Quer mudar o nariz? A gente responde suas dúvidas
Saiba tudo sobre a rinoseptoplastia, uma alternativa muito bem-vinda para quem vive implicando com o próprio nariz
Ele chama sim muito a atenção, afinal, é um elemento fundamental para o equilíbrio estético da nossa face. A sua forma pode ser responsável por uma desarmonia e o seu mau funcionamento pode acarretar prejuízos orgânicos consideráveis. Mas através da rinoseptoplastia é possível obter harmonia e um funcionamento perfeito dessa parte do corpo tão fundamental. Só que nessa hora é preciso levar em conta que alterações de milímetros podem ocasionar danos funcionais, às vezes irreparáveis, além de uma grande mudança no visual. Por isso, quanto melhor informado sobre o procedimento você estiver, mais satisfeito ficará com o resultado. O otorrinolaringologista do Hospital Iguaçu, Dr. Maurício Buschle, explica todos os detalhes sobre esta intervenção.
Que tipo de correção eu posso fazer?
Com a rinoseptoplastia, dá para reduzir o tamanho, deixar o dorso fino, liso e sem saliências, estreitar as narinas, corrigir assimetrias, levantar ou afinar a ponta, além de tratar defeitos funcionais, como o desvio de septo, que atinge e compromete a qualidade de vida de pelo menos 20% da população brasileira. “Além de dificuldades de respiração, o desvio de septo pode prejudicar as atividades do dia a dia, desencadear problemas relacionados à ansiedade, depressão, baixo desempenho durante o exercício físico e até mesmo impactar na vida sexual”, revela Dr. Maurício.
A rinoseptoplastia estruturada é uma técnica que alia a funcionalidade respiratória à estética. O procedimento consegue separar a pele do nariz das estruturas ósseas e cartilaginosas, esculpi-lo de forma simétrica, melhorar o sistema respiratório e fortalecer o esqueleto nasal. “O resultado é um nariz com estrutura fortalecida, melhorando a respiração e a qualidade de vida do paciente. A grande vantagem também é a eliminação do uso de tampão. O paciente sai do hospital respirando pelo nariz”, afirma o especialista.
A estudante Amanda Favoreto Silva, de 18 anos, fez da técnica a sua aliada para diminuir o tamanho do nariz, se livrar daquele ossinho saliente em cima e ainda tratar do desvio de septo.
Entenda como é feito o procedimento
A rinoseptoplastia pode ser realizada em pacientes com idade acima dos 15 anos, quando o crescimento dos ossos nasais está praticamente completo. Mas é importante salientar que os resultados dependem do tipo de problema, do organismo e das possibilidades de cada pessoa.
O médico observa o equilíbrio estético entre as proporções do rosto e do nariz para que a face fique natural e autêntica. “Cada paciente é estudado minuciosamente, através de um exame clínico externo e interno, radiografias, tomografia e estudo fotográfico, para que receba a melhor forma possível, dentro das demandas do seu rosto”, explica Dr. Maurício. A operação é relativamente rápida, com duração entre uma e duas horas, apenas com anestesia local e um remédio para dormir.
Os procedimentos são realizados através de incisões cirúrgicas dentro do nariz, sem cicatrizes externas – elas ficam escondidas internamente ou no limite da narina. Existe uma grande variedade de técnicas e recursos para tratar cada parte do nariz, dependendo do tipo de necessidade. “Nas últimas décadas a rinoseptoplastia tem tido diversos avanços e a tendência é buscar resultados cada vez mais naturais, com técnicas menos invasivas e sem prejuízo das funções nasais”, explica o otorrinolaringologista. Na maioria das vezes, o paciente pode ir para a casa no mesmo dia.
Posso escolher a forma que desejo para o meu novo nariz?
Os especialistas dizem que isso não funciona. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e a autenticidade do rosto. Cada caso é analisado profundamente para que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Cirurgião e paciente deverão estar de comum acordo com o resultado possível de se obter. Um rosto com lábios carnudos, queixo proeminente e testa alta não combina com nariz pequeno, assim como bochechas volumosas não se harmonizam com um muito fino. “Meu único medo era como ficaria o formato do meu nariz, se poderia ficar igual aquele nariz de ‘porquinho’ ou se todo mundo perceberia que foi feito alguma intervenção. Mas ficou excelente”, reforça Amanda.
A bancária Ianegle Fonini David, de 47 anos, conta que seu nariz era muito grande para seu rosto pequeno e essa desproporcionalidade já a incomodava há anos. “Meus filhos viviam falando que meu nariz era grande e ainda tinha aquele ossinho saltado em cima. Quando procurei um médico e descobri que também tinha desvio de septo e que dava para resolver tudo em uma única cirurgia, marquei na mesma hora. Hoje me sinto ótima, de bem comigo mesma. Ninguém percebe que fiz cirurgia. Lá em casa é só elogios e quando vou passar hidratante no rosto e sinto meu nariz menor, é uma sensação muito boa”, revela Ianegle.
Cuidados que devem ser respeitados no pós-operatório
Repouso absoluto por dois dias. Inchaço, manchas roxas e desconforto nasal são inevitáveis, mas não é comum sentir dor. Por duas semanas, a respiração fica mais difícil e o nariz entope com facilidade. Para amenizar o problema, recomenda-se uma limpeza nasal com solução fisiológica, além da aplicação de um remédio para desobstruir as narinas. Ficam proibidos óculos por dez dias e dormir de bruços por um mês.
Após duas semanas, algumas atividades físicas são liberadas, como caminhada, bicicleta e musculação, desde que não se abaixe a cabeça. Após um mês, não há mais restrições a não ser com o sol – você deverá usar protetor solar, principalmente na cidade. “Segui direitinho as recomendações médicas. Fiz compressas de gelo, massagens de hora em hora e isso ajudou muito a desinchar. Depois de uma semana já dava para ver o resultado de perfil”, diz Amanda. A bancária Ianegle conta que depois de sete dias já voltou a praticar a sua corrida três vezes por semana. “A recuperação é super-rápida, não dói e a minha respiração está muito melhor”, afirma.
Quando posso ver o resultado final?
Dr. Maurício afirma que uma das grandes vantagens da rinoseptoplastia estruturada é que a recuperação após a cirurgia é mais rápida, o paciente não precisa usar tampão, a região não fica muito inchada e nem com grandes hematomas. Cerca de 80% do inchaço desaparece nos primeiros 90 dias. O resultado final leva em torno de seis meses a um ano, devido ao lento processo de cicatrização. É preciso ter um pouquinho de paciência antes de achar que a cirurgia deu errado.
Além de melhorar a parte funcional, a rinoseptoplastia melhora a sua autoestima e bem-estar. Um nariz mais esbelto fará você sentir-se melhor consigo mesmo, portanto, mais autoconfiante.
“Era uma coisa que queria muito desde os 15 anos. É tão tranquilo que se soubesse já teria feito bem antes. Ficou ótimo, tudo mundo elogia. Além disso, não sofro mais com a rinite e meu sono melhorou muito”
Atenção na hora de escolher o médico
Procurar um profissional habilitado é imprescindível para o sucesso da operação. Apenas médicos otorrinolaringologistas e cirurgiões plásticos é que podem realizar o procedimento. Peça também indicações para amigos próximos que ficaram satisfeitos com o resultado da intervenção.
+ Saiba mais