Vibromassagem
Técnica realinha as fibras musculares,alivia a enxaqueca e põe fim às dores corporais
Ao longo de toda a vida, nosso corpo é submetido a pressões, estresse, movimentos repetitivos, choques físicos, acidentes e traumas. Em algum momento, tudo isso vai desencadear dores. Quem já não sofreu com dores nas costas, enxaquecas, distensões, e torcicolos? Para piorar, com o tempo adquirimos postura inadequadas provocando desequilibro que desalinham nossas fibras musculares, comprometendo os movimentos, gerando sintomas diferentes em cada pessoa – como é o caso da enxaqueca, causada por um desequilíbrio muscular e ósseo.
“Durante cinco anos sofri de enxaqueca, com dores diárias e constantes. Consultei vários médicos, tomei todo tipo de medicamento e fiz até tomografia computadorizada para tentar resolver o problema, sem nenhum resultado. No entanto, depois da primeira sessão de vibromassagem senti que a dor foi abreviada”, desabafa a comerciante Edna Fedalto Bora, de 35 anos, depois de quatro sessões do tratamento. “Hoje sou outra pessoa: a irritabilidade que comprometia minha convivência com outras pessoas acabou”, comemora a paciente, que hoje, raramente tem dores de cabeça.
“Tratamos a enxaqueca utilizando o realinhamento de fibras musculares e a quiropraxia, terapia craniossacral que visa restabelecer o fluxo normal das informações neurológicas através da liberação muscular e da normalização dos movimentos articulares”, explica Aguida Gerimias, com formação em quiropraxia, massagem neurológia e realinhamento muscular, responsável pelo IBTM – Instituto Brasileiro de Terapias Manuais Viver Sem Dor.
A vibromassagem promove a liberação miofascial e o realinhamento das fibras musculares de todo o corpo, através de movimentos circulares feitos com um massageador fixo a mão.
Juliane Engelhardt, 32 anos, bailarina do Corpo de Baile do Teatro Guaíra, trabalha com o corpo sete horas por dia e está sempre exposta a lesões, torções e bursites. “Durante anos sofri com as consequências do balé, pois a fisioterapia e outros tratamentos alternativos nem sempre amenizavam a dor e resolviam meu problema”, revela a bailarina com 24 anos de profissão. “Em meados do ano passado torci o pé esquerdo dançando e fiz uma lesão de ligamento que causava muita dor, prejudicando meu trabalho. Fiz uma consulta, iniciei o tratamento com a vibromassagem e em uma semana meu pé estava normal”, conta ela, que já tratou com a mesma técnica várias bursites, tensão crônica nas costas, distensão na virilha, entre outras lesões. “O interessante é que o método trabalha o corpo como um todo e promove uma reação em cadeia, acelerando o processo de regeneração”, considera.
Indicações
A vibromasagem restaura a função dos ossos, músculos, fáscia, tendões e ligamentos, para que se possa viver sem dor e com liberdade de movimentos. É indicada para pessoas que apresentam: dor nas costas, na coluna, no quadril, no nervo ciático, nas solas dos pés, cefaleia, enxaqueca, distúrbios do sono (como bruxismo e problemas de ATM e DTM), amortecimento e formigamento de pés e mãos, dificuldade de respirar por contratura muscular, hérnia de disco, torcicolo, bursite, tontura, LER/DORT, dor nos joelhos, cãibras e esporão calcâneo.
O Instituto possui um programa de conscientização e prevenção postural acompanhado por um Personal Treiner e promove cursos de vibromassagem para profissionais de diversas áreas, duas vezes ao ano.
+ Saiba mais