Homeopatia
Por que essa especialidade vem conquistando o mundo?
Enquanto algumas áreas da Medicina ficam cada vez mais restritivas, a homeopatia se destaca por sua abordagem global. Ela vê, analisa e trata o ser como um todo, e busca controlar, tratar e restaurar o estado de saúde por meio do equilíbrio. A homeopatia se difundiu como uma ciência médica que evita, previne, imuniza, fortalece e atenua doenças, e tem conquistado reconhecimento como especialidade médica séria, comprovada e efetiva em todo o mundo, especialmente nos países mais desenvolvidos da União Europeia.
Seu sucesso está atrelado a dois grandes fatores: a relação estreita entre o paciente e o médico e a forma natural como faz o corpo se movimentar a caminho da cura. “Essas duas forças, sem dúvida, são as responsáveis pela melhora integral dos pacientes”, ressalta a médica homeopata Dra. Maria Eliane Menon Forneck, que tem 23 anos de prática clínica em homeopatia. Dra. Eliane Menon relata que, diferentemente de outras especialidades, os médicos homeopatas analisam além dos problemas, como sono, depressão ou distúrbios intestinais, e veem o paciente como um ser completo, que está em desequilíbrio e necessita de restauração, cura.
A consulta clínica avalia o histórico de vida, compreendendo dimensões físicas, psicológicas, sociais e culturais. São diversos os exames requeridos, como laboratoriais, radiografias, ultrassom e exames complementares, que fazem toda a diferença no diagnóstico. “O foco da consulta está sempre ligado à totalidade sintomática, ao histórico de vida, a fatores ambientais e às atitudes no que diz respeito à qualidade de vida. Já o tratamento está sempre atrelado a estímulos, a fórmulas e a mudanças de hábitos”, destaca a especialista, que define doença como uma expressão de ruptura desse equilíbrio em qualquer das dimensões, seja física ou emocional.
Estímulos
A homeopatia é um tratamento natural, que utiliza fórmulas fracionadas, em gotas ou em cápsulas manipuladas. Os elementos utilizados impulsionam o corpo para a cura. “Precisamos provocar uma reação de defesa e damos pequenos estímulos para que o organismo inicie esse movimento. Em vez de darmos um medicamento com moléculas externas, que agirão por si no organismo doente, estimulamos a reação com pequenas frações de efeito químico e molecular. Esse é o princípio fundamental da homeopatia, atrelado à mudança de hábito”, destaca a especialista.
Segundo a homeopatia, o corpo tem vida própria e o organismo é algo vivo. Por isso, são estimulados o autocuidado e a busca pela autonomia de sua escolha, para doença ou para a cura. A homeopatia tem se mostrado eficaz no combate a doenças psicossomáticas, de ordem emocional, em doenças crônicas, respiratórias, infecções cutâneas, inúmeras alergias, efeitos da menopausa e andropausa. Atua também no fortalecimento do organismo e de sua imunidade, para um envelhecimento saudável. De acordo com a médica, é grande a procura pelo tratamento do climatério, menopausa e andropausa. “O Simillimum é uma boa opção nesses casos, pois impulsiona a energia vital do organismo, deixando-o mais forte e resistente”, explica a Dra. Eliane Menon.
Conquistando o mundo
A seleção alemã de futebol, vencedora da Copa do Mundo da Fifa de 2014, é adepta da homeopatia. Em um levantamento feito pela Universidade de Koblenz com os médicos esportivos que trabalham com as principais ligas do futebol germânico, ficou comprovado que 92% dos profissionais utilizam medicamentos homeopáticos para manter a saúde dos atletas.
“Isso ficou claro durante toda a Copa: o equilíbrio emocional, psicológico, social e físico dos atletas foi tema de dezenas de reportagens. Os resultados são potencializados quando atrelamos a eles cuidados essenciais com o nosso ser”, enfatiza Dra. Eliane Menon, ao ressaltar a importância de um ritmo de vida regrado, saudável, com atividade física regular e uma dieta livre de alimentos transgênicos, industrializados, refinados, com conservantes e agentes toxicantes, xenoestrógenos, agrotóxicos, aromatizantes e corantes, que confundem nossos neurotransmissores.
Responsável pela pesquisa, o médico e professor Peter Billinmann revelou que os casos de sucesso de reabilitação e melhora de desempenho são impressionantes com a homeopatia, já que ela não apresenta efeitos colaterais no tratamento dos atletas e as substâncias são seguras no que tange a preocupações com doping. Outro dado do levantamento mostra que é cada vez maior a busca desSes profissionais por tratamentos naturais, o que, certamente, irá revolucionar ainda mais a medicina e o esporte daqui em diante.
Redimensionar o estresse
O estresse é, sem dúvida, um dos maiores vilões da história, e praticamente impossível de vencer, mas os especialistas buscam ao menos mantê-lo sob controle. A homeopatia tem se mostrado uma ferramenta efetiva. “Aqui a palavra é redimensionar, isto é, pôr outra dimensão na vida, outro pique e ânimo, disposição e postura. O médico homeopata, após consulta e elaboração de diagnóstico, conduz o suporte para este novo redimensionamento”, enfatiza Menon, ao destacar que este é o segredo da relação médico/paciente.
Alergias
A maioria das patologias, principalmente as alergias, estão quase sempre ligadas a fatores emocionais, que alteram e interferem no sistema imunológico. Outros fatores são os ambientais aos quais o indivíduo se expõe. Mais de 30% da população sofre com alergias, e são muitos os alérgenos contra os quais o organismo reage: poeira, fungos, ácaro, agentes químicos, alimentos, picada de insetos – e até mesmo o estresse. “Uma vez identificadas as causas, com o tratamento adequado e a mudança de hábitos, evitamos que os processos alérgicos sejam recorrentes e resgatamos o equilíbrio”, acentua Dra. Eliane Menon.
As alergias são responsáveis por uma série de reações e mal-estares. Vão desde urticária, coriza, dor de cabeça e coceira, até irritação de garganta, pele e inchaços, principalmente na face, região dos olhos e boca. “Tratá-las com medicamentos naturais, conscientização e atitude tem livrado milhares de pacientes de patologias como rinites, sinusites, otites, bronquites alérgicas e diversos problemas de pele”, destaca a especialista.
Envelhecimento saudável
Ao tratar seus pacientes de forma integral, a Dra. Menon prescreve a homeopatia para prevenção e a revitalização do organismo, com o objetivo de propiciar um envelhecimento com mais qualidade, saúde e vitalidade. “O estilo de vida, os cuidados com o corpo e as nossas escolhas são determinantes para a longevidade”, destaca a médica. Ela ressalta que, à medida que envelhecemos, perdemos massa muscular, nossos ossos enfraquecem, a gordura corporal aumenta, a pele perde a firmeza e nossa disposição e bom humor ficam comprometidos, principalmente no caso das mulheres, a partir da menopausa. “Tudo isso é levado em conta durante o tratamento, que, além da homeopatia, utiliza suplementação vitamínica e mineral, fitoterápicos, reposição hormonal e foca na desintoxicação do organismo. A associação dessas técnicas tem proporcionado uma nova realidade para pacientes que já tinham perdido a autoestima e o ânimo pela vida”, finaliza a médica.
+ Saiba mais