Não fuja das fotos
Devemos nos aceitar como somos, mas não deixe que pequenos detalhes prejudiquem os momentos que serão registrados para toda uma vida
Uma pálpebra caída pode dar a impressão de que a pessoa aparenta ser bem mais velha do que realmente é. Um nariz grande, torto e que tem dificuldade em respirar, prejudica tanto a saúde quanto a autoconfiança de um adolescente, adulto ou idoso. E o que falar então das temidas orelhas de abano? Ninguém precisa passar por todos esses constrangimentos, devemos buscar harmonia e equilíbrio, com segurança e, principalmente, sem exageros. Sentir-se mais belo e ter prazer em registrar os momentos de felicidade, é algo em que devemos investir, seja no sorriso, na pele, ou em alguma parte específica do rosto, o resultado fica estampado no brilho dos olhos.
Nesta matéria procuramos falar com o médico otorrinolaringologista Dr. Maurício Buschle, do Hospital Iguaçu, para responder algumas dúvidas sobre essas pequenas mudanças tão procuradas em sua área.
RINOSSEPTOPLASTIA
O formato do nosso nariz pode levar a uma desarmonia facial e o seu mau funcionamento pode acarretar prejuízos orgânicos consideráveis. Mas com a rinosseptoplastia é possível corrigir as duas coisas.
Que tipo de correção eu posso fazer?
Dr. Maurício: Com a rinosseptoplastia, além de tratar defeitos funcionais, como o desvio de septo, dá para reduzir o tamanho, deixar o dorso fino, liso e sem saliências, estreitar as narinas, corrigir assimetrias, levantar ou afinar a ponta. Essa técnica alia a funcionalidade respiratória à estética. O procedimento consegue separar a pele do nariz das estruturas ósseas e cartilaginosas, esculpi-lo de forma simétrica, melhorando o sistema respiratório e fortalecendo o esqueleto nasal. A grande vantagem é que eliminamos o uso do tampão. O paciente sai do hospital respirando pelo nariz.
A rinosseptoplastia deixa cicatrizes?
O procedimento é realizado através de incisões cirúrgicas dentro do nariz, sem cica-trizes externas – elas ficam escondidas internamente ou no limite da narina.
Posso escolher a forma que desejo para o meu novo nariz?
Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e a autenticidade do rosto. Cada caso é analisado profundamente para que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Cirurgião e paciente deverão estar de comum acordo com o resultado possível de se obter.
Quanto tempo demora o ato cirúrgico e qual o tempo de internação?
O tempo cirúrgico dura, geralmente, uma hora. Não há necessidade de internação e, na maioria dos casos, os pacientes ficam apenas em observação por algumas horas.
Há dor no pós-operatório?
Inchaço, manchas roxas e desconforto nasal são inevitáveis, mas não é comum sentir dor. Por duas semanas, a respiração fica mais difícil e o nariz entope com facilidade. Para amenizar o problema, recomenda-se uma limpeza nasal com solução fisiológica, além da aplicação de medicamento apropriado para desobstruir as narinas.
Existe algum perigo nesta operação?
A segurança durante a cirurgia e o bem-estar do paciente devem ser prioridades. Por isso, exames pré-operatórios detalhados são solicitados para verificar se o paciente está em boas condições de saúde, garantindo que o procedimento seja executado dentro dos critérios de segurança. Se ele tiver mais de 40 anos também pedimos uma avaliação cardiológica. Apesar da cirurgia não ter nenhum risco, queremos sempre ter 100% de certeza de que tudo está dentro da normalidade para que nada atrapalhe a cirurgia.
Qual posição é indicada para dormir nos primeiros dias?
Com a cabeça discretamente elevada no travesseiro. Manter-se com a face voltada para cima sempre que possível.
Quando dá para ver o resultado final?
