É hora de valorizar a longevidade
A saúde da boca é vital em todas as idades
O fato é que o brasileiro está vivendo mais, e a longevidade deve ser um motivo de comemoração. Afinal, todos sempre almejam viver por mais tempo. Mas não basta apenas a vida longa, é preciso viver melhor e com qualidade. Só que para isso ocorrer é necessário que se dedique muito mais atenção à saúde, à prática de exercícios e a manter bons hábitos de vida.
O que todo mundo sabe, ou deveria saber, é que uma boa saúde começa pelos cuidados com a boca. Ela é a porta de entrada dos alimentos e nutrientes, por ela nos comunicamos e expressamos os momentos de alegria. “Envelhecer sorrindo é vital para a manutenção de uma boa saúde física e emocional”, afirma o cirurgião-dentista Dr. Eduardo Gurkewicz, especialista em Implantes e em Tratamentos de Doenças Periodontais.
De acordo com Dr. Gurkewicz, é cada vez mais frequente essas pessoas buscarem pelos benefícios dos tratamentos odontológicos, não importando a idade. “Elas chegam aqui com 40, 60 e até 80 anos de vida, determinadas e resolvidas de que merecem viver melhor. Já criaram seus filhos e até netos, agora querem gozar de uma vida plena, viajando, comendo e sorrindo sem restrições”, declara o especialista.
O empresário do ramo hoteleiro Josely Mendes, foi um desses pacientes, chegou determinado. “Busquei diversos profissionais, mas preferi um que me passasse confiança e ampla experiência no assunto”, relata Josely. O implantodontista nos revela que 50% dos pacientes chegam com a saúde bucal comprometida, vários com problemas graves. “Isso ocorre, principalmente, porque eles não tiveram tratamento adequado quando eram jovens”, ressalta Dr. Eduardo.
O dentista e sua equipe revelam que os pacientes não querem mais saber de dentaduras ou próteses móveis e até fixas, eles desejam implantes. “Querem um sorriso mais natural, funcional e harmonioso, de preferência que os rejuvenesçam, e isso eles só encontram nos tratamentos com implantes”, observa o implantodontista.
Há centenas de relatos de pacientes que recusavam constantemente convites para sair com amigos e familiares, deixavam de ir a festas, a uma churrascaria, porque não gozavam de boa saúde bucal. “Muitos usavam dentadura, outros faltavam dentes e receavam poder desfrutar de tudo sem os constantes constrangimentos. Mas hoje, com uma nova arcada dentária, eles só não abrem mão dos convites que recebem como são os primeiros a convidar!”, celebra Dr. Gurkewicz. O dentista comemora por poder proporcionar momentos de felicidade vividos por seus pacientes, como o simples fato de voltar a comer milho direto da espiga, uma maçã ou se alimentar sem restrições. “Pequenas conquistas de velhos hábitos, como sorrir de volta para a vida e com vontade”, brinca.
Maria Lourdes de Ávila, 48 anos, já não tinha mais vida social, se privava de comer diversos alimentos, porque simplesmente não conseguia morder. “Eu não conseguia comer, nem mastigar carnes, frutas, sanduíches, e ir em um churrasco nem pensar. Tudo era um sufoco”, relata. Ela ficava nervosa, pois toda vez que tinha de sair, vinha a preocupação com os seus dentes. Foi aí que ela decidiu buscar um profissional habilitado e conquistar os dentes que tanto sonhava. Em junho de 2015, Maria Ávila realizou seus implantes e se surpreendeu com o resultado. “Hoje estou muito feliz e satisfeita, ficaram incríveis. Como de tudo, falo normalmente e, o melhor, sem constrangimento”, afirma a paciente, que já havia passado por outras clínicas, mas não seguiu em frente. “Na primeira consulta foram solicitados exames como hemograma completo e outros de imagem. Demos início rápido ao tratamento, pois eu estava, praticamente, sem nenhum dente na boca. No dia da cirurgia saí da clínica com meus dentes provisórios”, revela e pouco tempo depois estava finalizado o tratamento. “Fiz implante total, com dentes esculpidos em porcelana. Não sofri nada. Faz dois anos e não tive qualquer problema”, concluí. Feliz, ela diz que fica muito orgulhosa quando as pessoas a elogiam. “Estou sorrindo à toa, porque eu era muito triste, nunca sorria, tinha dores de cabeça, olheiras e não me alimentava corretamente”, finaliza.
A odontologia moderna está mais acessível
Uma desculpa comum hoje no mercado é a de que vivemos em uma crise econômica, e que isso prejudica e afeta a realização dos desejos e sonhos das pessoas. Dr. Eduardo relata que no ramo dele essa não é a desculpa – afinal, seus pacientes são pessoas maduras, já passaram por tantas crises na vida, que não vão se abalar por essa e deixar de resgatar a saúde e a autoestima. “É necessário tocar a vida da melhor maneira possível, desfrutar das coisas que nos fazem felizes. A odontologia moderna está mais acessível, principalmente pelo aumento na demanda mundial em tratamentos com implantes, o que torna sua produção e oferta maior e os preços mais competitivos, todos ganham”, revela.
Josely Mendes que o diga, ele só se arrepende de não ter solucionado antes. “Estou muito satisfeito mesmo, tive um atendimento exemplar e hoje dou muito valor a manutenção da minha saúde bucal!”
Procedimento simples para viver a longevidade
Para o Dr. Eduardo, a odontologia deve sempre atuar no foco preventivo, minimizando perdas dentárias e funcionais, que possam levar a danos maiores, por isso a importância de se buscar um profissional para realizar um check-up e estar em dia com a limpeza e manutenção. “Mas a cultura do brasileiro ainda é de ir ao dentista só quando há dor ou sangramento, isso é, quando o problema já está avançado”, revela.
Existem várias técnicas de implantodontia, mas uma das mais realizadas é o chamado implante de carga imediata. Uma técnica que possibilita a instalação de um dente em um implante dentário de titânio logo após o ato cirúrgico. “Ela só é possível mediante rigoroso planejamento. Primeiro levantamos no diagnóstico as informações sobre a estabilidade inicial na fixação do implante e toda a estrutura óssea, através de exames de imagem. Caso haja necessidade, um enxerto ósseo poderá ser realizado, que pode levar de três a seis meses para reconstruir a estrutura e viabilizar o procedimento”, destaca. De acordo com o especialista, a colocação dos implantes é um procedimento simples, não requer internação ou anestesia geral. “Optamos pela sedação, sempre acompanhada por um médico anestesista, o que traz ainda mais segurança aos pacientes”.
“Participar do novo projeto de vida desses pacientes é uma realização pessoal muito grande, me faz ter certeza de que também quero viver com qualidade a minha longevidade, sorrindo e buscando concretizar ainda mais esses sonhos!”, finaliza Dr. Eduardo.
Dicas e manutenção
Os implantes exigem os mesmos cuidados que os dentes naturais, em questão de higiene e manutenção. São chamados de terceira dentição. Se houver novamente um descuido pode levar ao surgimento de problemas que o comprometem e afetam a saúde em geral. “Por isso criamos um programa de manutenção para facilitar esse controle e evitar surpresas. Ainda recomendamos produtos, escovas e aparelhos especiais, como o Waterpik, que emite um eficiente jato de pressão d’água ideal até para limpar as próteses fixas na boca.
+ Saiba mais