Bem Estar

Protegendo a vida do seu melhor amigo

Medicina veterinária especializada auxilia na prevenção e diagnóstico precoce de doenças nesses amigos do peito

protegendo-a-vida-do-seu-melhor-amigo+pet-center-londrina

Amigo de todas as horas, companheiros de verdade e até mesmo membros da família. Quem não tem ou quer ter um animalzinho de estimação? Mas você já parou para pensar que da mesma forma como nós precisamos ir ao médico, eles também necessitam de cuidados especiais com a saúde? Para que seu cãozinho, gatinho, papagaio ou qualquer outro animal que você tem em casa possa ter uma vida longa e com qualidade é essencial que ele visite o veterinário com frequência. “A convivência com animais tira as pessoas da depressão, diminui os riscos de desenvolvimento de asma e alergia nas crianças, une e traz alegria para toda a família. Mas para que eles façam esse bem para nós, eles também precisam estar bem”, afirma a veterinária Maíra Melussi, especialista em fisioterapia e neurologia veterinária.

É isso mesmo. Já existem especialistas dentro da medicina veterinária que se dedicam ao estudo de novas técnicas e tratamentos para que os animais tenham saúde em abundância. “Quanto mais você se especializa, mais fácil fica diagnosticar e tratar os animais”, salienta Maíra. No Pet Center Londrina onde ela atua, todos os veterinários são especialistas, cada um dedicado a uma área, como cardiologia, endocrinologia, oftalmologia, ortopedia, dermatologia e neurologia. “Nas grandes capitais isso já é tendência, aqui em Londrina fomos os primeiros a chegar”, conta Maíra.

Ficar atento a sinais como parar de comer, tornar-se amuado e triste, é um passo para evitar que seu animalzinho adoeça. “Hoje eles estão mais próximos do ser humano, se alimentam melhor, e para que vivam cada vez mais precisam de check-ups, pois da mesma forma que a pessoa idosa começa a ter doenças, eles também podem desenvolver câncer, problemas nos rins e coração”, exemplifica Maíra. E como nos humanos, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores as chances de sucesso no tratamento. Outra dica é escovar diariamente os dentes dos nossos amigos de quatro patas. Assim como a nossa saúde começa pela boca, a deles também.

+ Saiba mais