Beleza e Estética

Otorrinolaringologia Avançada

Pronto atendimento especializado já é realidade em Curitiba

otorrinolaringologia-avancada+hospital-iguacu

Quando o assunto é a nossa saúde e a da nossa família, não devemos pensar duas vezes para procurar atendimento médico. Porém, o mais importante é consultar profissionais especializados para cada doença. Em caso de gripes, resfriados, faringites, otites, dores de garganta e problemas respiratórios, o médico especialista é o otorrinolaringologista.

“A otorrinolaringologia é a área da medicina dedicada a tratar doenças ligadas ao ouvido, nariz e laringe. É função desse especialista cuidar da audição, respiração, voz, garganta e tudo que estiver relacionado a isso, como o sono e as alergias das vias respiratórias”, explica o otorrinolaringologista e chefe da equipe do Hospital Iguaçu, Dr. Maurício Buschle. “Pensando nisso, e nas muitas situações de emergência relacionadas a esses órgãos, criamos um hospital especializado no assunto, exclusivo e com pronto atendimento, ou seja, os pacientes são atendidos no dia sem a necessidade prévia de marcar consulta”, ressalta Dr. Maurício.

Problemas de audição, dores de ouvido, zumbido, vertigens, labirintites e outras patologias ligadas à região do ouvido também são tratadas no centro. “Criamos um hospital de referência em audiologia e hoje fazemos inúmeros procedimentos inovadores. Contamos com tecnologia de ponta e uma equipe sempre atualizada com os avanços na área”, ressalta.

 

Respire beleza e saúde

Algumas doenças respiratórias estão associadas a problemas com o nariz. Um dos mais comuns é o desvio de septo. Segundo dados da Academia Brasileira de Rinologia, ele compromete a qualidade de vida de pelo menos 20% da população brasileira. Só quem vive com o nariz entupido, dores de cabeça, sinusite e rinite crônicas entende o quanto isso gera desconforto. O médico otorrinolaringologista do Hospital Iguaçu, Dr. Wilson Ricardo Pagnoncelli, explica que, além de dificuldades de respiração, o desvio de septo pode prejudicar as atividades do dia a dia, desencadear problemas relacionados à ansiedade, depressão, mau desempenho durante o exercício físico e até mesmo impactar na vida sexual.

“Isso pode ocorrer devido a uma característica genética ou ser consequência de traumas, sejam eles no parto ou provenientes de pancadas no nariz. Uma pessoa com essa disfunção pode roncar muito, dormir mal e, consequentemente, apresentar cansaço durante o dia”, afirma Dra. Patrícia Umbria Pedroni Pagnoncelli, também otorrinolaringologista do hospital.  Até mesmo o crescimento e desenvolvimento de uma pessoa dependem de uma respiração nasal correta. Dr. Maurício Buschle complementa que a pessoa que tem desvio de septo normalmente tem uma respiração bucal, devido à obstrução das vias aéreas superiores. “Isso causa vários efeitos à saúde, como mudanças posturais, alterações do tórax, neuromusculares e dentárias, halitose, infecções das estruturas das vias aéreas superiores, entre outros”, revela Dr. Maurício.

Segundo os especialistas, a melhor forma de tratar do problema é a rinoseptoplastia (uma rinoplastia com septoplastia), técnica que alia a funcionalidade respiratória à harmonia facial. “O procedimento consegue separar a pele do nariz das estruturas ósseas e cartilaginosas, esculpindo de forma simétrica, melhorando o sistema respiratório e fortalecendo o esqueleto nasal. O resultado é um nariz com estrutura fortalecida, melhorando a respiração e a qualidade de vida do paciente. A grande vantagem é a eliminação do uso de tampão. O paciente sai do hospital respirando pelo nariz”, afirma o Dr. Maurício. Ou seja, além de resolver o desvio de septo, você pode corrigir a forma do seu nariz durante a mesma cirurgia.

Dr. Maurício ressalta que cada paciente é estudado minuciosamente, através de um exame clínico externo e interno, com radiografias, tomografia e estudo fotográfico, para que receba a melhor forma possível, dentro das demandas do seu rosto.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados