É hora de prestar atenção nas suas pernas
Se você percebeu que alguns vasinhos ou varizes voltaram, este é o momento ideal para consultar um médico
Durante o verão você desfilou muitos dias com as pernas de fora e também teve mais tempo para observá-las. Se durante este check-list você notou que alguns vasinhos ou varizes aumentaram ou que estão mais dilatados, essa é a hora para procurar um médico e amenizar os problemas que causam esse desconforto. Afinal, o cuidado com a prevenção deve ser o caminho escolhido para evitar uma possível doença no sistema circulatório.
Muitas pessoas não procuram tratamento por desconhecimento da doença e do seu quadro clínico. “O ideal é sempre prestar atenção nas mudanças do corpo. Sintomas de qualquer doença, quando notados no início, têm mais chance de sucesso no tratamento. Acontece o mesmo com as varizes”, afirma o cirurgião geral Dr. Augusto Sampaio, da AngioClin – Vein Center. O médico salienta que é extremamente necessária uma avaliação clínica e ecográfica para classificar e estabelecer prioridades de tratamento.
Identificando a doença
Dr. Sampaio explica que a doença se divide em dois grupos:
1 – Apresenta pequenos vasinhos vermelhos e algumas veias verdes não salientes, mas a pele ainda está com uma boa aparência. Fazer uma consulta e uma ecografia das safenas pode esclarecer se o problema é, principalmente, estético. “Neste caso você trata se quiser, sabendo que se não tratar vai piorando lentamente”, alerta o cirurgião geral.
2 – Apresenta varizes mais grossas e salientes, às vezes, já tem um inchaço na perna ou a pele na região da canela está ficando meio acastanhada. Esta paciente, muito provavelmente, precisa de tratamento.
O cirurgião alerta que não devemos nos deixar enganar pela dor, pois muita gente saudável tem dores nas pernas apenas porque fica muito em pé, está acima do peso, é sedentária ou tem alterações hormonais. “Estas pessoas não precisam de cirurgia, mas sim mudar os hábitos de vida, tomar algum medicamento ou usar uma meia elástica medicinal”.
Por outro lado, muitos casos de varizes sérias não doem e, por isso, a pessoa acha que o problema não existe. Hoje, muitos casos podem ser tratados com anestesia local, com um menor repouso. “Até a safena quando é tratada com o Endolaser (método que oclui a veia pela energia do laser sem precisar de remoção cirúrgica), permite voltar mais rapidamente às atividades”, esclarece.
Dr. Augusto Sampaio, que atende mulheres no Brasil e também na Europa, considera as brasileiras cuidadosas e exigentes, porém, abandonam o tratamento com frequência. É preciso consciência. “Para ter um melhor resultado, é necessário tratar as varizes precocemente e integralmente, fazendo tratamentos menos agressivos, para que elas usufruam das pernas como fazem as europeias, que são mais dedicadas”, conclui o especialista.
+ Saiba mais