Revelamos tudo sobre o silicone nos glúteos
A procura pela cirurgia dobrou no último ano, e não é para menos: a técnica possibilita as tão desejadas curvas em uma das áreas anatômicas mais valorizadas pelos homens e pelas mulheres
Certamente, muitas pessoas já tiveram curiosidade de saber como funciona a prótese glútea. Pode ter certeza que nos incluímos nessa maioria. Então, como curiosidade de jornalista só passa quando todos os fatos são revelados, nossa equipe convidou o cirurgião plástico Dr. Paulo Bettes, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, para um bate-papo revelador e, principalmente, esclarecedor sobre o tema.
Seja para corrigir defeitos genéticos ou para reverter alterações de forma, volume e textura, em decorrência da idade ou das variações de peso e hormonais, a prótese glútea, quando bem modelada pelo cirurgião plástico, confere graça e harmonia ao corpo, valorizando a beleza feminina, realçando o contorno corporal e melhorando a autoestima.
Dr. Paulo Bettes explica que a proposta é deixar a aparência o mais natural possível e que há um limite para o aumento dos glúteos. “A pele nessa região é menos elástica, e as camadas muscular e adiposa são maiores, mais densas e espessas que a das mamas, por exemplo. O aumento vai depender, também, de uma avaliação estética”, afirma. E se você acha que dá para perceber na hora que um bumbum tem prótese de silicone, está muito enganado. Confira.
Para quais problemas a colocação da prótese glútea é indicada?
Dr. Paulo Bettes – Ela tem como objetivo equilibrar, aumentar e remodelar a forma do glúteo. A melhor candidata é a mulher que tem bumbum plano, chato, sem volume ou murcho, vazio, mas com pouca flacidez. Para o que já está caído, é necessário fazer um lifting; para os que precisam de definição de contornos sem a necessidade de aumento de volume, a lipoescultura é a melhor opção. A maior procura é para correção do bumbum murcho.
Qual a diferença entre as próteses de silicone para seios e para bumbum?
Ambas são constituídas de um tipo de envelope de silicone (como se fosse um saquinho de celofane reforçado e grosso), recheado com um gel de silicone. As próteses para o bumbum são mais resistentes, já que a região glútea está mais sujeita a traumas, e as mais modernas são menos vulneráveis ao endurecimento. Há várias opções de textura e formato para a prótese glútea – lisa ou microtexturizada, redonda, oval ou anatômica. Os implantes também têm diferenças de comprimento, largura e altura, o que define o contorno desejado.
Há opções de tamanhos e formatos?
Sim. Os tamanhos variam conforme a necessidade, do equilíbrio estético, harmônico e do desejo da paciente, geralmente de 150 a 500 mililitros. Também há a possibilidade de ser fabricada por encomenda uma numeração diferente da habitual.
Qual o período de internação para o implante?
Em torno de 12 a 24 horas, dependendo da associação com outros procedimentos.
Quantos dias é preciso ficar em repouso?
Dependendo da atividade, apenas uns 3 a 4 dias. Casos especiais poderão determinar cuidados relativos por 8 a 14 dias, e exercícios físicos são liberados após 30 dias.
Onde se localiza a cicatriz?
A cicatriz fica imperceptível, entre os glúteos. Tem de 4 a 6 cm de comprimento.
Há dor no pós-operatório?
Dr. Paulo Bettes – A dor varia de paciente para paciente, mas todas reclamam que há sensibilidade local nos primeiros dias, já que se manipula a musculatura. Há sempre a necessidade do uso de dreno por uns 3 dias geralmente.
Em quanto tempo se atingirá o resultado definitivo?
Assim que se retira o curativo, já teremos em torno de 50 a 60% do resultado almejado. O inchaço existe no pós-operatório e poderá perdurar em pequena intensidade por dois a seis meses. Após a colocação das próteses, é possível obter um glúteo com curvas mais acentuadas, sem deixar de obedecer à harmonia natural formada pelo tamanho do tronco e pernas.
Esta cirurgia pode ser associada à lipoaspiração?
Nos casos necessários, podemos fazer lipo complementar nos culotes, pneus da cintura, coxas e até mesmo em outro local, conforme avaliação médica. É comum associar a enxertos de gordura.
Quanto tempo dura a prótese?
As próteses atuais de gel altamente coesivo e com varias camadas de revestimento, até que demonstrem alguma alteração, não necessitam ser trocadas, sendo considerada pelos fabricantes como vitalícias. Somente se houver algum problema como contratura, ruptura ou infecção é que indica-se a troca ou retirada das mesmas.
O silicone é perigoso? Não poderá causar câncer?
