Em harmonia consigo mesmo
Cirurgias de nariz e orelha corrigem problemas e melhoram a autoestima
Não importa a idade, autoestima é sinônimo de estar bem, ter saúde e sentir-se feliz consigo mesmo.
O sentimento, claro, é individual; cada um deve buscar este “estar bem”. E conseguir ter uma autoestima elevada todos os dias é o que as pessoas mais buscam, principalmente quando a questão é estética. Nesse sentido, a harmonia do rosto, nariz e orelhas é fundamental.
A pequena Alice Moreira, de 8 anos, não usava os cabelos presos de jeito nenhum. As orelhas de abano a incomodavam muito e já eram motivos de piadas na escola. A mãe, Guiomar Ambrozewicz, conta que os amiguinhos faziam brincadeiras de mau gosto com ela, o que a deixava infeliz. “Nós queremos ver nossos filhos felizes. Se eles estão tristes, nós também ficamos. Há alguns anos nós já havíamos notado as orelhas grandes, mas Alice não se incomodava, por isso relutou em fazer a cirurgia. No ano passado ela mudou de ideia, quis acabar com esse complexo, e nós ficamos muito felizes, porque ela passou a se sentir muito bem”, destaca a mãe. Para mostrar a satisfação, Alice fez questão de prender os cabelos e mostrar na escola que não há nada de errado com as suas orelhas.
As cirurgias de orelha podem ser feitas a partir dos seis anos, pois nesta idade o tamanho já é próximo à orelha de adulto. A correção precoce evita as piadas e brincadeiras tão comuns nas escolas. Por desinformação ou dificuldades financeiras, muitos corrigem apenas na fase adulta. “A orelha de abano não é apenas um problema estético, muitas vezes pode se tornar um trauma e pode fazer a criança não querer ir mais para a escola”, a lerta o otorrinolaringologista Dr. Maurício Buschle. O médico recomenda a otoplastia como solução definitiva para o problema. O procedimento é simples, principalmente quando se faz em crianças, e a cicatriz é quase invisível e fica atrás da orelha, de acordo com o otorrinolaringologista do Hospital Iguaçu.
Nariz sem problemas
A rinoplastia é a cirurgia que corrige o nariz torto, podendo ainda diminuí-lo ou afiná-lo. Se, além disso, a pessoa tiver algum comprometimento na respiração, causado por desvio de septo, por exemplo, a cirurgia facial resolve os dois problemas de uma só vez. O procedimento pode ser feito por um otorrinolaringologista, que está preparado e é o indicado para atuar nos problemas funcionais deste órgão. O advogado Fernando Schumak Mello, de 22 anos, há cinco procurou o otorrino para resolver o desvio de septo e aproveitou a cirurgia para melhorar a estética. “Ficou ótimo e muito natural. Respiro bem melhor agora. Além disso, passei a me sentir mais confiante, com a autoestima lá em cima”, destaca.
Dr. Maurício ressalta que a idade mais indicada para se fazer a rinoplastia é depois dos 15 anos, mas que é possível antecipar a cirurgia em casos especiais, como acidentes ou problemas respiratórios graves.
Um nariz torto ou muito grande ou a orelha em evidência podem acabar com a harmonia do rosto e com a autoestima. A rinoplastia (cirurgia de nariz) e a otoplastia (cirurgia de orelha) corrigem as imperfeições funcionais desses órgãos. Esses procedimentos, além de deixarem as pessoas mais saudáveis e bonitas, melhoram os aspectos psicológicos e também contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Cirurgias corretivascom especialistas
Problemas relativos ao ouvido, ao nariz e seios paranasais e à garganta (faringe e laringe) são tratados pela otorrinolaringologia. Entre os mais comuns estão, para o ouvido, infecções, perda da audição e a otoplastia; para o nariz, cirurgias funcionais de respiração e estéticas; para a garganta, faringite, laringite e cirurgias de amídala e adenoide, além dos tratamentos de ronco com aparelhos nasais, bucais ou cirurgias. Além disso, as alergias respiratórias como rinite e sinusite e também a labirintite são tratadas por esses especialistas.
+ Saiba mais