Imagem renovada
Procedimentos minimamente invasivos renovam a aperência
Como nos ensinam as estratégias de marketing, todo produto necessita de uma boa embalagem. Portanto, a boa aparência, um corpo em forma e uma pele bem cuidada funcionam como um cartão de visitas. Além disso, uma imagem bonita e saudável é mais uma ferramenta no dia-a-dia profissional, pois, como dizem os profissionais desta área, “a boa impressão é a que fica”. Ninguém melhor do que a apresentadora de TV Rosy Buzinaro para afirmar que cuidados pessoais elevam a auto-estima e melhoram a imagem. Acostumada a apresentar matérias sobre beleza, moda, tendências e o que há de mais atual no mundo da estética em seu programa Casual, veiculado na TVA (canal 2), NET (canal 5) e no portal Central de TV, que tem grande audiência no Brasil, Angola, Portugal e China, Rosy resolveu dar um tempo para si e cuidar da beleza pessoal.
A apresentadora buscou o que existe de mais moderno em tratamentos para suavizar rugas de expressão, de maneira rápida e eficaz e, o que é mais original, diante das câmeras fez sua primeira sessão do tratamento. Isso mesmo: a apresentadora fez aplicação de toxina botulínica tipo A e preenchimento facial no consultório, e apresentou em seu programa de TV todo o procedimento. “Embora eu seja bem resolvida com a minha idade, chega um momento em que a gente precisa se cuidar melhor, deixando a auto-estima em alta”, afirma a apresentadora, que também é uma renomada cabeleireira e ministra cursos na área. Segundo ela, com a idade, a mulher adquire novos valores e passa a ter cuidados especiais consigo mesma. “Nós, mulheres, nos doamos até os 40 anos aos filhos, e quando eles crescem sentimos a necessidade de doar, mas o primeiro passo é doar para si, se amar, se cuidar. É preciso estar bem para se fazer o bem”, enfatiza. Rosy só não fez o tratamento antes porque tinha medo. “Após a consulta, tirei todas as dúvidas e decidi. Em três sessões, apliquei a toxina botulínica e fiz preenchimentos, suavizando a expressão e ficando com aspecto bem natural, principalmente entre as sobrancelhas (glabela) e ao redor dos lábios (“código de barras” e “bigode chinês”)”. relata Rosi. Ela explica que tinha rugas muito profundas entre as sobrancelhas, que lhe davam um ar sisudo e cansado, e que precisou associar os dois procedimentos para ter resultado. “Atingi meus objetivos: uma aparência mais suave e jovial. Além de, praticamente, não sentir dor, tive no médico a competência e a segurança necessárias para me tratar”, acrescenta.
Solução contra a ação do tempo
Todo mundo sabe que são vários os fatores que favorecem o envelhecimento da pele: muita exposição ao sol, fumo, poluição, alimentação inadequada, estresse, entre outros. No entanto, mesmo usando protetor solar e tomando alguns cuidados essenciais, a pele da face está destinada a envelhecer antes do restante do corpo, tanto pela enorme quantidade de movimentos que faz (rugas de expressão), quanto pela total exposição e ação progressiva inerente ao próprio organismo. É nesse momento que as pessoas buscam a solução contra o envelhecimento, como fez a apresentadora Rosy Buzinaro. Mas, como o assunto é sério, muitas dúvidas surgem e todas precisam ser totalmente esclarecidas para evitar arrependimentos no futuro.
Atualmente, são tantas as opções de tratamento facial e cuidados com o rosto que até mesmo as pessoas bem informadas acabam se confundindo com as técnicas disponíveis e suas respectivas indicações. Por outro lado, nem sempre há a preocupação em esclarecer estas dúvidas de forma simples e compreensível. “Ainda existe uma certa confusão entre os efeitos da toxina botulínica e o preenchimento facial, por isso é fundamental que o profissional explique para a paciente qual o tratamento mais indicado para o seu caso, eventuais contra-indicações, e quais os resultados que obterá com as técnicas utilizadas, não criando falsas expectativas”, explica o médico Álvaro Henrique Pansini Gonçalves, que tem formação e treinamento na área e é especialista em Nutrologia – Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Nutrologia
.
