Matemática do coração
Tratamento ensina a fazer o gerenciamento do estresse; tudo começa na batida do seu coração
Estresse. Atire a primeira pedra quem nunca sofreu com esse mal da vida moderna. Na correria do dia a dia vamos acumulando o temido estresse, nosso coração entra em descompasso e nosso sistema nervoso também perde o ritmo do corpo saudável. Mas da mesma forma que tratamos doenças, também podemos gerenciar esse mal. E, acredite, tudo começa com uma boa e tranquila respiração.
Fisioterapeuta e doutorando na área, Dr. Afonso Salgado aponta que há instrumentos que possibilitam uma aferição matemática do nível de estresse no organismo. É feito um eletrocardiograma com o paciente em repouso e depois com ele em pé. Os resultados geram um estudo matemático das ondas vindas dos batimentos cardíacos. “Não é nada subjetivo, mas matemático. Os americanos descobriram que pela variabilidade cardíaca, ou seja, pela forma como o coração bate, é possível saber se uma pessoa está saudável ou não”, destaca.
Dr. Salgado explica que nosso sistema nervoso funciona em dois ramos: o simpático e o parasimpático. O primeiro é o que acelera, aquele que faz com que o nosso coração bata mais rápido diante de um susto, de uma surpresa. “Essa é uma defesa do organismo, mas quando a pessoa está estressada, essa defesa fica ‘ligada’ direto, e é isso que destrói a qualidade de vida dela”, completa.
Já o sistema parasimpático é o responsável por controlar todos os nossos órgãos e funções vitais. De acordo com o fisioterapeuta, a pessoa estressada vai ter o sistema simpático alto e o parasimpático baixo. “Como consequência, ela não vai dormir bem, o estômago pode não funcionar direito e outras funções do organismo também podem ser afetadas”, relata.
O segredo é colocar os dois sistemas em sintonia. Nesse caminho, o tratamento ensina a controlar o estresse com o auxílio de um equipamento de biofeedback. “Treinamos a variabilidade cardíaca com o paciente durante cinco a oito semanas. A respiração é o que mais regula essa variabilidade e, com ela, a pessoa aprende a eliminar o estresse e, principalmente, a treinar o seu sistema nervoso autônomo”, explica Dr. Salgado.
Com o coração batendo em uma coerência cardíaca, o corpo responde com harmonia, sem dores, com sono de qualidade e imunidade em dia.
Microfisioterapia:o caminho do equilíbrio
Em busca da qualidade de vida, a clínica Salgado Saúde tem tratamentos que revolucionam a vida das pessoas. A dona de casa Carmen Rodrigues Botini, de 47 anos, diz que, literalmente, sua vida tem um ‘antes e depois’ do tratamento pela microfisioterapia. “Estava muito ruim mesmo, sem ânimo ou esperança. Uma amiga me falou do tratamento e resolvi procurar”, recorda.
Gaúcha de Santa Maria, ela já não tinha mais vontade de fazer nada. O marido Rubens e os filhos Rafaela e Vinícius bem que tentavam, mas nada trazia de volta a Carmen que conheciam. Até que ela passou pela primeira sessão e tudo começou a se transformar. “Era a minha última esperança, eu olhava no espelho e não me reconhecia, mas também não reagia. No mesmo dia da consulta já comecei a me sentir ótima, a dormir um pouco melhor. Tomei alguns suplementos e já consegui emagrecer”, salienta. O marido faz coro às melhoras e garante: “ela virou outra pessoa a olhos vistos por toda a família”.
Com a saúde retomada, Carmen deixou de lado os remédios e viu seu corpo voltar a funcionar. “Retomei minha vida, o que não estava conseguindo fazer sozinha. Hoje sou o que era antes, só falta perder 10 quilos”, brinca bem humorada.
+ Saiba mais