Uma das grandes vantagens da rinosseptoplastia estruturada é que a recuperação após a cirurgia é mais rápida, pois o processo de cicatrização leva entre cinco e sete dias. Além disso, o paciente não precisa usar tampão e a região não fica muito inchada e nem com grandes hematomas. Cerca de 80% do inchaço desaparece nos primeiros 90 dias, mas o nariz ganha um formato mais bonito já na primeira semana. O resultado final leva em torno de seis meses.
OTOPLASTIA
Outro problema que prejudica, e muito, a autoestima das pessoas é a orelha de abano. Essa situação afeta principalmente crianças e pode até mesmo comprometer negativamente o aprendizado, uma vez que os apelidos e brincadeiras são comuns.
Como funciona a otoplastia?
Dr. Maurício: A técnica possibilita a correção do afastamento entre a orelha e a cabeça, deixando-as naturais e uniformes. A cirurgia é relativamente simples e consiste em uma incisão na parte de trás, por onde é retirado o excesso de pele, moldando e corrigindo a cartilagem.
Quanto tempo dura o procedimento?
Em torno de 2 horas e o paciente tem alta no mesmo dia.
A recuperação é dolorosa?
Não, é super-rápida, o resultado é imediato e a cicatriz fica praticamente imperceptível.
Qualquer pessoa pode fazer?
A idade ideal é dos 5 aos 7 anos, quando as orelhas já estão formadas e com o tamanho definitivo. Mas, se você já tem 20 ou 30 anos, ainda dá tempo de passar pela transformação.
BLEFAROPLASTIA
Com esse procedimento é possível corrigir a flacidez da pele e as bolsas sobre os olhos, que dão uma aparência envelhecida e cansada.
Quem é o melhor candidato para a cirurgia?
Dr. Maurício: Homens e mulheres que procuram uma melhora na pálpebra superior inchada ou nas bolsas da pálpebra inferior. A posição da sobrancelha não é afetada, nem alterada com a cirurgia de pálpebras.
Como é feito o procedimento?
Quando são as pálpebras superiores a serem tratadas, o cirurgião faz uma incisão nas linhas e pregas naturais das pálpebras, mantendo assim as cicatrizes escondidas. Através dessa, é removida o excesso de gordura, músculo e pele. Nas pálpebras inferiores, a incisão é feita ao longo da linha do olho, nas dobras e nos vincos do sorriso da pálpebra inferior. O fechamento é feito com minúsculos pontos.
Como é a recuperação?
É comum algum inchaço e hematomas, que podem ser controlados com compressas frias. A área dos olhos deve ser limpa regularmente durante uma semana e meia após a cirurgia e são recomendados colírios. Qualquer desconforto do paciente pode ser controlado com analgésicos prescritos pelo médico. O inchaço em volta dos olhos desaparece em cinco dias.
O plano de saúde cobre os custos da operação?
Quando é realizada por razões apenas estéticas, normalmente, o plano não cobre. No entanto, nos casos em que as pálpebras caídas causam uma visão obscura, o procedimento pode ser coberto em parte ou totalmente.
Nariz perfeito também para os homens
Não é de hoje que a vaidade do homem brasileiro está mudando. Por serem mais determinados e objetivos, eles procuram logo um profissional que possa melhorar seus pontos fracos, que incomodam tanto a saúde quanto o lado estético. Foi o que fez o gerente industrial Anderson Donato da Silva, de 34 anos. “Fui buscar a solução para o meu problema de respiração, que já me acompanhava desde pequeno, mas que de um tempo para cá começou a prejudicar a minha qualidade de vida e o meu trabalho. Descobri que tinha desvio de septo e o fato do meu nariz ser um pouco torto também dificultava a passagem de ar. Então, aproveitei para corrigir as duas coisas”, conta Anderson, que entrou na sala de cirurgia sem medo e ciente de todo o procedimento. “A segurança que o médico me passou acabou com qualquer dúvida que eu poderia ter. Acho que as pessoas devem sim mudar algo que esteja incomodando”, afirma. O resultado é um nariz proporcional, funcionando e em harmonia com a face.