Distúrbios do sono

Leve seu sono a sério

No tema da semana da Revista Corpore o Dr. Marcello Brasil fala sobre os distúrbios do sono. Sobre ronco e apneia do sono. Eles podem ser tratados através da prótese intra-oral

apneia-do-sono+tema-da-semana+11-outubro-2011_

Dormir bem é mais que fundamental para se ter energia, vitalidade e disposição, pois toda nossa saúde é restaurada e recuperada durante o sono. Mesmo assim algumas pessoas, que mesmo dormindo mais de 8 horas por noite, continuam acordando cansadas, e têm a sensação de que nem chegaram a dormir.  A causa disso muitas vezes pode estar associada à apneia – parada respiratória –  um dos distúrbios do sono mais frequentes.

Além deste distúrbio do sono existem outros bem conhecidos, como bruxismo, síndrome das pernas inquietas, insônia e o sonambulismo. “Problemas com o humor, depressão também são comuns para quem dorme mal, e até a obesidade é uma das consequências, pois é dormindo que produzimos vários hormônios relacionados com a digestão e a sensação de saciedade. O AVC também pode ser causado em consequência de noites mal dormidas”, explica a neurofisiologista Dra. Olga Judith Hernandez Fustes.

A apneia é um a parada respiratória, que acontece várias vezes durante a noite, causada pela obstrução das vias aéreas. Esse distúrbio pode gerar conseqüências para várias partes do corpo. “O paciente pode desenvolver problemas neurológicos, cardiológicos, musculares e hormonais”, relata o cirurgião dentista Marcello Tamura S. Brasil.

A pessoa que sofre de apneia pode apresentar déficit de atenção, sonolência e perda de memória. Além de dificuldades em sair da cama, câimbra, cansaço e raciocínio lento.

Outro risco, é o de ocorrer problemas cardiológicos. Com a parada respiratória o coração não recebe tanto oxigênio quanto deveria e precisa trabalhar mais. “Cardiologicamente, o paciente pode sofrer de taquicardia, arritmias e pressão arterial alta. Se ele tiver uma vida sedentária, fumar e se alimentar mal, são grandes os riscos de sofrer um AVC ou infarto agudo do miocárdio ao acordar”, alerta o Dr. Marcello Brasil. Por isso ele faz um alerta para que todos levem a sério a qualidade do seu sono.

Muitas pessoas que possuem esse distúrbio nem se dão conta. “Mesmo não se recordando de ter acordado várias vezes à noite, a pessoa se sente cansada durante o dia”, explica Dra. Olga. Estimativas apontam que aproximadamente 80% das pessoas que sofrem de apneia não sabem que possuem esse problema. Isso porque o indivíduo nem sempre chega a acordar.

Para saber se a causa das suas noites mal dormidas é mesmo a apneia do sono o paciente deve fazer uma polissonografia.  “O paciente passa a noite realizando um exame que escaneia todas as atividades neurológicas dele enquanto dorme”, explica Dra. Olga.

Se a apneia for comprovada o paciente pode usar uma prótese intraoral que é recomendada para 75% dos pacientes com esse distúrbio. Segundo o Dr. Marcello Brasil a melhoria da prótese é perceptível já nas primeiras noites de uso. “O mecanismo da prótese é simples e de fácil uso e adaptação, o molde é feito na hora e não prejudica a arcada dentária”, afirma. Existem ainda outros tratamentos como o CPAP, uma máscara que insufla ar nos pulmões, o fortalecimento fonoaudiológico e até cirurgias. Para os outros distúrbios é importante a avaliação de um médico especialista.

Dr. Marcello Tamura Brasil – cirurgião dentista, graduado pela  American Academy of Sleep Disorder, nos Estados Unidos, com especialidade na área respiratória, Odontologia do Sono, na (U.B.C) University of British na Columbia, no Canadá, membro da Sociedade Brasileira do Sono (2005) e do corpo clínico do Hospital Vita Batel.

Tem dúvidas? A Revista Corpore esclarece para você. É só você fazer suas aqui no blog que o Dr. Marcello Brasil responde.

> Caso deseje, deixe seu email que avisaremos assim que sua pergunta for respondida. (o email não será divulgado no portal)