Recuperando a saúde dos pés
Cuidados pós-verão com profissional da Podologia garantem pés bonitos e saudáveis o ano todo
Depois de deixar seus pés à mostra durante todo o verão, de caminhar descalço na areia ou sobre as pedras na praia, é hora de dar uma atenção especial a eles. Afinal, longas horas de exposição ao sol, muita transpiração e menos proteção ao pisar no solo quente deixam a pele ressecada, com calosidades, cutículas secas e partidas, sem falar nas micoses e frieiras. Que tal procurar agora uma clínica de podologia para fazer aquela ”faxina geral”, higienizando e hidratando seus pés, tratando as dermatoses e também fazendo o corte adequado das unhas, para que elas cresçam sem encravar? Esse é o momento de preparar seus pés para o inverno, em que certamente você terá que calçar sapatos fechados com conforto e sem que nada altere o seu humor.
Somente um especialista em Podologia poderá lhe oferecer tranquilidade e segurança, pois, além de todos os cuidados pós-verão, existem doenças que necessitam de tratamento específico, com instrumentos esterilizados, ambiente higienizado e habilidade profissional para garantir a saúde dos seus pés. É o caso, por exemplo, do conhecido “olho de peixe”, nome popular dado às lesões hiperceratóricas que aparecem na região plantar dos pés. O nome oficial é verruga plantar, e se caracteriza por uma lesão dura com um ponto escuro. “Quando se percebe o surgimento desta lesão, é preciso buscar o diagnóstico e tratamento corretos, pois as verrugas plantares surgem através da contaminação pelo HPV (papiloma vírus humano) e afetam a qualidade de vida”, explica a podóloga da Clínica Ideali de Podologia, Rosiane Masochin.
Segundo ela, o estresse, o uso de medicamentos que diminuem as defesas do corpo e ser portador de doenças que debilitam o organismo e contribuem para a contração do HPV são fatores importantes para o aparecimento da verruga plantar.
Como tratar o “olho de peixe”
Cada caso é um caso, e o tempo de tratamento vai depender de vários fatores. “O importante é buscar sempre orientação. Não se deve mexer por conta própria, sair comprando medicamento errado. Só um tratamento correto e profissional traz garantia de solução, e não de mais problemas”, destaca Rosiane.
“Sofri durante seis anos com um ‘olho de peixe’. Consultei dermatologistas, usei vários medicamentos, mas nem o tratamento com nitrogênio, a criocauterização, adiantou no meu caso. Somente com o tratamento e acompanhamento das profissionais da Ideali encontrei a solução para meu problema”, revela o propagandista Marlon Almeida da Silva, de 42 anos. “O tratamento é realizado com todo o cuidado, respeitando a fisiologia da pele”, explica Rosiane.
De acordo com a podóloga, o tratamento utilizado remove completamente a verruga plantar. “No entanto, é fundamental avaliar qual foi a causa do surgimento para tratar o problema, evitando que apareçam novas lesões”, alerta. Por isso, dê mais atenção aos seus pés!
Principais indicações da Podologia:
- Unha encravada;
- Órtese (aparelho para correção da unha);
- Remoção de calos e calosidades;
- Fissuras;
- Hidratação dos pés;
- Podoreflexologia;
- Pé diabético;
- E outros tratamentos disponíveis na clínica.