Dermatologia

Proteja a sua pele

Quem não quer ter uma pele linda e saudável em qualquer idade? Para isso, é preciso redobrar a atenção e incluir alguns cuidados diários na sua rotina desde a infância

proteja-a-sua-pele+deborah-torre

Da mesma forma que os seus pés doem depois de horas perambulando no centro da cidade ou seus olhos ardem quando você exagera nas horas em frente ao computador, a sua pele também é reflexo dos seus hábitos. Ela leva em conta o seu estilo de vida e dá sinais quando não está se sentindo bem. Resistente e flexível, ela é responsável por diversas funções, afinal é o maior órgão do corpo: regula a temperatura corporal, impede a perda excessiva de água, protege o organismo contra agentes externos e elimina toxinas.

O funcionamento da pele se dá através da ação conjunta de todas as células que a compõem. Mas para que ela exerça todas as suas funções, precisamos protegê-la de agressões externas, como a radiação solar e a poluição, e adotar uma alimentação equilibrada e bons hábitos. Com isso, além de um aspecto saudável, você vai conquistar uma pele sedosa, luminosa, com menos manchas e rugas. E por onde devemos começar? A Revista Corpore conversou com as dermatologistas Dra. Deborah Torre e Dra. Michelle Tokarski para ajudar você nesta tarefa.

O sol e a sua pele
Não é novidade que o excesso de radiação ultravioleta é nocivo, levando ao envelhecimento precoce e ao câncer de pele. As exposições repetidas ao sol, principalmente, durante a infância e adolescência, causam danos cujos efeitos se acumulam ao longo do tempo. Porém, muitas pessoas continuam abusando do sol sem qualquer proteção.

A radiação solar agride várias estruturas da pele, como vasos, fibras, melanócitos (células que produzem a melanina), DNA (proteína do núcleo celular), entre outras. Tais agressões, inicialmente imperceptíveis, vão se acumulando ao longo da vida. Se não houver prevenção, cedo ou tarde, as consequências se manifestarão através de manchas, rugas e outros sinais de envelhecimento precoce. “O principal fator de prevenção não deve ser a beleza, mas sim a saúde, para se evitar um câncer de pele. Assim como as pessoas vão, ao menos uma vez ao ano, ao ginecologista, urologista e outros especialistas, é importante também ter essa mesma rotina no dermatologista. “Acompanhamos, por exemplo, o surgimento ou alteração de uma pinta que aumenta de tamanho, muda de forma ou cor”, explica Dra. Michelle Tokarski.

A maioria dos casos de câncer de pele está relacionada à exposição excessiva aos raios nocivos do sol. A prevenção é simples: devem ser evitados os horários de maior incidência de radiação solar (entre 10h e 16h). Acessórios como chapéus, bonés e óculos de sol também são importantes. Atualmente, existem acessórios e roupas confeccionadas com um tecido cuja trama proporciona um índice de proteção solar próximo ao FPS 50 dos filtros solares.
Os protetores solares devem ser usados diariamente e aplicados ao menos duas vezes ao dia, já que sua eficácia de proteção diminui ao longo das horas. Mesmo em dias nublados os filtros solares devem ser utilizados, pois os raios UVA agem durante o dia todo e também podem ser responsáveis pelo surgimento de cânceres de pele.

Nos casos de maior exposição, como ocorre nas praias, piscinas ou parques, o protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas, ou a cada mergulho, ou depois de transpirar, pois todos estes fatores diminuem a ação de proteção dos filtros.

O tratamento de lesões pré-malignas (que podem dar origem ao câncer de pele), pode ajudar a evitá-lo e o sucesso do tratamento do câncer depende do seu diagnóstico precoce.