Entendendo o envelhecimento da face
O processo de envelhecimento da pele pode ser dividido em envelhecimento intrínseco e envelhecimento extrínseco. O envelhecimento intrínseco é aquele previsível, natural, que ocorre de forma mais lenta e gradual. É comum a todos os órgãos do corpo e inerente ao próprio organismo. Já o envelhecimento extrínseco é aquele provocado e influenciado pelos fatores externos. Ocorre de forma mais intensa nas regiões do corpo constantemente expostas, como rosto, pescoço, colo, braços e mãos. Ele engrossa a pele e é responsável pelo surgimento de rugas, manchas e até de alguns tipos de câncer.
Assim, o envelhecimento gera dois tipos de rugas, as dinâmicas e as estáticas. As rugas dinâmicas são aquelas causadas pela ação dos músculos faciais, visíveis somente com o rosto em movimento (quando rimos, choramos ou fazemos alguma expressão, por exemplo). Como conseqüência destas freqüentes contrações, com o passar do tempo surgem as linhas de expressão na testa, ao redor dos olhos (“pés-de-galinha”), vincos entre as sobrancelhas e em volta dos lábios. Estas são as rugas dinâmicas, conhecidas como rugas de expressão.
As estáticas são aquelas rugas geralmente mais profundas e permanentes, pois são visíveis mesmo com o rosto em repouso. Elas definitivamente já marcaram a pele, deixando a aparência com um ar sisudo e cansado. São decorrentes do envelhecimento intrínseco em combinação com a ação de agentes externos (exposição ao sol, vento, fumo, poluição), mas também podem ser uma evolução das rugas dinâmicas não tratadas, que pioram e se acentuam com o passar do tempo. Estes diferentes tipos de rugas requerem diferentes tipos de tratamento, que também podem ser preventivos e combinados, oferecendo aos pacientes resultados mais globais e harmônicos para toda a face. “Foi o que aconteceu com a Rosy, que precisou associar os dois procedimentos para obter um resultado natural e harmonioso”, comenta o médico Álvaro Pansini.
Resultados harmônicos
Diferente do que muitos acreditam, a toxina botulínica e o preenchimento são procedimentos totalmente diferentes. A toxina botulínica é aplicada após o uso de um anestésico tópico, com uma agulha muito fina, nos locais mais afetados pela expressão facial, portanto não é responsável por conferir volume ou preencher lábios. Ela atua relaxando os músculos e é indicado para tratar as rugas dinâmicas, aquelas ao redor dos olhos, no meio da testa, entre as sobrancelhas (glabela), ao redor dos lábios (“código de barras”), entre outros. Estes tratamentos podem ser utilizados nos lábios, porém com finalidades diferentes. A toxina botulínica tipo A é indicada para acabar com aquelas ruguinhas que contornam a boca e insistem em aparecer quando fazemos “biquinho”. Nesse caso, o produto é aplicado na região do buço, bem próximo aos lábios. “No preenchimento, as substâncias são aplicadas para definição ou aumento labial, dependendo do material, ou técnica utilizada” destaca Pansini.
As substâncias são injetadas com o objetivo de preencher as rugas estáticas e marcas profundas, remodelar formas e contornos do rosto ou ainda para repor volume em áreas alteradas pelo envelhecimento. Para isso, são usadas substâncias como ácido hialurônico e colágeno (duração de 6 meses a 1 ano), injetadas através de agulha, já o metacrilato (PMMA, Metacryl) é aplicado por uma seringa, através de uma microcânula (um tipo de agulha sem ponta), e tem efeito duradouro. Para a realização destes procedimentos se faz necessário o uso de anestésico tópico ou local, de acordo com a região. “Estes produtos são biocompatíveis, mas algumas destas substâncias exigem teste alérgico”, adverte o médico, que estudou na Escola de Medicina Souza Marques-RJ MEC, Universidade John F. Kennedy – ARG e Universidad Hebrea Argentina Bar Ilan.
Os dois tratamentos podem ser complementares e costumam apresentar resultados bastante satisfatórios, pois o paciente revitaliza seu rosto de forma harmoniosa. No entanto, acentua Álvaro Pansini, “pacientes que apresentarem contra-indicações deverão ser conscientizados do seu problema. O bom senso do profissional é tão importante quanto manter o aspecto natural dos volumes e das linhas de expressão de cada indivíduo”.
Dr. Álvaro alerta ainda a necessidade das pessoas em prevenirem o envelhecimento, criando hábitos de vida saudáveis, sem vícios e com uma nutrição balanceada e equilibrada.
+ Saiba mais