Uma outra vida
Como as cirurgias para correção estão influenciando positivamente a vida de homens e mulheres
Por questões de saúde ou físicas, as cirurgias para reabilitação funcional têm sido cada vez mais procuradas. Com técnicas avançadas, elas foram desmistificadas e deixaram de ser vistas como um procedimento dolorido e que exige um longo período de recuperação. Ao contrário, elas são rápidas, quase indolores, e em geral permitem retorno às atividades de rotina em cerca de sete dias.
Uma das práticas mais solicitadas no Brasil é a rinoplastia, muito procurada por quem tem como objetivo respirar melhor, dormir bem à noite, ou até mesmo não incomodar a outra pessoa na cama, com o ronco. Mas uma boa parte dos pacientes que já passaram por esse procedimento nem imaginava o quanto sua vida iria mudar depois disso. Para melhor, é claro!
É que além dos benefícios para a saúde física, a rinoplastia permite mudar o formato do nariz, deixando num tamanho mais proporcional ao rosto e, melhor ainda, de forma natural.
Foi o que aconteceu com a estudante Mayra Cândido Ferreira, de 24 anos. Ela procurou a cirurgia porque tinha bastante dificuldade para respirar. “Meu nariz estava sempre trancado”, conta. “Além disso, eu o achava horrível, devido ao desvio do septo, então resolvi fazer a cirurgia. Fui determinada, sem medo, super confiante”, lembra a estudante, ressaltando que não sentiu nenhuma dor.
Mayra voltou às atividades em apenas uma semana. “Digo que tenho outra vida. Meu rosto todo mudou com a rinoplastia. Eu me acho muito mais bonita, confio ainda mais no meu taco agora. Meu nariz ficou natural e bem proporcional ao meu rosto”, alegra-se.
Melhor do que esperava
A empresária Paola Lazzari Alvez, de 29 anos, tem história parecida com a de Mayra. Ela procurou ajuda profissional porque o marido sempre lhe dizia que ela se batia muito à noite para dormir. Descobriu, na consulta médica, que sofria com desvio do septo. “Já que teria que passar pela cirurgia, aproveitei para fazer uma correção no nariz. O resultado ficou melhor do que eu esperava.”
Além de mais feliz, Paola dorme melhor e descansa bem à noite. “Antes, eu dormia e acordava cansada. Na verdade, eu não percebia que respirava pela boca, que roncava. Depois da cirurgia, meu marido não reclamou mais.”
Paola também tinha dificuldade para andar e correr na esteira durante o treino na academia. “Em dois ou três minutos eu já ficava ofegante. Mexe muito com a autoestima da gente”, afirma ela.
Sem cicatrizes
Segundo o médico otorrinolaringologista Dr. Maurício Buschle, do Hospital Iguaçu, a rinoplastia modifica o perfil facial sem deixar cicatrizes visíveis. “Ela melhora e corrige a função respiratória, proporcionando melhor autoestima e bem-estar.”
Ele acredita que essa é uma das cirurgias mais realizadas em todo mundo, porque corrige defeitos funcionais e melhora a harmonia da face, ao mesmo tempo.
Como é a rinoplastia
A rinoplastia é a cirurgia reparadora feita no nariz para a correção de anormalidades. O objetivo é funcional, para correção de distúrbios respiratórios, e também pode ser harmônico, para reestabelecer um equilíbrio entre o nariz e a face. Um tamanho desuniforme pode ser resultado de alteração no crescimento, traumatismo ou outras doenças que alteram o formato nasal.
A técnica pode ser executada por cirurgiões plásticos ou por otorrinos que possuam habilidade e treinamento para executar o procedimento. O otorrino pode, durante a cirurgia, corrigir também disfunções, caso o paciente possua obstruções e alterações nasais.
Existem diversas técnicas empregadas para a rinoplastia e a rinoseptoplastia. A escolha depende das alterações que necessitam de correção. Na maioria das vezes, os cortes são imperceptíveis, por serem realizados na parte interna nasal. O procedimento pode ser feito com anestesia local ou geral, sendo levemente dolorido ou indolor.
A cirurgia, quando realizada por motivo corretivo, é indicada a partir dos 14 anos. Entretanto, ela pode ser feita antes, no caso de traumatismos ou malformação.
Avaliação pré-operatória
O paciente recebe todas as informações sobre os resultados da cirurgia e também dos possíveis riscos. Além da rotina pré-operatória, com exames de sangue e avaliação cardiológica, também é importante a documentação fotográfica, para comparar o resultado do procedimento.
Cuidados no pós-operatório
É recomendado o repouso relativo na primeira semana e evitar atividades esportivas durante 30 dias após a cirurgia. Também é importante não usar óculos e não se expor ao sol sem bloqueadores por três meses.
Outras cirurgias de reabilitação facial
Otoplastia – correção de orelhas de abano, tem como objetivo melhorar a harmonia do rosto.
Blefaroplastia – conhecida também como cirurgia de pálpebras, ela retira o excesso de pele e bolsas de gordura ao redor dos olhos.