Realinhando a vida sem dores
As dores nas costas limitam e paralisam a vida, tanto no aspecto físico e profissional, como no emocional. A RPG, reeducação postural global, possibilita o fim desse sofrimento
Desde os 14 anos de idade, a administradora Viviane Albarelo Costa, hoje com 39 anos, sofria fortes dores devido a uma escoliose cervical dorsal e lombar, embora praticasse esportes para fortalecer a musculatura, diminuindo, assim, as crises. “Devido a um desencaixe de quadril que ocorreu quando engravidei, as dores pioraram a ponto de não conseguir mais virar o pescoço, me abaixar ou levantar os braços. Com dez sessões de RPG as dores diminuíram, ganhei flexibilidade, ânimo e disposição. Foi uma melhora de 100% na minha qualidade de vida”, comemora.
A dor nas costas, causada por diversos fatores, só perde para a dor de cabeça entre os males mais comuns, e é uma das grandes causas de afastamentos do trabalho. Afinal, uma pessoa que sente dor fica desmotivada para exercer suas funções, perde o humor, a liberdade de movimentos e compromete até seu relacionamento familiar. “As crises, quando se agravam, chegam a paralisar e até a prender o paciente na cama”, destaca a fisioterapeuta Dra. Josleide Baldim Hlatchuk, especialista em RPG pelo método Shouchard, em osteopatia e em fisioterapia aplicada a incontinência urinária, que atua na Fisio Global, em Curitiba.
A reeducação postural global (RPG) é uma das técnicas mais indicadas para a reabilitação de problemas musculoesqueléticos relacionados a dor e chega a recuperar 90% dos pacientes entre duas e seis semanas. Passar a viver sem dor, movimentar-se livremente, realizar com agilidade as tarefas diárias e praticar atividade física é um privilégio de quem busca ajuda profissional.
“A falta de condicionamento físico provoca fraqueza muscular e má postura, causas frequentes das dores na coluna. Além disso, o sedentarismo e a tensão muscular causada pelo estresse emocional do dia a dia podem desencadear inúmeras dores”, explica Dra. Josleide.
As principais causas da dor nas costas são a má postura ao desenvolver as atividades, inclusive carregar peso, a obesidade, e a falta da prática de exercícios. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 85% da população sofre ou ainda irá sofrer desse mal. Por isso, prevenir com RPG é também a forma mais inteligente de se evitar o problema.
Resultado surpreendente
Adepto de corridas leves e caminhadas, o contador aposentado Osmei Ricardo de Souza, de 68 anos, foi surpreendido quando um check-up indicou uma ameaça de infarto. “Entretanto, não consegui, na ocasião, realizar os exames cardiológicos devido às fortes dores que sentia na coluna lombar e no ciático da perna direita. Cheguei a consultar ortopedistas, quatro fisioterapeutas, fiz hidroterapia e outros recursos e ainda assim não conseguia andar e nem mesmo ficar em pé. Mas com apenas quatro sessões de RPG consegui eliminar as dores e realizar todos os exames, retornando também às minhas atividades esportivas”, revela o paciente, que já fez sete sessões de RPG e voltou a praticar natação, fazer caminhadas e academia. “Continuo o tratamento, não sinto mais dores e pretendo voltar logo a correr”, comemora.
A RPG vê o corpo como um todo e baseia-se em um trabalho corporal dinâmico, no qual as posturas praticadas tracionam todas as cadeias musculares. “A RPG estira os músculos da estática contra uma pequena resistência, possibilitando ao corpo recuperar seu comprimento, flexibilidade e força, e pode ser praticada por pessoas de todas as idades”, afirma a fisioterapeuta.
Uma boa postura, conquistada com reeducação, e um perfeito ajuste do sistema ósseo e muscular, é a solução para lombalgias, dores ciáticas, LER (lesão por esforço repetitivo), lesões articulares, pós-traumáticas, escoliose (desvios de coluna), desvios dos pés e dos joelhos, hérnia de disco, entre outras.
+ Saiba mais