Unhas encravadas: Livre-se delas sem dor
Tratamento adequado e fibras com memória molecular evitam que você sofra deste mal
Só quem já teve unha encravada sabe avaliar a dor e o desconforto que esse problema pode causar no dia a dia de uma pessoa. Mas o que fazer para acabar com a dor e evitar que o mal aconteça novamente? A medida mais sensata é procurar uma Clínica de Podologia que tenha em seus quadros podólogas habilitadas e experientes, que tratem a unha encravada com muito cuidado, assepcia e delicadeza para evitar sofrimento ainda maior. Esta é a melhor garantia para quem deseja desencravar uma unha sem piorar a infecção, que pode ser uma porta de entrada para outras doenças.
A onicocriptose é o nome científico que se dá para a chamada unha encravada, que pode ocorrer devido a um canto de unha cortado inadequadamente, causando a infecção, ou então, por causas hereditárias. “Ela pode também ser ocasionada pelo uso de sapato de bico fino e meias grossas que pressionam a pele das bordas ungueais (dobras da pele)”, explica Uânia Hauly, técnica em podologia e responsável pela Clini-Pé. Entretanto, segundo a podóloga, a onicocriptose é facilmente resolvida quando é tratada a tempo, sob a orientação de uma profissional especializada. “A intervenção deve ser praticada com instrumentos rigorosamente afiados, esterilizados e descartáveis, não havendo necessidade de extração da unha. Na maioria dos casos, esta intervenção é indolor e, quando ela acontece, não passa de um pequeno susto”, esclarece a podóloga.
Depois de enfrentar o problema nos dois dedões dos pés, durante alguns invernos, a secretária Roberta Ramos Análio, de 28 anos, finalmente acabou com o sofrimento. “Há 4 anos, minhas unhas dos dedões estavam tão inflamadas que ao consultar um médico ele me recomendou até um procedimento cirúrgico. Assustada, optei logo em procurar uma Clínica de Podologia. A solução para o meu problema veio com o uso de órteses e cuidados especiais”, comemora. Desde então, a jovem só faz a manutenção e assepcia dos pés e está livre deste pesadelo. “Ninguém merece trabalhar de sandália no inverno de Curitiba, sofrendo de dor”, lembra aliviada.
Na Clini-Pé, a podologia serve-se de aparelho de fibra de memória molecular (órtese), que é colocada sobre a unha (lâmina ungueal) perpendicularmente ao eixo da unha, tracionando a sua curvatura. “Sua aplicação é indolor e proporciona excelentes resultados, fazendo com que a lâmina deformada volte a ter seu formato normal, não encravando mais, desde que a unha não seja cortada de forma incorreta novamente”, salienta a podóloga. Os resultados deste procedimento ocorrem normalmente, em um período de três a seis meses, prazo necessário para que aconteça a abertura da lâmina (unha).
Para a prevenção da unha encravada, a Clini-Pé tem à venda dedeiras, tubos recortáveis e outros produtos que auxiliam no tratamento deste problema que aflige tantas pessoas. A executiva Maria Aparecida Bertozzi, de 54 anos, prefere prevenir do que remediar. Há mais de 20 anos ela cuida dos seus pés com ajuda profissional, para evitar que as unhas encravem. “Tenho o formato da unha arredondado e desde que as unhas dos dedinhos começaram a incomodar venho todo mês fazer a assepcia dos pés e o corte como prevenção, para não sofrer. Saio sempre com a sensação de ter pés de anjo”, ressalta.
+ Saiba mais