Odontologia

Reabilitação Oral

Saiba como é possivel resgatar a auto-estima e voltar a sorrir novamente sem restrições

reabilitacao-oral+tema-da-semana+30-setembro-2013_

Todo mundo quer um sorriso perfeito. Porém para muitos, resgatar a beleza e funcionalidade dos dentes é uma das únicas formas de recuperar a autoestima e voltar a sorrir novamente sem restrições.

Na maioria dos casos o tratamento requer o planejamento multidisciplinar, chamado de reabilitação oral, em que mais de uma área da odontologia é envolvida e podendo ser desenvolvida por apenas um profissional ou, em alguns casos, por diversos especialistas, visando realizar os tratamentos necessários para reabilitar a saúde e estética bucal do paciente.

1º passo – Análise

Segundo a cirurgiã-dentista Dra. Adriane Paglia, especialista em Dentística Restauradora, para que um tratamento dentário seja completo e eficiente o primeiro passo é avaliar as condições bucais de cada paciente, através de exame clínico e levantamento radiográfico, para então traçar um planejamento do trabalho odontológico a ser realizado. É neste momento que, muitas vezes, pessoas que buscavam apenas melhorar o aspecto dos dentes descobrem que necessitam de uma reabilitação oral, ou seja, um conjunto de procedimentos que tem por finalidade lhes devolver a saúde bucal, função mastigatória e estética dos dentes, perdidas durante a vida.

De acordo com a Dra. Adriane, a reabilitação oral é necessária principalmente quando o paciente apresenta perda de dentes, perda de DV (dimensão vertical de oclusão), diminuição da salivação e comprometimento estético. “A reabilitação vai colocar dente no lugar que o dente deveria estar, podendo envolver várias especialidades dentro da odontologia, como a ortodontia, periodontia, endodontia, implantodontia, cirurgia ortognática e até a área protética e dentística. Com todo este trabalho iremos devolver a função e estética dos dentes, que nada mais é do que a saúde física e emocional do paciente”, acentua.

2º passo

A cirurgiã-dentista explica que a reabilitação oral começa pelo planejamento realizado através do exame clínico e da real expectativa do paciente, sendo possível até realizar o molde e confecção de um mockup de gesso e/ou resina acrílica de forma a visualizar previamente o resultado.

Diante disso são realizados os trabalhos de base, como a análise das condições e substituição de antigos trabalhos, remoção de novas cáries e/ou tártaro, limpeza e tratamento de canal, extrações de dentes comprometidos e confecção de dentes provisórios. Após isso o trabalho de reabilitação oral pode ser iniciado através de outras especialidades como tratamento periodontal, implantes fixos e até enxertos ósseos (quando necessário).


Etapa final

Na etapa final é trabalhada a parte estética que foi toda planejada anteriormente através da dentística restauradora ou odontologia estética, como é mais conhecida.

“Esta reabilitação final é feita com próteses, facetas, lentes de cerâmica e restaurações em resina ou porcelana. Após todo o tratamento prévio, colocando os dentes na posição correta, é que restauramos a função e estética dos dentes, devolvendo a autoestima e qualidade de vida ao paciente”, complementa.

Os dentes sofrem um grande desgaste durante a vida, e este desgaste é imperceptível ao paciente, já que ocorre muito lentamente. “Desenvolver então o comprimento e a espessura que o dente possuía antes pode resultar em grandes transformações e rejuvenescer a aparência facial de uma pessoa”, ressalta Adriane Paglia, que geralmente associa diversas técnicas e materiais específicos, além de  clareamento nos dentes para deixá-los com mais vida e luminosidade, enfim, com uma aparência mais agradável.

 

 

Tire suas dúvidas 

Tem dúvidas?  A Revista Corpore esclarece para você.  É só você  fazer suas aqui no blog que nós e a dra. Adriane Paglia respondemos a você.

> Caso deseje, deixe seu email que avisaremos assim que sua pergunta for respondida. (o email não será divulgado no portal)
Serviço: Dra. Adriane Paglia – www.adrianepaglia.com