Clínica Médica

Você no pique

Tratamento personalizado conforme as carências individuais do paciente, reeducação alimentar e atividade física potencializam a performance de atletas e pessoas comuns

voce-no-pique+marcos-araujo-vilar

Seja você um jovem atleta ou até uma pessoa comum, as palavras de ordem hoje são saúde e qualidade de vida. Para melhorar a performance e manter o pique, independentemente da idade ou do condicionamento físico, o importante é saber primeiro se seu organismo apresenta déficits hormonais, carências nutricionais, se você tem uma alimentação adequada, se está controlando o estresse e se pratica uma atividade física de acordo com suas necessidades.  Para o médico Marcos Vilar Araujo, estes são os requisitos básicos para que o organismo funcione perfeitamente, gerando bem-estar e disposição.

“Trabalho com cinco pilares para alcançar o equilíbrio do organismo de pacientes que buscam saúde, longevidade e uma melhor performance física em suas atividades: a adequação de carências hormonais, o controle nutricional, a suplementação alimentar, o controle do estresse e a atividade física”, salienta.

Segundo o médico, de uns 10 anos para cá os alimentos passaram a conter mais conservantes, acidulantes e outros elementos utilizados para mantê-los saudáveis por mais tempo. A ingestão dessas substâncias promove uma alteração chamada estresse oxidativo, ou seja, excesso de radicais livres que gera um processo inflamatório no organismo. “Para controlar esse processo e conseguir um equilíbrio funcional, só a alimentação é muito pouco. Antigamente, nossos avós comiam bem e tinham uma boa saúde; hoje, você pode comer bem e não ter necessariamente uma boa saúde, em função da qualidade dos alimentos, do estresse da vida moderna, entre outros fatores. Daí a importância de uma suplementação adequada, que retarde a degeneração das células”, completa o médico.

 

Resultados surpreendentes

Para o empresário Igor Gentil Nery, de 56 anos, o futuro da medicina está neste tipo de tratamento. “Depois de realizar vários exames e descobrir quais eram as minhas reais necessidades, iniciei o tratamento para suprir todas as minhas carências, e isso me devolveu o pique de forma fantástica. Hoje me sinto como se tivesse 28 anos de idade”, comemora o paciente, que perdeu peso através da reeducação alimentar e passou a praticar atividade física regularmente. “O meu objetivo inicial era perder peso, mas depois dos exames entendi que uma suplementação era necessária. Estou muito mais disposto para o trabalho e até o desempenho sexual melhorou, estou com outro pique! Iniciei o tratamento há 90 dias e já estou nesse ritmo há dois meses”, ressalta.

Os benefícios do tratamento foram também notados pela atleta, personal trainer e campeã de fisiculturismo Rosângela de Souza Leocádio, de 38 anos, que já praticava uma alimentação balanceada e treino físico adequado às suas atividades. “Busquei acompanhamento para um melhor controle da saúde e para adequar o que estava fora do eixo, conforme os exames. A resposta foi uma melhor performance, mais disposição e vitalidade por meio de uma suplementação alimentar orientada e natural”, acentua a atleta, que possui vários títulos importantes no fisiculturismo, como Campeã Brasileira (2014), Campeã Sul-Americana (2014) e atual Campeã do Mrs. Universo, realizado em outubro de 2014.

Na primeira consulta, o médico faz um exame clínico, anamnese e a bioimpedância do paciente e solicita uma série de exames laboratoriais e, se necessário, de imagem. A partir de então, estabelece um tratamento com a adequação hormonal, se for o caso, bem como com a suplementação nutricional incluindo vitaminas, minerais e/ou aminoácidos, sempre acompanhadas de orientação para uma alimentação mais saudável e atividade física regular.

“A maioria dos pacientes com pouco tempo de tratamento dormem melhor, sentem-se mais dispostos e animados para executar suas atividades, melhoram de humor, enfim, melhoram muito sua saúde física e, principalmente, emocional”, finaliza Dr. Marcos Vilar Araujo.

+ Saiba mais