Atividade Física

Saúde Personalizada

Cuidado na avaliação e na condução da atividade física traz saúde e vitalidade

saude-personalizada+alberto-castelli

Exercitar o corpo não significa apenas conquistar formas perfeitas, esta atividade tem múltiplas funções: emagrecer, aumentar a massa muscular e melhorar o condicionamento físico.  As pessoas são diferentes e, por isso, precisam de exercícios diferentes. O personal trainer Alberto Castelli explica que cada necessidade e ritmo precisam ser levados em consideração para montar o treino ideal. Mas de uma coisa ele tem convicção: a saúde está sempre em primeiro lugar. “Existe a linha do fitness que busca a performance e a linha wellness que foca na promoção da saúde. O meu foco está exatamente na promoção da saúde dos meus alunos”.

O alongamento tem o seu momento garantido nos treinos e é uma das atividades mais importantes, pois melhora a flexibilidade, o alívio de dores e traz relaxamento e disposição em qualquer idade. “Procuro sempre diversificar, uso bastante a bola, faço o alongamento ativo e também o passivo, eu realmente alongo o aluno”, detalha o personal. Esse cuidado evita lesões e minimiza dores que podem aparecer no pós-treino, além de melhorar a perfomance. “A musculação leva a uma rigidez maior do músculo, no alongamento vamos trabalhar o inverso, relaxar essa musculatura”, explica.

Exercícios direcionados

Avaliações físicas periódicas direcionam o trabalho de Castelli. Elas trazem dados importantes, como frequência cardíaca, pressão arterial, aptidão com o exercício, teste de força e flexibilidade. Resultados que são levados em conta na hora de preparar os treinos.

Quem confirma é o casal Francisco e Lígia Machado. “O médico me recomendava exercício com peso, mas toda vez que ia à academia voltava toda estourada, tentava de novo e era a mesma coisa, até que eu encontrei o Alberto. Ele faz a avaliação e realmente segue aquilo, trabalha onde existe o problema”, diz Lígia, que está com 61 anos e é professora aposentada.

O marido, com 67 anos, faz Tai Chi Chuan diariamente, uma arte marcial chinesa conhecida também como uma forma de meditação em movimento. Porém, percebeu que precisava trabalhar também os músculos. “Minha filha faz medicina e me aconselhou que era importante para dar apoio aos ossos. Me adaptei rápido, até as camisas começaram a não servir”, brinca sobre o fato dos braços estarem mais fortes. Para Lígia, o Alberto “é o personal da saúde”.

A professora de informática Josy Galvão, de 47 anos, é amante dos esportes. Pratica trekking – um esporte constituído de provas onde se percorrem trilhas pré-estabelecidas, escalada e adora pedalar. “Sempre fiz os exercícios sozinha e era tranquilo quando tinha 18 anos. Agora preciso trabalhar a força muscular, ter uma disciplina maior e ser rigorosa com os exercícios”, diz.

Há um ano Josy procurou Alberto para se preparar para os novos desafios. O próximo da lista é escalar o Dedo de Deus, localizado na Serra dos Órgãos, perto de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. “Vou quando estiver pronta, estou me preparando fisicamente com o Alberto. Ele sabe qual músculo devo trabalhar para atingir meu objetivo”, conta.

+ Saiba mais