Reabilitação

Mais que reeducação postural, uma mudança que faráa diferença na sua vida

Depois do trabalho realizado com RPG, você nunca mais será o mesmo, pois com a consciência corporal adquirida toda a sua vida será diferente daí em diante. Você poderá praticar esportes, realizar atividades domésticas, trabalhar e ter seus momento

Na maioria das vezes, dores nas costas e nas articulações são resultado de maus hábitos posturais. O problema é que isto acaba prejudicando nossa qualidade de vida, pois o desconforto de não encontrar a posição correta do nosso corpo para evitar a dor afeta nosso trabalho e nossa vida pessoal. Além disso, a correria do dia a dia aumenta o estresse e a tensão, o que acaba contribuindo para enrijecer nossos músculos e, consequentemente, alterar nosso humor. É neste momento que a Reeducação Postural Global (RPG) pode fazer toda a diferença. Ao condicionar nosso corpo a retornar automaticamente a uma postura adequada, a RPG também aumenta a flexibilidade muscular, acaba com as dores e muda a vida para melhor.

“Além de melhorar minha postura e acabar com as dores, a RPG permitiu que eu continuasse correndo, pois é muito indicada para atletas ou pessoas que praticam atividade física e que, geralmente, apresentam algum tipo de problema biomecânico”, relata a técnica em informática Karin Edite Weiss Viesser, de 49 anos, que tem o hábito de correr e praticar triatlon indoor. A atleta sofria de lombalgia e por isso iniciou tratamento com RPG. “Os resultados foram excelentes e hoje pratico musculação, faço bicicleta e nado sem problemas, além de não sentir mais dor durante o trabalho”, acentua.

A professora Myria Pereira Basso, de 55 anos, também comemora os resultados da RPG. “Sentia fortes dores na coluna, que segundo os médicos eram decorrentes de uma estenoide vertebral. Para escapar da cirurgia, resolvi fazer RPG e descobri que tinha uma hiperlordose. Com 12 sessões obtive uma melhora significativa, já consigo andar normalmente e ficar em pé por um maior tempo, posso me movimentar mais e estou bastante otimista”, revela a professora, que hoje desempenha suas atividades profissionais sem sentir dor.

 

Eficácia do método

A grande vantagem da RPG é que a técnica trata o corpo como um todo, investigando as causas da dor”, explica a fisioterapeuta Josleide Baldim Hlatchuk, especialista em fisioterapia respiratória, com formação superior em RPG pelo Instituto Philippe Souchard (criador do método), membro da Sociedade Brasileira de RPG e responsável da clínica Fisio Global.

 

Segundo a especialista, a RPG é um processo eficaz e progressivo. “Por meio de posturas de alongamento e fortalecimento, conseguimos devolver o comprimento, a flexibilida de e a força aos músculos, liberando as articulações, restaurando a harmonia, o que também prepara o corpo para a realização de qualquer atividade física, evitando lesões no futuro”.

“Num final de semana, senti tanta dor nas costas que não conseguia nem andar. Depois de uma avaliação, em três sessões de RPG a dor melhorou e já percebi a melhora da postura”, conta a advogada Ana Lúcia Velozo Martins, de 38 anos. Em 10 sessões, a advogada se diz recuperada. “Depois disso cheguei a dirigir 700 km sem sentir nada, estou mais disposta, mais tranquila e até o humor mudou para melhor”, comemora.

Outro exemplo é o da professora Renata Taborda, de 35 anos. Desde os 14, ela sofria de dores na região lombar. “Durante as crises não conseguia me mexer de tanta dor, não tinha posição para nada. Uma ressonância magnética identificou que essa lombalgia era decorrente de lesões em duas vértebras e, embora tenha feito mais de 30 sessões de fisioterapia, só consegui resolver meu problema com a RPG”, revela a paciente. No final de 2009, depois de quatro meses de tratamento, Renata considera-se recuperada. “Hoje tenho uma vida normal, posso sentar sem dor e consigo fazer os serviços domésticos que não conseguia fazer antes. Minha vida melhorou muito e asseguro que esse resultado é pra valer”, enfatiza a professora.

 

Prevenção

Para que o tratamento seja eficiente, é recomendado que as pessoas busquem ajuda tão logo o problema apareça, evitando assim uma deformação grave, pois o principal objetivo da RPG é tratar a causa dos problemas. “É um trabalho preventivo, que livra o indivíduo das complicações decorrentes da má postura adotada diariamente”, salienta Dra. Josleide. Cada caso é trabalhado individualmente, trazendo, assim, resultados rápidos para o paciente.

+ Saiba mais