Nutrição

Delicie-se, é chocolate

Mister Cuca investe na linha artesanal a base de cacau de alta qualidade

delicie-se-e-chocolate+mister-cuca

Chocolate. Só de ouvir a palavra muitas pessoas começam a salivar, imaginando a delícia derretendo na boca. Prazer inigualável, a receita feita de cacau tem fãs de carteirinha, os chocólatras de plantão, que não dispensam um bombom ou uma deliciosa barra. Para atender à vontade dos clientes amantes de chocolate, o Mister Cuca começou a trabalhar com receitas artesanais em 2005.

Hoje, as prateleiras misturam o cacau a frutas e recheios que intensificam ainda mais o sabor. “Nossos chocolates são todos artesanais, produzidos no Mister Cuca. Utilizamos um blend exclusivo com teor mais alto de cacau e manteiga de cacau importada”, conta o empresário Gustavo Calderaro.

Chocolate ao leite, amargo, com cereja, gianduia, morango, pistache, damasco. Muitos são os recheios que podem ser misturados ao cacau para render sabores surpreendentes. Aliás, a delícia não é exclusividade do mundo moderno. Maias e astecas já saboreavam a semente do cacau antes mesmo dos portugueses chegarem ao Brasil. Historiadores apontam que há milhares de anos os maias já degustavam a amêndoa do cacau e viam o produto como um tesouro.  Os botânicos consideram que a presença do cacaueiro na América do Sul data de 4.000 anos a.C. É verdadeiramente um prazer milenar.

Mas a forma que conhecemos hoje começou a ser desenhada em 1828, quando o químico holandês Conrad Van Houten inventou uma prensa de cacau que permitiu separar e retirar a manteiga de cacau da amêndoa, reduzindo assim o amargor e a acidez do chocolate. Depois foram aprendendo a adicionar leite – na verdade leite condensado – à mistura, e daí nasceu o chocolate ao leite.

Hoje a receita tem as mais diversas misturas e, além de ser prazerosa, faz bem à saúde. O chocolate contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. Sua propriedade antioxidante já é conhecida e em pequenas quantidades ele pode, inclusive, reduzir a pressão sanguínea, quando ingerido na versão amarga. O chocolate auxilia ainda no sistema circulatório e tem propriedades anticancerígenas.

Para fechar com chave de ouro, chocolate faz bem ao coração. E em todos os sentidos. Faz bem ao coração dos amantes para presentear, das mulheres pelo sabor e prazer que proporciona, e, literalmente, ao coração que bombeia vida ao corpo humano pela presença de flavonoides com função cardioprotetora. Energético natural, há quem diga inclusive que ele é afrodisíaco. Vale experimentar.

Para quem tem medo da balança, a dica é comer sem exageros. Em pequenas porções, mesmo diárias, chocolate só faz bem e traz alegria à vida.

Saboreie e presenteie com coração. “Nossas embalagens exclusivas são verdadeiros presentes e os recheios são feitos a partir da própria fruta”, completa Gustavo Calderaro. Para quem quer levar a delícia para festas, o Mister Cuca atende o ano inteiro com pedidos para eventos. Deliciese, é chocolate.

+ Saiba mais