Apneia Ronco

Ronco X casamento

Ressono muito alto e apneia do sono podem ser tratados de forma simples e eficaz

ronco-x-casamento+marcello-brasil

Piadas, muita irritação e ate brigas: não é de hoje que se ouvem histórias e queixas vindas de maridos e, principalmente, de esposas a respeito do ronco do companheiro. Não adianta tentar fugir do problema e mandar o outro dormir no sofá ou trocar de quarto no meio da noite. O ronco deve ser enfrentado, pois, além de ter solução, se não for tratado pode provocar problemas de saúde e de relacionamento.

O Dr. Marcello Tamura S. Brasil, cirurgião dentista graduado pela American Academy of Sleep Disorder, dos EUA, e membro da Sociedade Brasileira do Sono, explica porquê o ronco e a apneia do sono – parada respiratória que acontece enquanto a pessoa está dormindo e que pode durar 10 segundos ou mais – são grandes vilões nos relacionamentos: “Todos sabemos que uma boa noite de sono é vital para o ser humano, pois recarrega as baterias, descansa e equilibra os hormônios para acordamos renovados e dispostos para um novo dia”.

É o que acontecia com o gerente comercial Bruno Rossi, de 26 anos. Mesmo sofrendo há anos de ronco e apneia, ele resolveu buscar tratamento por insistência da esposa, que não conseguia dormir. “Ela acordava diversas vezes durante a noite e me acordava para ver se assim eu parava de roncar”, conta.  Hoje, a hora de dormir não é mais um problema para o casal. Há dois anos, Bruno está usando uma placa intra-oral que livrou a ele – e a esposa – do tormento.

Segundo o Dr. Marcello Brasil, em casos de apneias leves e moderadas e do ronco, o tratamento com aparelhos intra-orais (colocados dentro da boca) tem se destacado pelos excelentes resultados e pela facilidade de adaptação dos pacientes: “Observamos que cerca de 85% dos portadores de apneia do sono têm se adaptado ao uso dessa placa porque melhora a ponto de retirada da placa por fortificar o tecido flácido e reeducar a respiração nasal. Ele explica que a apneia acontece quando os músculos da garganta relaxam e bloqueiam a passagem do ar. A intra-oral atua desbloqueando essa passagem e, assim, melhorando o nível de oxigênio inspirado.

 

Sono ruim afeta o dia a dia

Segundo os dados da American Academy de Sleep Disorders, os distúrbios do sono acometem cerca de 4% da população adulta e quase metade dos homens acima dos 50 anos. Quando o problema é a apneia, acontecem danos para a saúde que irão comprometer a disposição para diferentes atividades, inclusive a relação sexual. Segundo o Dr. Marcello Brasil, a má qualidade do sono pode causar um desequilíbrio hormonal que poderá, por sua vez, causar uma diminuição da libido.

Um sono restaurador precisa passar por um ciclo de cinco fases, sendo uma delas a REM – Rapid Eye Moviment. Quem sofre de distúrbios do sono não completa esse ciclo, pois tem o sono interrompido diversas vezes. Como consequência, a pessoa acorda cansada e é comum que apresente sonolência durante o dia e dificuldade de concentração. “Ansiedade e irritação também podem indicar uma noite mal dormida”, complementa o especialista.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados