Sua esposa, Cris Lemos, é um exemplo de que o treinamento, a força de vontade e a preocupação com a saúde levam a pessoa para o caminho do bem-estar. “Com o meu marido, reaprendi a cuidar do corpo, a me alimentar corretamente e ter prazer em fazer exercício físico. Hoje, lá em casa, seguimos uma dieta que visa a qualidade de vida, com muitas frutas, legumes, carnes magras, entre outros alimentos saudáveis e ricos em nutrientes. Afinal, cerca de 80% do resultado do tratamento está na boa alimentação. E o bacana é que Marco também segue as recomendações que dá para os pacientes. Malhamos todos os dias porque gostamos, não é uma obrigação”, destaca Cris.
Dr. Marco Aranha afirma que, como médico, sempre lutou para ter um estilo de vida saudável e, como atleta, sempre buscou aumentar sua performance. Segundo ele, não importa a idade, o peso, o estado físico ou as doenças que os pacientes apresentam, a fórmula é a mesma. “Tudo começa pela conscientização, pela ativação do metabolismo, pela escolha dos alimentos, pelos ajustes suplementares e vitamínicos e pela regulação das taxas hormonais. Sem esquecer o principal: acompanhamento e incentivo constante de uma equipe focada em melhorar a qualidade de vida das pessoas”.
Muita gente acaba se acostumando a levar uma vida sedentária, com uma alimentação baseada em alimentos gordurosos. “É preciso mudar esse quadro. O sedentarismo deve ser comparado a uma doença, não importa se o paciente tem 140 kg, é um idoso ou um jovem atleta, todos podem alcançar seus objetivos, encontrar a saúde ativando o metabolismo e conquistar um novo estilo de vida. Para isso, basta procurar orientação supervisionada que ajude a realizar mudanças de atitude, em busca de um resultado para o resto da vida”, aconselha o médico.
“100% focado no treinamento”
É assim que o empresário Tobias Duarte de Mello e Silva, de 29 anos, define a sua dedicação para o treinamento recomendado pelo Dr. Aranha. “Sempre lutei jiu-jítsu, só que acabei ficando um ano parado. Então, em abril de 2012 comecei a me sentir desconfortável, pois sabia que estava acima do peso. Alguns amigos comentaram sobre esse tratamento e resolvi procurar o núcleo. Cheguei lá com 15% de gordura corporal e 84 kg. Minha alimentação estava totalmente errada. Para dar uma ideia, eu pegava uma lata de leite condensado de madrugada e ‘mandava ver’”, lembra Tobias.
A dieta teve o objetivo de perder peso e gordura. A parte do fortalecimento muscular também foi orientada com este objetivo. “Segui à risca o que o doutor me passou, sem pular nenhuma etapa. Quando cheguei aos 78 kg, ele mudou o meu treino, a dieta e a suplementação. Comecei a consumir uma quantidade maior de carboidratos, pois o objetivo então era fazer com que eu ganhasse massa muscular. Hoje estou com apenas 4% de gordura corporal e completamente satisfeito com o patamar que alcancei”, comemora o empresário.
Ele nos conta um dos mecanismos que o incentivou muito a continuar. “Toda semana eu tirava uma foto do meu corpo para avaliar a mudança. Foi assim que percebi a enorme diferença desde que entrei no Napes. Isso me faz ter ainda mais confiança na equipe. Eles não prometem resultados milagrosos, mas sim completamente atingíveis. Todo mês ele pede um exame de sangue para avaliarmos se não estamos extrapolando”.
Os 55 minutos que dedica todos os dias da semana para a musculação são 100% aproveitados. “É preciso ter foco durante o treino, mas este tempo gasto dentro da academia é fácil; o que faz diferença são as horas que passamos longe. A perseverança deve ser constante. Hoje posso dizer que estou completamente saudável e satisfeito. Tudo ficou muito mais fácil e me sinto muito mais disposto”, relata Tobias.
Se você acha que a dieta é a parte mais difícil, Tobias garante que não. “Posso ir a todos os restaurantes da cidade, inclusive a uma churrascaria, sem sair da dieta. É só ir adequando os alimentos e escolhendo os mais naturais”, dá a dica. Hábitos saudáveis, aos poucos, podem transformar o metabolismo em um incinerador de energia. E, ao enxugar só 5% do peso, o organismo já fica menos propenso a sofrer de uma série de males.
Bateu o entusiasmo e já está se preparando para uma rotina de novos hábitos? Ótimo, mas atenção: a presença de um profissional de Educação Física durante o aprendizado das posturas é importantíssima, pois movimentos mal realizados podem gerar torções que impactam joelhos, tornozelos e coluna. A falta de orientação e o exagero são as principais causas de problemas na realização de exercícios que, por parecerem simples, induzem à falta de cuidado.
Fazer uma atividade física ajuda a tratar os fatores de risco que mais matam:
- Tabagismo;
- Hiperglicemia;
- Alta pressão arterial;
- Sobrepeso e obesidade;
- Altos índices de colesterol;
- Consumo de álcool.
Poucos minutossão suficientes para alegrar seu dia
Alguns minutos extra de prática esportiva podem ser o suficiente para aumentar a nossa satisfação com a vida em momentos estressantes. Essa foi a conclusão de um estudo da Universidade Penn State, nos Estados Unidos. Voluntários que se exercitaram um pouco mais do que o habitual relataram maior contentamento. Segundo os pesquisadores, isso se deve ao impacto da atividade física na autoestima, no humor e na saúde mental.