“O principal fator de prevenção não deve ser a beleza, mas sim a saúde, para se evitar um câncer de pele”

Livre-se das manchas
Algumas pessoas passam o ano inteiro usando clareadores de pele para tratar e amenizar as manchas, porém, quando chega o verão elas deixam os cuidados de lado e as manchas voltam ainda piores. A dermatologista Dra. Michelle alerta que mesmo nessa época do ano é indicado continuar com o uso de um clareador, só que com uma composição mais suave e aliada ao filtro solar, para impedir que a pele manche novamente. “Por isso a necessidade de um acompanhamento especializado”, alerta Dra. Michelle.

Só quem tem sabe o quanto as manchas incomodam e o trabalho que dá para tratá-las de maneira adequada. “Estava com o rosto cheio de manchas escuras do sol e isso começou a me incomodar. Achei que seria difícil me livrar delas, mas com as recomendações da dermatologista e com o tratamento com a luz pulsada e cremes ganhei uma pele nova, sem manchas”, comemora a massoterapeuta Neusa Maria Negrello, de 47 anos. O laser CO2 Fracionado, a luz pulsada e os peelings, aliados aos cremes clareadores, renovam o aspecto da pele e suavizam as manchas.

O método da Luz Intensa Pulsada (LIP) utiliza uma tecnologia que emite luz, gerando calor na pele. Pode ser utilizada no tratamento de sardas, lesões vasculares, manchas, flacidez, rugas e epilação (remoção dos pelos com a raiz). É um tratamento eficaz, seguro e de recuperação rápida. São necessárias de três a cinco sessões. A aplicação da LIP pode ser usada também nas mãos, braços, colo e outras partes do corpo.

Depois de três anos sem as manchas, Neusa aproveitou para dar uma revitalizada no visual e tirar aquele aspecto cansado. “Quando notei os pés-de-galinha e as marcas na testa fui logo em busca de tratamento, pois sabia que a dermatologia teria solução. Fiz uso da toxina botulínica tipo A para relaxar os músculos faciais tensionados e preenchimentos para disfarçar o famoso ‘bigode chinês’. Foi ótimo, realmente ganhei um novo ânimo e mais autoconfiança, pois fiz em uma época que estava estressada e desanimada. Isso me ajudou a levantar e contribuiu também no lado amoroso”, conta a massoterapeuta.

Mas o que fica é a lição mais importante. Neusa aprendeu a cuidar da pele. “Hoje não saio de casa sem protetor solar. Estou consciente dos cuidados que tenho que ter. Não uso nenhum creme sem orientação da minha dermatologista”, revela.

Sem acne e sem marcas

A acne é uma alteração da pele que costuma incomodar esteticamente, tanto pelas lesões da doença ativa, como as espinhas, quanto pelas manchas e cicatrizes resultantes de uma acne antiga. É mais frequente na adolescência, mas pode persistir na idade adulta, principalmente nas mulheres. “Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, menor a chance de aparecerem cicatrizes. Para tratá-las é preciso primeiro controlar a acne”, explica Dra. Michelle.

Mas se você já tem essas cicatrizes de acne, o peeling pode ser um excelente aliado na diminuição delas. Diferente do que acontecia há alguns anos, o tratamento traz menos desconforto durante e após a sessão. A técnica retira uma camada da pele, que logo é regenerada e recebe um aspecto novo. Existem vários tipos: os peelings químicos – como os de ácido retinoico, salicílico e glicólico -, e os físicos – como os de cristal e diamante. Eles são classificados em superficiais, médios e profundos. Os tratamentos são seguros e eficazes. “O peeling melhora a aparência e a qualidade da pele”, afirma Dra. Deborah.


Tratamento para as indesejáveis rugas

“Não adianta as pessoas investirem muito em tratamentos cosméticos e cremes que não tenham a composição adequada e eficaz para o seu tipo de pele”, aconselha Dra Michelle. É por isso que a consulta com um dermatologista é tão importante, pois é este profissional que vai indicar qual o creme ou tratamento que você deverá fazer para cuidar dos sinais do tempo. “Quando o creme não é ideal para o seu tipo de pele, pode causar irritação, oleosidade e manchas”, avisam as dermatologistas.

