Apneia Ronco

O sono não é apenas para o descanso do corpo

Aprenda sobre a importância de dormir bem e mude o seu conceito e ritmo de vida moderna

o-sono-nao-e-apenas-para-o-descanso-do-corpo+marcello-brasil

A vida moderna, a tecnologia da comunicação, os avanços dos meios de transporte, a evolução da medicina e do conhecimento trouxeram, sem dúvida, inúmeros benefícios para a humanidade. Entretanto, os malefícios são ainda maiores. E nem precisaríamos incluir o aquecimento global, a violência ou epidemias. Vamos, apenas, nos ater ao comportamento, ao ritmo de vida e a rotina de trabalho das pessoas. Elas não sabem se alimentar corretamente, já chegam cansadas no trabalho, vivem pilhadas, ansiosas, são sedentárias e ainda dormem mal.

Para o cirurgião dentista Dr. Marcello Tamura Brasil, membro da Sociedade Brasileira do Sono, graduado pela American Academy of Sleep Disorder (EUA), pela Escola Paulista de Medicina, com especialidade na área respiratória e Odontologia do Sono, pela University of British, na Columbia (U.B.C.) – Canadá, dormir muito não significa, necessariamente, dormir bem. “O sono implica diretamente na qualidade de vida. Sem um sono pleno, as funções vitais do organismo ficam desreguladas.

As pessoas devem se conscientizar que o sono não é apenas para o descanso do corpo. Dormindo, produzimos diversos hormônios e reabastecemos as nossas energias”, destaca Dr. Marcello Tamura. Ele enfatiza que a apneia – parada respiratória – interrompe todo esse sistema, nosso organismo entra em desequilíbrio e as consequências se tornam cada vez mais graves.

Além da produção interrompida de hormônios durante a noite, o paciente que sofre com a apneia e o ronco pode ter problemas neurológicos, já que a falta de oxigenação adequada no cérebro faz com que ele desenvolva déficit de atenção, sonolência e perda de memória. “Profissionais que estudam muito, como professores e advogados, não terão o aproveitamento ideal daquilo que aprenderam durante o dia, não conseguirão fixar o que lecionaram”, explica o especialista.

Os problemas cardiológicos também são graves. Se o paciente ainda tem uma vida sedentária e fuma, as chances de ocorrer um AVC são ainda maiores. “Como o coração não bombeia o sangue
corretamente para o cérebro, é possível que o paciente tenha um infarto agudo do miocárdio ao acordar”, alerta Dr. Marcello, que faz parte do corpo clínico do Hospital Vita Batel, referência na área cardiológica em Curitiba. Outro problema comum são os musculares, já que as pessoas que possuem esses males sofrem de câimbras noturnas.

Pessoas que se sentem ansiosas, sem disposição, com cansaço excessivo, sonolentas e com perda de memória devem verificar se estão sofrendo com o ronco e a apneia. Dr. Marcello explica que esses males do sono são muito mais complicados do que se imagina, e que, infelizmente, as pessoas “se acostumam” a ter esse estilo de vida, sem saber o mal que fazem ao corpo, mente e organismo.

O psicólogo Rui afirma que as noites, agora, são as melhores da sua vida. Há sete meses ele usa a prótese intraoral somente para dormir e comemora os resultados. “Cognitivamente melhorei muito, me sentia extremamenta cansado durante o dia, esquecia de detalhes importantes. Depois que comecei a usar o aparelho, minha disposição aumentou e eu até perdi seis quilos. Tudo porque comecei a comer menos, com mais calma e menos ansiedade”, comemora. Mas quem está muito feliz com sua melhora e com o fim do ronco é a sua esposa. “Agora ela pode dormir em paz”, declara.

O psicólogo Rui Roberto Alves, de 58 anos, sabe muito bem o que significa viver a modernidade. Afinal, boa parte dos problemas emocionais de seus pacientes está ligada ao estresse, as frustrações e a depressão que eles causam. Rui também vive neste ritmo e a ansiedade e o cansaço já estavam tomando conta. O motivo principal eram as noites de sono muito mal dormidas.

O psicólogo sofria de ronco e apneia obstrutiva, parada respiratória que interrompe o sono. “O cansaço, a irritação e até a perda de memória chegaram a tal ponto que tive que buscar uma solução”, destaca Rui, que após a avaliação e os exames médicos foi recomendado o uso do aparelho intraoral, desenvolvido para pessoas que têm problema de ronco e apneia.

 

Sintomas

Se você sofre de um ou mais dos sintomas abaixo, procure um médico especialista do sono.

  • Cansaço;
  • Sonolência;
  • Perda de memória;
  • Falta de concentração;
  • Câimbra;
  • Irritabilidade.
  • Diagnóstico

A solução para ter um sono saudável e tranquilo é simples. O paciente precisa ser submetido, inicialmente, a polissonografia, um exame que escaneia todo o sono e mostra quantas vezes o paciente acorda por noite. Além disso, o paciente é submetido a vários exames clínicos, para que o médico tenha a consciência do que está acontecendo com o organismo.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados