Beleza e Estética

Redução sem cortes

Com o Ultrashape é possível perder em média 2cm na circunferência corporal por sessão, sem dor ou desconforto

reducao-sem-cortes+pieta
Homens e mulheres que sempre sonharam em perder aquelas gordurinhas indesejáveis, mas que relutam ou não têm condições de se submeter a uma lipoaspiração, agora contam com um aparelho de ultra-som que, em uma única sessão, diminui medidas e remodela o corpo. Trata-se da tecnologia Ultrashape, que utiliza ondas ultra-sônicas para eliminar gordura localizada, preservando inalterados os tecidos adjacentes e restaurando o contorno corporal com segurança e efetividade, sem a necessidade de cirurgia. Estas ondas criam um efeito mecânico nos tecidos, de forma que as membranas das células de gordura se rompam e sejam metabolizadas pelo fígado.
O tratamento completo, cujo efeito estético é semelhante ao da lipoaspiração, é guiado por uma tecnologia de monitoramento e orientação em tempo real, de última geração, que garante uma cobertura homogênea da área tratada. “Além disso, as membranas dos adipócitos são destruídas sem prejuízo dos tecidos vizinhos, tais como vasos sangüíneos e nervos periféricos”, explica a cirurgiã plástica Ruth Graf, da Clínica Pietà, em Curitiba, completando que o tratamento é indolor. De acordo com a especialista, o Ultrashape também incorpora um dispositivo especial de segurança que define claramente a área de tratamento e impede que haja dois disparos numa mesma região ou o tratamento fora da área pré-determinada. “As principais propriedades da tecnologia, responsáveis pela eficácia e segurança do tratamento, são o modo pulsado da energia, o fato do ultra-som ser focalizado e a sua capacidade de promover um efeito mecânico seletivo”, acentua a médica.
A advogada Elizabete Aparecida Pereira, de 34 anos, percebeu que tinha engordado pouco antes de uma viagem programada para a Bahia. “Minhas calças e shorts não serviam mais e eu só estava usando vestidos com cinta para não me sentir tão desconfortável”, conta. Foi quando ficou sabendo do tratamento com o Ultrashape. “Fiz uma consulta e um mês antes da viagem fiz as aplicações no abdômen e flancos, tendo dito para as amigas que faria uma lipo que não era lipo para ficar em forma para a viagem”, acrescenta. O resultado do tratamento foi além de suas expectativas. Estimulada pela perda de medidas nas regiões tratadas (8cm em duas sessões), Elizabete passou a ter uma alimentação balanceada e emagreceu 9 kg. “O Ultrashape foi fantástico, pois consegui esse resultado sem fazer academia, que detesto, e passando do manequim 44 para o 38”, comemora.
O tratamento com ondas é indicado para pacientes saudáveis com depósito de gordura localizada no abdômen, flancos e culotes. O procedimento pode ser realizado em consultório, sem a necessidade de cirurgia e sem nenhum tipo de anestesia. “No entanto, o equipamento deve ser operado por médicos ou outros profissionais da área de saúde, como fisioterapeutas ou enfermeiras, sempre sob supervisão especializada”, adverte a cirurgiã.
As principais contra-indicações do tratamento, de acordo com Ruth Graf, são para pessoas obesas, gestantes e lactantes, usuários de implante eletromagnético, portadores de hepatite ou outra doença hepática, que apresentam alterações no sistema imunológico ou inflamatório, portadores de dermatite ou hérnia na área de tratamento e pacientes com quelóides, cicatrizes hipertróficas ou deprimidas na área a ser tratada.
Entendendo a técnica
Aproximadamente 85% do volume das nossas células de gordura são formadas por triglicérides. Quando as células de gordura liberam essas substâncias, elas são enzimaticamente transformadas em ácidos graxos livres e glicerol, que são transportados para o fígado ou para outras células, onde entram novamente nas vias metabólicas como fontes de energia. Em outras palavras, os ácidos graxos liberados da célula adiposa tratada com o Ultrashape são processados pelas vias naturais de transporte da gordura. Para que  a gordura não fique acumulada no fígado ou retorne aos outros adipócitos, recomenda-se que, após o tratamento, o paciente faça uma dieta com baixos teores de gordura e carboidratos e mais proteínas, tome muita água e pratique exercícios físicos, a fim de que a gordura seja consumida em forma de energia. Para ajudar na eliminação, costuma-se realizar ainda massagens e drenagens linfáticas que estimulam a circulação, a desintoxicação e a melhora do metabolismo.
“Há depuração gradual de triglicérides durante a primeira semana de tratamento, quando ocorre a maior parte da redução da circunferência tratada”, acrescenta a médica, ao explicar que a remoção da gordura é realizada por processos fisiológicos, do sistema linfático, venoso e imunológico. A quantidade de gordura eliminada com o Ultrashape depende, entre outros fatores, do tamanho da área afetada, assim como do tipo de gordura tratada e da capacidade metabólica individual de cada organismo. Não é possível determinar o volume exato de gordura eliminada.
Segurança comprovada
O ultra-som é uma tecnologia segura, usada há mais de três décadas. A única diferença entre o ultra-som diagnóstico e o Ultrashape é a diferença na freqüência e na potência. No Ultrashape elas são menores do que os usados na LECO (Litotripsia Extra Corpórea), portanto não há razão para  danos em longo prazo. Os testes clínicos iniciais da nova tecnologia foram realizados em Israel, com pacientes submetidos a abdominoplastia (cirurgia plástica de abdome). O estudo monitorou a segurança e efetividade do tratamento e incluiu avaliação histológica de todos os tecidos extirpados durante a cirurgia, comprovando claramente que o tratamento destrói somente células adiposas, deixando vasos sangüíneos, tecidos conjuntivos, nervos e a epiderme intactos.
A eficácia na remodelação do contorno corporal foi testada em um estudo que incluiu cinco diferentes clínicas localizadas nos EUA, Reino Unido e Japão. Cento e trinta e sete voluntários foram submetidos a uma única sessão de Ultrashape, em áreas que incluíram o abdome, flancos e culotes. Os pacientes foram acompanhados por 12 semanas. Em média, foi observada uma redução de 2cm na circunferência corporal após essa única sessão. A maioria dos efeitos foi mensurável nas primeiras três semanas e persistiu nas 12 semanas seguintes. O estudo clínico foi publicado no renomado Journal  Plastic and Reconstructive Surgery, e ainda continuam sendo realizados. “Após a primeira aplicação de Ultrashape perdi 2,5cm na parte inferior do abdômen acabando de vez com uma gordura localizada que me constrangia”, afirma a estudante Greice Kelly Magalhães de Queiroz, de 21 anos. “A diferença foi incrível, tanto que as pessoas notaram, fazendo elogios à minha boa forma”, acrescenta a jovem.
Segurança e eficácia do tratamento Tecnologia do Ultrashape (Ultra-som Focalizado)
A energia ultra-sônica é emitida somente no alvo, enquanto os tecidos adjacentes permanecem intactos
Modo Pulsado
A energia é emitida em pulso, controlando, assim, a elevação da temperatura do tecido
Efeito Mecânico
A ruptura da célula é baseada na suscetibilidade da pressão da onda
+ Saiba mais