É hora da Zumba
Se você ainda não fez Zumba, prepare-se para se apaixonar
A disciplinada gerente de enfermagem Jhosy do Carmo Gomes Lopes não deixa de praticar atividade física. Porém, estava difícil encontrar animação para encarar aulas repetitivas e sem emoção. “Queria encontrar uma atividade que me inspirasse e colocasse ânimo na minha rotina. A turma não falta por nada, já vi alunos querendo fazer aula com gripe e até com tipoia, é muita animação e é claro, que ainda queimamos muitas calorias”, diz ela.
Com a dança, Jhosy conquistou um corpo mais modelado, perdeu peso e ganhou músculos, mas o que ela mais gostou foi da melhora do humor e da disposição. “A liberação de endorfina traz muito alívio e motivação. A Zumba, hoje, é uma das melhores coisas na minha vida. Não abro mão”, garante a enfermeira.
“A Zumba é uma combinação de ginástica e dança. Essa fórmula proporciona alta queima calórica, com diversão e ganho de condicionamento físico e muscular”, explica Igor Andrade, animado professor de Zumba de Curitiba. Educador físico e personal trainer, Igor atua como instrutor de Zumba desde 2013. “Nas aulas misturamos vários ritmos, como cumbia, salsa, merengue, reggaeton, samba, flamenco e pop music com exercícios tradicionais de academia. Em uma hora de atividade, uma pessoa pode gastar até 1.000 calorias”, declara. “A Zumba foi criada para estimular e fazer as pessoas se divertirem praticando exercícios”.
A farmacêutica aposentada Ezilda Nogueira Alves, de 63 anos, sempre foi adepta de exercícios, malhava e chegou a ser maratonista. Hoje ela se dedica também à Zumba. “Sempre me cuidei, inclusive da alimentação, mas com a Zumba, além de perder gordura, percebi uma melhora cardiorrespiratória e ganhei disposição. Assim como as outras alunas, pode fazer frio ou chuva, não falto; todas estamos lá”, conta Ezilda. “É uma aula totalmente desprendida, dinâmica e alegre. Os passos são simples, não existem níveis de dificuldade e a prática me ajudou muito na melhora da postura, estou mais esguia”, comemora.
Existem diversas modalidades de Zumba: Tonning, com o uso de halteres; Zumba Gold, para terceira idade; Kids, para a criançada; Acqua, na piscina; e Sentao, que usa cadeira. “A Zumba é indicada para todas as idades e é difícil não gostar, ainda mais depois de experimentar uma aula. É um desafio animado e divertido”, brinca Igor.
Venha participar dos aulões, onde centenas de alunos se encontram para celebrar a saúde com muita disposição. Informe-se!