Atividade Física

Saúde e beleza de mãos dadas

Incluir a atividade física na agenda é o primeiro passo para ficar com o corpo, a mente e a alma saudáveis

saude-e-beleza+curves

Mexer o corpinho é uma atitude que faz bem, e muito bem. Você ganha saúde e, de quebra, consegue manter as curvas em dia, os músculos firmes e a disposição lá em cima. Quem busca um corpo esbelto, ganha vitalidade; quem se preocupa com a saúde, vê os benefícios com o corpo mais esguio, enxuto e com menos gordurinhas localizadas. Ou seja, todo mundo ganha quando coloca a prática de exercícios na rotina.

“Eu sempre fui adepta da atividade física, me faz bem. Às vezes, quando chego à academia estou cansada, mas depois saio melhor do que entrei, em termos de disposição”. A declaração é da médica dermatologista Dra. Vera Cristina Schnitzler Moure, de 49 anos. Com uma rotina de trabalho corrida, ela optou pelos 30 minutos de atividades oferecidos pela Curves para manter a saúde e o corpo em dia. “Meu trabalho exige muito e é estressante, por isso vou sempre ao final do dia para ajudar a dar uma relaxada”.

Dra. Vera lembra que sempre praticou atividades físicas, mas tendo como foco o trabalho aeróbico. Com o tempo, ela percebeu que isso não era mais suficiente. “Depois de uma certa idade, precisamos de um pouco mais de fortalecimento muscular. Como sempre fiz o trabalho aeróbico e não gosto de coisa muito parada, optei pelo sistema dinâmico da Curves. É rápido e faço aeróbico e fortalecimento sem ser muito monótono, é mais animado do que numa musculação convencional”, avalia.

A psicóloga Patrícia Shiroma, de 35 anos, também tem uma vida corrida, dividida entre o consultório e a família. Porém, encontrou na proposta da Curves o que precisava para voltar à forma, um circuito especial de atividades desenvolvido em 30 minutos. “Eu entrei com a proposta de emagrecer. Depois que tive meu filho, não consegui mais perder os quilos que sobraram. Como ele cresceu um pouquinho, quis voltar para a academia. Meus horários são ajustados e a Curves me atraiu pelo esquema de ser meia hora e só para mulheres. Entrei em março e já perdi 5 quilos”, comemora.

Além do peso, Patrícia está muito satisfeita com a perda do percentual de gordura do corpo. “Fiquei muito contente com o resultado, isso me fez pensar mais na minha saúde do que na própria estética. A dermatologista Dra. Vera também aponta que os resultados são visíveis: “o que senti mais foi fortalecimento de braço e coxa, perdi peso no começo e as medidas diminuíram”.

 

Saúde em primeiro lugar

A médica Dra. Ana Paula Teixeira, de 39 anos, encontrou na Curves o caminho para fazer as pazes com a disposição. “A minha opção principal foi pela melhoria da qualidade de vida, pela saúde mesmo. Estava sedentária há uns quatro anos e optei pela Curves pela localização, por ser só de mulheres, pela otimização do tempo e qualidade da aparelhagem”, afirma.

Há um ano ela incorporou os exercícios à rotina, vai três vezes por semana à Curves e já perdeu 17 quilos. “Fez muita diferença na minha vida. Perdi peso e consegui recuperar a parte muscular. Tenho dois filhos e vi bastante resultado na definição da musculatura. Meu objetivo principal era saúde, mas junto melhorei a estética”.

Para Dra. Ana Paula, os exercícios físicos são essenciais na vida de qualquer pessoa que queira se manter saudável. “Tem que ser ativo, o sedentário aumenta os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares”. Por experiência própria, a médica garante que a prática de atividades físicas ajuda a vencer a rotina pesada de trabalho. “Minha produtividade melhorou muito. Faço plantões, por exemplo, de 36 horas. Antes, eu saía exausta, hoje saio só cansada”.
“Um corpo saudável leva a uma mente sã, e vice-versa. Não adianta só cuidar da cabeça e não cuidar do corpo, um é consequência do outro. Pensando no corpo, pensa-se na cabeça, está tudo muito ligado”, define a psicóloga Patrícia. Como médica, a dermatologista Dra. Vera Schnitzler também orienta a prática de exercícios como um caminho da longevidade e da beleza. “Muitos buscam tratamentos corporais para celulite e flacidez e a atividade física, assim como a alimentação, faz parte do tratamento. Por isso, sempre defendi como médica, a prática de exercícios, para se ter uma melhora geral. Além disso, se você pensar em termos de bem-estar, tanto emocionalmente quanto fisicamente, isso se refletirá até na pele”.
E, como ensina Patrícia, reflete também no nosso astral. “Há uma melhora do conceito que você tem de si mesma. Você se enxerga diferente, se sente mais fortalecida por fazer a atividade física e ver os resultados. Com isso, há uma melhora no seu autoconceito, não é só a estética. Ali é um lugar para conversar e para pensar no nosso próprio bem-estar”.
Ela mesma lembra que sentia dores por permanecer muito tempo sentada e hoje deu adeus a esse desconforto. “Me ajudou bastante, já estava sentindo dores nas costas e formigamento nos pés. E com a atividade física senti uma melhora muito grande. Parece até uma mágica, acho que estava faltando isso. Hoje sento na minha cadeirinha e não sinto mais dor. Por isso sempre priorizo meu horário de ir para a Curves, é um tempinho individual, do qual não abro mão”, conclui.
+ Saiba mais