De repente 30, 40, 50…
Por trabalhar diretamente com a estética da mulher, a designer de sobrancelhas Suliane França, de 41 anos, sabe a verdadeira importância de estar bem consigo mesma. Ela buscava um tratamento que suavizasse o seu incômodo “bigode chinês” – como é popularmente conhecido o sulco entre o canto do nariz e a boca. “Ele me incomodava muito. Eu não imaginava que o preenchimento poderia amenizar tanto o aspecto dele”, conta.
Outra designer, desta vez da área de Comunicação, resolveu amenizar os pés-de-galinha. Rosane Jasluk Busz, de 42 anos, perdeu o medo das agulhas e fez recentemente sua primeira aplicação de toxina botulínica. “Resolvi dar o primeiro passo e me senti mais renovada, chamando a atenção de várias pessoas”, lembra.
Ambas buscaram na Dermatologia a segurança para realizarem seus tratamentos. Dra. Deborah Torre, especialista na área, revela que tanto homens como mulheres buscam procedimentos que revitalizem a pele, resgatando uma aparência mais jovem e saudável.
No caso de Suliane, a técnica recomendada foi o preenchimento. “É um procedimento em que é aplicado um produto que, ao ser injetado, aumenta o volume da região e estimula a produção de colágeno”, explica a dermatologista. Uma das substâncias mais utilizadas é o ácido hialurônico, que tem uma durabilidade de 8 a 10 meses e gradativamente é absorvido pelo organismo. Existem outras que chegam a durar até um ano e meio, como hidroxiapatita de cálcio.
Dra. Deborah explica que a aplicação deve ser realizada em consultório. Mediante avaliação clínica, aplica-se o produto na região adequada; com o uso de pomada anestésica. “Passado o período recomendado, o paciente deve retornar para uma nova avaliação e aplicação, se desejado, sempre buscando um resultado com um aspecto bem natural”, destaca a médica.
Para Rosane, o tratamento mais indicado foi a toxina botulínica tipo A. A médica explica que, da mesma forma que o preenchimento, o procedimento é ambulatorial, em consultório. A toxina relaxa a musculatura e suaviza as marcas de expressão. É ideal para as chamadas rugas dinâmicas, como as que se formam entre as sobrancelhas, na testa e ao redor dos olhos.
“É normal que a pele apresente vermelhidão ou pequenos hematomas nos primeiros dias. Mas a ação do tratamento logo aparece”, ressalta a dermatologista. Podem ser utilizados outros procedimentos associados, como o Laser de CO2 Fracionado, o Sculptra, peelings indicados para manchas e flacidez. A especialista ressalta a importância da utilização de cremes e filtros, mas de acordo com cada tipo de pele.
De bem com o espelho
“Envelhecer é o processo mais natural que existe, porém fatores externos como excesso de exposição ao sol, o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas aceleram esta evolução. Rugas, manchas, alteração no brilho e na textura da pele irão aparecer”, enfatiza a especialista. O estresse também é um elemento que influencia, principalmente por deixar marcas de expressão pela preocupação, pois a tensão causa uma contração muscular mais intensa da face.
Mas, segundo os especialistas, se não podemos interromper esse processo, podemos amenizá-lo, de preferência com prevenção. A paciente Rosane, logo após a aplicação da toxina, tirou um mês de férias e, na volta ao trabalho, os primeiros elogios não poderiam ser melhores. “‘Que descansada que você está!’, ‘O que você fez de diferente?’ e até mesmo um ‘Aproveitou bem as férias, né?!’ eu ouvi. Cuidar da pele para mim, agora, tornou-se um hábito. Todos os dias me protejo contra o sol, uso a maquiagem ideal para o meu tipo de pele e retiro as impurezas antes de dormir”, conta Rosane.
Busca pela Felicidade
Suliane já repetiu a aplicação. “Estou muito bem, bastante segura e recomendo para algumas de minhas clientes; elas têm a sobrancelha um pouco mais baixa que a outra e isto pode ser suavizado com o tratamento”, afirma.
Segundo pesquisas do setor da estética, o principal motivo para as mulheres procurarem esses tratamentos é a busca pela felicidade. Essa busca pelo bem-estar é tão relevante que as brasileiras estão em segundo lugar no que diz respeito a tratamentos estéticos.
A especialista conta que nos consultórios dermatológicos, o público vai dos 20 aos 80 anos. “É preciso ficar claro que a prevenção sempre é a chave para a beleza. Quanto antes o paciente iniciar o tratamento, melhores serão os resultados a longo prazo”.
O alerta é sempre buscar profissionais habilitados, capacitados e aptos para realizar esses procedimentos. Verifique se o profissional é especialista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.