O Laser de CO2 Fracionado é o que há de mais moderno no combate às rugas. O feixe de laser é separado em vários microfeixes de luz e, por isso, atinge pequenas áreas da pele, deixando zonas intactas. “O que torna a recuperação melhor e em menos tempo”, destaca Dra. Deborah. Além disso, o laser de CO2 aquece as camadas mais profundas da pele, estimulando a remodelação do colágeno, o que provoca uma diminuição da flacidez.
Este procedimento tem apresentado ótimos resultados também para a melhoria de cicatrizes de acne, manchas do sol e até no tratamento das indesejáveis estrias. Na primeira aplicação já é possível observar resultados, porém, o método necessita de três a cinco sessões para ser efetivo.

A toxina botulínica tipo A também é recomendada para o tratamento de rugas dinâmicas, que surgem devido a movimentação da musculatura, como as linhas de expressão e pés-de-galinha. “São procedimentos que podem ser utilizados de forma preventiva, para suavizar as linhas que ficam marcadas devido à movimentação dos músculos da face”, explica Dra. Michelle.

Para sulcos mais profundos pode ser indicado o preenchimento, que é específico para repor a perda de volume no rosto, que causa sinais mais profundos, como o sulco entre a boca e nariz, conhecido como “bigode chinês”. O tratamento consiste na aplicação de uma substância que preenche essa área e estimula a produção de colágeno, resultando em uma suave revitalização, tornando o aspecto mais jovem e natural, sem exageros. O procedimento pode durar de oito meses a um ano. “Tanto a toxina quanto o preenchimento podem ser feitos em qualquer época do ano, independente da exposição solar”, afirma Dra. Deborah.

Ter uma alimentação saudável também ajuda a prevenir os efeitos do tempo na pele, bem como a prática de atividade física. Ficar bonita só depende de você. E lembre-se: proteja a sua pele sempre, mesmo quando o sol tirar férias.

 

Cuidados diários

Higiene
Limpar a pele é fundamental para eliminar as células mortas, a oleosidade, os resíduos de poluição e a maquiagem. O ideal é limpá-la pela manhã e antes de dormir. Os produtos para limpeza devem ter pH neutro e devem ser escolhidos conforme o tipo de pele.

Hidratação
Todos os tipos de pele precisam de hidratação para manter a camada natural de proteção e um teor adequado de água na epiderme. A escolha do hidratante deve ser orientada pelo dermatologista, que vai avaliar as características da sua pele. A utilização de produtos inadequados pode causar oleosidade excessiva e acne.

Proteção
Use filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados, para prevenir o envelhecimento precoce e, principalmente, o câncer de pele. Existe uma variedade de filtros no mercado, com diferentes fatores de proteção e com fórmulas próprias para o rosto e adequados aos vários tipos de pele.

Alimentação
Uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para a saúde da pele, pois fornece nutrientes essenciais para manter o brilho e a vitalidade. Além disso, dietas muito calóricas aumentam a produção de radicais livres, que danificam e oxidam as células, acelerando o envelhecimento. É importante também ingerir bastante água ao longo do dia e incluir na dieta alimentos ricos em fibras, que facilitam o trânsito intestinal.

 

Como escolher o fator de proteção solar

Atualmente, existem no mercado uma ampla gama de protetores solares com FPS que variam do 4 ao 100. O FPS 15 é o fator mínimo recomendado pelo FDA (Food and Drug Administration) – órgão que regulamenta a segurança de medicamentos e alimentos nos EUA. A escolha do filtro solar adequado deve ser orientada pelas características de cada pessoa:

• Para peles mistas e oleosas existem protetores com tecnologias novas que auxiliam no controle da oleosidade, através de partículas que absorvem o sebo.

• Peles mais secas e maduras podem se adaptar melhor a filtros que já possuem hidratantes, antioxidantes e substâncias que ajudam a previnir o envelhecimento.

• Peles com tendência a manchas podem se beneficiar de filtros com pigmentos e também substâncias com efeito clareador que auxiliam no tratamento.

+ Saiba mais