Coloproctologia

Livre das Hemorroidas

Saiba mais sobre as causas, sintomas e novidades no tratamento desse mal

livre-das-hemorroidas+tema-da-semana+11-setembro-2012_

Sangramento, coceira, dor e ardência. Quem convive com as hemorroidas sabe bem o incômodo que elas causam. A doença atinge milhares de pessoas e a estimativa é de que pelo menos metade da população possa sofrer com esse tipo de problema em algum momento da vida, independente de sexo e idade.

Originadas devido à dilatação das veias que ficam na região do ânus, as hemorróidas podem ser comparadas a varizes, e ocorrer interna ou externamente. O problema tem tratamento, que pode ser clínico ou cirúrgico. Conheça os resultados e benefícios obtidos com cada um desses procedimentos.

 

Tratamento clínico

É indicado apenas para alívio dos sintomas, espaçar crises, e evitar o agravamento da doença. Nesse caso, foca-se em mudanças no estilo de vida a fim de suprimir fatores envolvidos na piora da doença. O tratamento pode envolver a indicação de banhos de assento com água morna durante as crises, uso de pomadas e cremes, mudanças na alimentação (que incluem aumento da ingestão de alimentos com fibras), entre outras recomendações, como redução do sedentarismo, por exemplo.

Tratamento cirúrgico

Para quem nunca teve coragem de se submeter à cirurgia tradicional e assim acabar de vez com o problema, o mercado já oferece um procedimento cirúrgico rápido, sem cortes e sem dor. Trata-se da Desarterialização Hemorroidária Transanal guiada por Doppler (THD).A técnica é relativamente nova e tem a mesma proposta da cirurgia convencional: eliminar as hemorróidas. A diferença é que ela dispensa bisturi e dores após o procedimento, já que não há cortes. “É uma intervenção cirúrgica segura que, por ser menos agressiva, permite uma recuperação mais rápida e um retorno precoce às atividades normais”, garante a médica coloproctologista dra. Sonia Time, pioneira na implantação da técnica no estado do Paraná, e primeira especialista da área a realizar o procedimento em Curitiba.Segundo ela, a cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, com anestesia geral, raquianestesia ou peridural. O internamento é de normalmente um dia. Em 48 horas a pessoa pode voltar a dirigir e a andar. O retorno ao trabalho se dá entre 5 e 7 dias após o procedimento.

Causas

Entre as principais causas das hemorroidas estão a irregularidade do hábito intestinal, especialmente esforço evacuatório, obesidade, excesso de esforço físico, intestino preso, gravidez e predisposição familiar. A má alimentação e o sedentarismo agravam o problema.

Sintomas

  • Sangramento: geralmente indolor, durante ou após a evacuação, de coloração vermelho-vivo, que pode gotejar ou ser percebido no papel higiênico;
  • Dor, intensa ou amena;
  • Ardência anal e sensação de ânus úmido;
  • Sensação de coceira;
  • Surgimento de um tecido anormal na borda do ânus na hora de evacuar.


Tire suas dúvidas

Tem dúvidas?  A Revista Corpore esclarece para você.  É só você  fazer suas aqui no blog que a Revista Corpore e a Coloproctologista Dra. Sonia Time respondem a você.

> Caso deseje, deixe seu email que avisaremos assim que sua pergunta for respondida. (o email não será divulgado no portal)

 

Serviço: Dra.Sonia TIme  – www.soniatime.com.br