Varizes mais que uma questão estética
Doença que acomete as veias pode evoluir para trombose venosa profunda e embolia pulmonar
Elas começam como pequenos riscos vermelhos na perna – as conhecidas varicoses –, que incomodam muito as mulheres, principalmente pela parte estética. Mas tratar as varizes vai muito além da beleza, é imprescindível para manter a saúde em dia. Quem ressalta essa informação é o angiologista e cirurgião vascular Flavio Dantas Canário.
Ele explica que as varizes são provocadas pela dilatação das veias, sendo consideradas uma doença dos vasos sanguíneos. O caminho do sangue é sair do coração pelas artérias, irrigando todo o corpo, e retornar a ele pelas veias. A primeira etapa é fácil – afinal, “para baixo todo santo ajuda” –, mas na hora de subir pelo corpo, é preciso um esforço extra. Quando as veias se dilatam, o sangue passa a refluir e fica parado dentro delas. Isto provoca mais dilatação e mais refluxo. Está instalado o quadro que leva ao aparecimento das varizes.
Várias são as causas para o aparecimento dessa doença, que atinge quatro vezes mais mulheres do que homens. Dentre elas destacam-se hereditariedade, gestação, ganho de peso, uso de anticoncepcional e reposição hormonal. “Elas evoluem desde varicoses até varizes maiores, causando dores, edema dos membros inferiores e prejudicando a parte estética”, enumera o cirurgião.
Mas ninguém está fadado a permanecer com esses “mapas” de linhas vermelhas pelas pernas. Muitos são os tratamentos, indicados conforme o caso de cada paciente. Dr. Flavio Dantas destaca que a escleroterapia – aplicação de medicamentos para secar as varicoses – é o primeiro deles. “O procedimentoe pode ser medicamentoso ou por espuma. Além disso, há também o tratamento a laser. Mas o tratamento convencional tem maior sucesso que o laser”, compara.
Quando o problema se agrava e as varizes ultrapassam os seis milímetros de calibre, é hora de buscar outros recursos. “Nesses casos, há indicação de minicirurgia ou cirurgia. Analisamos as varizes com o fleboscópio ou com o doppler para ver como estão. Em casos mais graves, é feita a retirada da safena e das veias perfurantes”, explica.
Essas veias maiores, quando não tratadas, são perigosas para a saúde. “Elas podem levar desde à formação de coágulos até à trombose venosa profunda e embolia pulmonar. Por isso, é muito importante procurar um médico quando as varizes começam a aparecer, por menores que sejam. O angiologista é o especialista capacitado para avaliar o quadro”, orienta.
Dr. Flavio Dantas diz ainda que, apesar de o lado estético não ser o principal, ele é um forte fator em nosso país, principalmente pela nossa cultura de deixar as pernas de fora com as altas temperaturas. E brinca com as mulheres: “Se você não nota as varizes, elas notam”. Independentemente da motivação para buscar tratamento, o fato é que varizes e varicoses precisam ser tratadas, para deixar as mulheres ainda mais belas e saudáveis.
Sintomas das varizes
- Presença de veias azuladas e muito visíveis abaixo da pele;
- Agrupamentos de finos vasos avermelhados que alguns pacientes chamam de “pequenos rios e seus afluentes”;
- Queimação nas pernas e planta dos pés;
- Inchação, especialmente nos tornozelos ao final do dia;
- Prurido ou coceira;
- Cansaço ou sensação de fadiga nas pernas;
- Sensação de peso nas pernas;
- “Pernas inquietas”;
- Câimbras.