Sorriso milimetricamente perfeito
A constante evolução dos profissionais da odontologia permite conquistar a estética tão sonhada com o mínimo ou sem nenhum desgaste e de forma muito rápida
É impossível não reparar no sorriso encantador e harmonioso da atriz Flávia Alessandra nas telinhas. Ela é um bom exemplo de um tratamento perfeito, com facetas e lentes de contato em porcelana. Achou estranho o nome? Pois essa é a técnica do momento se você deseja corrigir imperfeições, manchas leves, lascas, fraturas de dentes e ganhar um sorriso novo.
A principal vantagem desse procedimento, segundo a especialista em Dentística Estética Restauradora, Dra. Adriane Paglia, é que além de ter uma grande longevidade, as lentes de contato superfinas, feitas de porcelana, evitam o desgaste do esmalte natural dos dentes, ao contrário do que fazem as facetas comuns. “A técnica já existe há alguns anos, mas agora virou moda. Por meio dela, conseguimos reconstruir os dentes e o sorriso, já que é um material de excelente qualidade, por não sofrer desgaste e nunca mudar de cor, sendo mais estável e mais liso que a própria estrutura do dente”, revela a dentista.
As lentes apresentam espessura superfina, podendo chegar a 0,1 mm, enquanto as facetas normais necessitam de 0,8 a 1 mm. Dra. Adriane afirma que, recentemente, passou a confeccionar lentes de contato cerâmicas, que nada mais são do que semifacetas usadas para melhorar a forma do dente, criando um sorriso mais longo, harmonioso, com mais presença e com a vantagem de não desgastar o dente. “Se o dente for torto, dá para corrigir o posicionamento e alinhá-lo com o do lado. É possível usar a lente em um dente só ou em vários, mas em geral é trabalhado um conjunto de dentes, podendo chegar até os molares”, explica a especialista. Assim, fica mais fácil obter um bom resultado de cor e aparência, sem diferenças.
Dentes separados, nunca mais
As lentes de contato também podem beneficiar quem quiser aumentar o tamanho dos dentes, se estes forem separados. É o caso da dentista e paciente Dra. Tereza Cristina Caron. Depois de usar aparelho por quatro anos e meio, ela estava muito frustrada com o resultado. “Tirei o aparelho e meus dentes da frente estavam piores do que antes, pois estavam completamente espaçados, com quase um centímetro entre um dente e outro. Esta situação estava me tirando o sono e os meus momentos de sorrir quase não existiam mais. Imagine eu, dentista, com aqueles dentes? Era realmente muito frustrante”, conta Dra. Tereza.
A solução indicada foi o tratamento com as lentes, e o problema de Tereza foi resolvido em apenas duas sessões. “Foi muito rápido e totalmente indolor. O resultado ficou incrível, sou outra pessoa. Hoje, tenho a tranquilidade de sorrir novamente. Em virtude do tratamento, não precisei fazer terapia. Por ser dentista, sempre tive aquele ideal de perfeição, e com este procedimento consegui atingí-lo. Para isso é preciso sempre buscar um profissional habilidoso, um verdadeiro artista. Isso me passou segurança. Foi muito gratificante”, comemora a paciente.
Rápido, indolor e resultado surpreendente
O engenheiro civil Felipe Moraes Guilhermino, de 25 anos, já tinha pesquisado sobre o assunto quando chegou ao consultório da dentista. “Meus dentes eram muito pequenos e com coloração diferente. Isso estava me incomodando muito e comecei a procurar uma solução. Pesquisando na internet, li sobre as lentes de contato em porcelana e liguei para um dentista do meu estado natal, Rondônia, para buscar uma recomendação. Foi então que cheguei até a Dra. Adriane, e não tive dúvidas em fazer o procedimento. Tudo foi feito em apenas três dias. Um investimento que vale a pena, pois o processo é rápido, indolor e com um resultado perfeito. Agora só tiro foto sorrindo e meu convívio social é muito mais prazeroso. Só tenho a elogiar o trabalho, tanto é que minha mãe e irmã já começaram o tratamento”, diz Felipe.
Cada lente é colocada após a confecção de um molde e a aprovação do paciente. Previamente à confecção das lentes, realizamos um mock-up (ensaio) na boca, para a visualização do paciente. A manutenção da lente de contato é feita no próprio consultório, nas consultas de rotina. De acordo com Dra. Adriane, o ideal é voltar ao especialista a cada seis meses no começo e depois aumentar esse intervalo para um ano. “Além disso, o paciente não precisa evitar o consumo de determinados alimentos ou bebidas. A porcelana tem propriedades muito parecidas com as do esmalte do dente, e pode ser até mais resistente que ele”, diz a especialista.
Quando são indicadas?
As lentes são recomendadas, principalmente, para pacientes adultos que não apresentam restaurações nos dentes da frente e nem tratamento de canal. “No consultório, aplico mais em pacientes que necessitam uma melhora do sorriso, associando à utilização de facetas para os dentes com restaurações escurecidas ou fora de posição e às lentes nos dentes que apresentam-se inteiros e sem mudanças de cor. Assim, preservamos a estrutura do dente e criamos um novo sorriso”, afirma Dra. Adriane.
Por ser um procedimento extremamente simples, não necessita de provisórios. Também não é necessário anestesiar o paciente, já que é indolor e não invasivo. Sempre que o paciente melhora o sorriso estará elevando sua autoestima e, consequentemente, tornando sua vida mais leve e prazerosa. “Costumo dizer aos meus pacientes que eles não sabem o quão bem isso fará, pois tenho observado que após o tratamento concluído, o paciente passa a apresentar grandes mudanças de comportamento e de prazer pela vida”, finaliza a dentista.