Fique de olho na psoríase
Veja por que a podologia tem papel fundamental no controle da doença
O aparecimento de lesões róseas, recobertas por escamas secas e esbranquiçadas, na pele dos pés é sinal de que você pode estar com uma doença crônica, chamada psoríase, que acomete até 3% da população. De causa ainda desconhecida, a psoríase não é contagiosa, mas em geral acomete a população com idade inferior a 30 anos ou acima dos 50 e em 15% dos casos ela aparece na infância.
Pesquisas revelam que a psoríase possui origem genética, e que existem evidências de que outros fatores estão envolvidos no aparecimento e evolução da doença. Portanto, se você está estressado, fica muito exposto ao frio, consome álcool e faz uso de certos medicamentos, fique atento ao apresentar os sintomas acima, porque tais fatores pioram o quadro.
Para psoríase não há cura, mas tratamento, que controla a doença. Nesse sentido, “o podólogo tem um papel fundamental no tratamento do paciente com psoríase, pois realiza procedimentos que ajudam a aliviar o desconforto por meio da terapia fotodinâmica e hidratação, que são fundamentais para o controle da doença”, alerta a podóloga Jane Cristina Valentin Carvalho, da Império do Pé, onde é realizado um tratamento multidisciplinar, com o atendimento de podólogo e encaminhamento ao dermatologista.
A dona de casa Terezinha Vieira, 70 anos, afirma que essa foi a solução para a saúde de seus pés. “Sofri durante seis meses, fiz um outro tratamento que chegou a queimar minha pele, mas com a podologia tratei meus pés com pomadas especiais, para o dia e para a noite, e na médica fiz o procedimento com luz – o que resolveu meu problema!”, comemora a paciente.
Entenda o processo inflamatório
A pele é o maior órgão do corpo humano e corresponde a 16% do nosso peso corporal. Ela garante proteção contra agentes externos, por exemplo: infecções, doenças e agressões do meio ambiente, como raios solares, vento, presença de poluentes atmosféricos, entre outros. Além disso, a pele exerce a importante função de manter a temperatura e a umidade do corpo.
As células da pele são programadas para crescimento normal ou acelerado, a fim de reparar um dano ou ferimento. Isso leva cerca de 28 dias, mas alterações nesse processo causam algumas dermatoses, como a psoríase. “A psoríase é caracterizada por um crescimento acelerado das células, chamado de hiperproliferação dos queratinócitos na epiderme, reduzindo o ciclo de 28 dias para cerca de 4 dias”, explica a podóloga Jane Carvalho.