Probióticos, prebióticos e o câncer
Conheça os alimentos que aumentam a imunidade e contribuem para a saúde do intestino
A ciência já comprovou, por meio de estudos e pesquisas, que hábitos saudáveis podem prevenir o aparecimento do câncer, uma das doenças mais temidas no mundo. A alimentação é parte essencial desse cuidado – já existem, inclusive, as chamadas dietas anticâncer. Elas ensinam o que devemos comer para proteger nosso corpo contra os tumores. Uma indicação é o consumo de pré e probióticos, muito importantes para a eliminação de toxinas. Eles são considerados alimentos funcionais, pois, além de nutrir, têm potencial para combater diversos problemas de saúde, inclusive crônicos.
Com menos toxinas, todo o organismo funciona melhor: a digestão dos alimentos, a absorção dos nutrientes e eliminação de líquidos e resíduos. Para isso, é essencial que o intestino esteja saudável, afinal, ele é a porta de entrada de nutrientes no nosso organismo e o responsável pela retirada de toxinas.
É aí que entram os probióticos, micro-organismos vivos, bactérias saudáveis e benéficas à nossa flora intestinal que podem ser encontrados em diversos alimentos, como leites fermentados e iogurtes, ou ainda processados, em forma de pó ou cápsulas. Eles auxiliam as defesas do corpo, coibindo a entrada e a produção de substâncias cancerígenas.
Para o correto trabalho dessas “bactérias do bem”, é necessário o consumo de prebióticos, substâncias que servem de alimento para esta nova flora intestinal. A formação dessa dupla é de suma importância para o bom funcionamento da microbiota intestinal.
Na natureza, os prebióticos podem ser encontrados em vários alimentos cítricos, na maçã e em alimentos ricos em fibras. Para que tenham a ação desejada, as indústrias de alimentos e suplementos também criaram diversas opções processadas, para melhor absorção.
Ação anticâncer
“Estudos mostram que os probióticos podem modular beneficamente a microbiota intestinal, contribuindo para a inibição da carcinogênese”, afirma a nutricionista Dra. Élcita Gondim, da empresa Shop e Saúde, que atua com suplementos de pré e probióticos. Um deles é o Kit Flora, uma combinação de três produtos: Vitapironela (algas), Lacto Five (probiótico) e Free Smell (fibra, farinha da semente de abóbora). Todos podem ser encontrados com exclusividade na loja virtual
www.shopesaude.com.br.
Segundo Élcita, o Lacto Five aumenta a imunidade, contribui na redução dos processos inflamatórios, coíbe a formação de células tumorais e a conversão de substâncias pré-carcinogênicas em carcinogênicas. Dessa forma, previne e ajuda no tratamento de vários tipos de câncer, como o de intestino, bexiga, estômago e cólon.
Outros benefícios
Dra. Élcita reforça que produtos compostos de pré e probióticos são bastante indicados também para pessoas que irão se submeter ou passaram por cirurgia bariátrica, para redução do estômago. Eles repõem os micro-organismos necessários para o bom funcionamento do intestino e diminuem a concentração de bactérias patogênicas e putrefativas, neutralizando os odores de gases e fezes e reduzindo as cólicas intestinais.
Além disso, previnem e reduzem a diarreia, restabelecem a integridade da mucosa intestinal e diminuem a alergia e outras sensações incômodas advindas do consumo de certos alimentos, inclusive aqueles que levam lactose.
O que afeta a microbiota intestinal: O equilíbrio da microbiota intestinal pode ser afetado por diversos fatores, entre eles: idade, má alimentação, doenças, consumo de medicamentos (principalmente antibióticos) e cirurgias, como as bariátricas.
O que é o câncer: Termo técnico usado para todo tipo de proliferação anormal das células que dá origem ao chamado tumor benigno ou maligno. Vários fatores podem causar a doença. Entre eles, encontram-se o estado hormonal, o estado imune, o psicológico, a idade, o estado nutricional de cada indivíduo e a genética.