Angiologia / Vascular

Varizes: Livre-se delas antes do verão

Tratamento a laser endovenoso (EVTL) permite tratar as varizes de forma rápida e segura, sem sofrimento e sem deixar marcas na pele

varizes-livre-se-delas-antes-do-verao+angiocentro

Poder vestir shorts, vestidos e saias que evidenciam as pernas é o que toda mulher deseja quando chega a estação mais quente do ano. Por que, então, esperar chegar o verão e correr o risco de não poder usar nada disso, muito menos aquele biquíni novo sem se esconder atrás da canga? Para quem ainda não tomou uma providência contra as varizes, varicozes ou os temidos vasinhos, por medo de sentir dor, ou pelo tempo de recuperação e até mesmo pelo custo excessivo, pode agora ficar mais tranquila. Os avanços tecnológicos permitem um tratamento rápido e seguro, um desses exemplos é o laser endovenoso (EVLT), que está cada vez mais acessível, é praticamente indolor e permite que o paciente volte andando no mesmo dia para casa.

O EVLT (Endovenous Laser Treatment, em inglês) é um dos tratamentos mais modernos para varizes, sendo utilizado nos Estados Unidos desde 1998. “Este laser consiste na introdução de uma microfibra óptica no interior da veia doente, guiada por Eco Doppler, sem a necessidade de incisões e sem sangramentos ou lesões nos tecidos adjacentes, o que permite um procedimento mais seguro, com retorno rápido às atividades normais e um aspecto estético renovado”, explica o especialista em cirurgia vascular e endovascular, Dr. Cristiano Schmitt, um dos médicos pioneiros do tratamento no Brasil e que é responsável pelo Angiocentro Curitiba – Centro de Cirurgia Vascular de Curitiba, que atua há 10 anos em cirurgias de varizes e com mais de 2.000 casos utilizando a tecnologia EVLT.

Para a realização deste procedimento, o especialista opta sempre pelo conforto e a segurança de uma estrutura hospitalar, em meia internação.

Classes de varizes e tratamentos disponíveis

As varizes são veias que se dilatam e ficam incapazes de realizar sua função, atrapalhando as veias ao redor e piorando a drenagem dos membros inferiores, pois uma quantidade de sangue que deveria retornar ao coração acaba se acumulando nos membros inferiores – o que pode causar dores, edema, úlceras venosas, tromboses e flebites. Elas são divididas em classes clínicas (CEAP) que variam de 0 a 6, sendo 0 sem a presença de varizes, classe 1 com varicoses, 2 com varizes maiores, 3 com varizes e edemas e de 4 a 6 com lesões de pele associadas. O endolaser é indicado para pacientes que possuem varizes a partir de 2 mm de diâmetro (classe 2). “Em alguns casos, a úlcera venosa (classe 6), desencadeada por varizes, também é tratada com laser”, esclarece o especialista. A classe 5 se refere às feridas cicatrizadas.

O tratamento de varicoses e varizes vai desde a mudança de hábitos, uso de meias de compressão elástica, auxílio de medicação flebotônica, injeção de microespuma ecoguiada realizada em consultório, o laser transdérmico (YAG), até os tratamentos cirúrgicos, como o laser endovenoso (EVLT). “Para facilitar o diagnóstico do paciente e a indicação do tratamento mais adequado ao seu caso, já na primeira consulta é possível realizar uma ecografia e definir qual será o procedimento”, afirma Dr. Cristiano Schmitt, que entre outras sociedades internacionais e nacionais é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e da Society for Vascular Surgery, uma das mais importantes dos EUA.

“O paciente entra no hospital de manhã e sai no final da tarde para dormir em casa, tirando os curativos no dia seguinte.”
-comenta Dr. Cristiano Schmitt
+ Saiba mais