Há mais de 30 anos vem sendo empregado o silicone na Medicina, na forma gel, em todo o mundo, com milhares de pacientes operados, sem que se tenha assinalado a presença de ação cancerígena do silicone. Trata-se de substância inerte ao organismo e que se mantém em seu lugar de introdução, dentro de uma cápsula fibrosa que o próprio organismo se encarrega de elaborar, logo nos primeiros dias. São raríssimos os casos de rejeição, a não ser que ocorra uma infecção no pós-operatório, um traumatismo ou hemorragia. Caso isso ocorra, retira-se a peça com uma nova cirurgia e, posteriormente, pode ser introduzida uma nova prótese.
Qual a idade mínima para realizar o procedimento?
A partir dos 15 anos já é possível colocar a prótese. É permitido fazer até mesmo em pessoas com mais idade.
A cirurgia em detalhes
Nome: Gluteoplastia de aumento.
Tempo: 90 minutos. Com as novas próteses, o tempo reduziu de três horas para uma, praticamente a mesma duração do procedimento de prótese mamária.
Preparação: inclui exames pré-operatórios habituais.
Anestesia: pode ser peridural com sedação ou geral em casos especiais
Colocação: há várias técnicas para colocação. Mas existe consenso de que os melhores resultados surgem daquela que utiliza uma pequena incisão no sulco interglúteo (prega entre as nádegas) para colocar o implante de gel de silicone dentro dos músculos glúteos ou abaixo de todos eles, moldando-o conforme a necessidade. A incisão é fechada com pontos internos e a cicatriz costuma ficar imperceptível.
Pós-operatório: repouso deitada (preferencialmente de bruços) durante as primeiras 24 horas.
Cicatriz: fica imperceptível, entre as nádegas.
Manutenção: não há. A troca só é feita se houver alguma alteração, como deslocamento ou ruptura.
Lifting glúteo para reduzir o tamanho
Se o seu caso é o contrário, e ao invés de aumentar deseja diminuir o glúteo, não se preocupe: também existe solução. Dr. Paulo recomenda o lifting, que consiste em remover o excesso de pele e depois modelar, para que ele fique com um formato harmônico com o restante da silhueta. “Por meio de uma incisão na parte superior do glúteo (que fica na divisão do glúteo com o tronco e assume um formato parecido com um biquíni asa-delta), tracionamos a pele, retiramos o excesso e reposicionamos o restante de modo a modelar e dar firmeza”, afirma o cirurgião.
Quando tomar a decisão?
“Mesmo depois de colocar prótese nos seios, nenhuma roupa ficava legal e minha autoestima continuava baixa. Sabia que teria que dar um jeito na única parte que estava faltando para meu corpo ficar perfeito e minha satisfação, 100%”. A bancária R.G.F.*, de 35 anos, sabia que precisava colocar de uma vez a prótese glútea. “Só quem tem o bumbum pequeno e achatado sabe o quanto isso incomoda e fica desproporcional com o resto do corpo. Eu queria muito mudar isso e não iria sossegar enquanto não conseguisse. Na consulta, recebi todos os detalhes possíveis sobre a cirurgia e o pós-cirúrgico”, conta R.
Ter conhecimento do procedimento ao qual você vai se submeter é um dos fatores importantíssimos para atingir o resultado esperado. “Claro que passam alguns medos pela nossa cabeça antes de fazer a cirurgia, como: e se não ficar como eu queria? E se der algum problema durante o procedimento? É por isso que a confiança e a segurança que o cirurgião transmite são fundamentais. Se você não sentiu isso, procure outro profissional, não vá por pura empolgação”, aconselha.
A cirurgia, realizada em outubro do ano passado, foi um sucesso e todos os cuidados pós-cirúrgicos foram seguidos à risca pela bancária. “O pós merece muita atenção. Fiquei em repouso absoluto por 20 dias, passei direitinho o creme recomendado para não correr o risco de dar estrias e também fiz drenagem linfática”, afirma a paciente.
O resultado foi um corpo harmonioso, com curvas perfeitas e bem definidas. “Ficou bem natural, é como se o meu bumbum sempre tivesse sido assim. Agora, qualquer roupa fica legal e estou completamente satisfeita comigo mesma. Meu namorado adorou, até nossa relação melhorou”, comemora.
Dr. Paulo explica que, como cada pessoa tem um tipo e um formato de glúteo, fica difícil perceber qualquer intervenção. “É diferente de uma mamoplastia de aumento, quando é possível notar que os seios estão mais salientes. Mesmo de biquíni a prótese de silicone pode passar desapercebida”. Se você cuida do seu corpo direitinho e mesmo assim continua insatisfeita com o formato dele, talvez tenha chegado a hora de recorrer à plástica para garantir um visual digno de um jeans justinho.