Reabilitação

O fim da dor recorrente

Técnica australiana de estabilização segmentar associada ao Pilates acaba de vez com a dor nas costas, além de prevenir doenças da coluna vertebral

o-fim-da-dor-recorrente+itc

O método Pilates visa ao fortalecimento global do corpo, ajudando a evitar o desenvolvimento de diversas patologias. Se corretamente aplicado, ele pode ser um importante aliado quando se fala em doenças da coluna vertebral, pois a habilidade de controlar e de prevenir movimentos indesejáveis ao redor de um ponto fixo, onde ocorre a dor, é fundamental. Com esse objetivo, o ITC Vertebral utiliza a técnica de estabilização vertebral associada ao Pilates, fortalecendo os músculos profundos da coluna para melhorar o grau de estabilidade vertebral. ”Nosso programa de estabilização vertebral, cuja técnica foi desenvolvida na Austrália, utiliza o sistema muscular para proteger as estruturas articulares da coluna de microtraumas repetitivos, dor recorrente e mudanças degenerativas”, explica o fisioterapeuta Dr. Giuliano Martins, do ITC Vertebral.

Com a associação das duas técnicas, o tratamento se torna muito mais eficaz contra dores nas costas e hérnias de disco, por exemplo. “Utilizamos um aparelho chamado estabilizer, que ajuda o paciente a entender como funciona a contração da musculatura profunda da coluna e abdômen e, assim, praticar os exercícios com mais precisão, obtendo resultados mais rápidos e precisos”, destaca o fisioterapeuta.

O ITC utiliza o conhecimento de fisioterapeutas e educadores físicos especialistas em técnicas manuais de tratamento de coluna, entre elas a técnica australiana de estabilização segmentar vertebral. “Notamos que muitos médicos indicam o Pilates como meio de tratamento para dores nas costas, no entanto, diversos pacientes chegam até o instituto dizendo que já tentaram praticar o método e acabaram agravando ainda mais suas dores. No ITC isso não acontece, pois o trabalho é diferenciado”, detalha Dr. Giuliano. Segundo o fisioterapeuta, sem o fortalecimento adequado, o paciente pode voltar a sentir dores com o passar do tempo, mesmo após cirurgia. “Com a estabilização vertebral + Pilates, isso não ocorre”, garante.

O tratamento apresenta alívio das dores, principalmente nos casos em que o paciente é sedentário e tem instabilidade articular. Geralmente, com seis ou oito sessões de tratamento, o paciente já está bem aliviado e, a partir daí, a prática do Pilates é associada à estabilização vertebral. “Claro que, para isso, seguimos um protocolo inicial, com exercícios bem mais simples e de baixa intensidade”, acentua o fisioterapeuta.

 

Outros benefícios do Pilates:

  • Melhora a postura
  • Contribui para o alívio das dores nas costas em quem é sedentário e possui rigidez muscular
  • Melhora o tônus muscular
  • Auxilia na perda de peso
  • Ajuda a amenizar o desconforto e as dores durante o ciclo menstrual
  • Aumenta a flexibilidade e a capacidade cardiorrespiratória
  • Melhora o humor e a disposição
  • Promove um excelente condicionamento físico
+ Saiba mais

Artigos Relacionados