Cardiologia

Coração: muito mais que batidas

Ele impõe o ritmo da saúde, e a vitória para isso está nas novas e contínuas descobertas da prevenção

coracao-muito-mais-que-batidas+alvaro-pacheco

Você já parou para escutar o seu coração? Quando está em repouso bate sessenta e nove vezes por minuto, mas a frequência cardíaca pode atingir mais de duzentos batimentos por minuto durante as situações de estresse, exercícios físicos ou em estado de excitação. O coração é um dos órgãos mais importantes, pois tem a função de bombear sangue oxigenado para todo o corpo. É o músculo que nos torna vivos e também o que mais sofre com a nossa falta de cuidados e com os riscos decorrentes da idade e do tempo. Então, vamos zelar por ele.

Atualmente, devido a rotina agitada, as doenças cardiovasculares são as campeãs de mortalidade, sendo as principais a hipertensão e o infarto agudo. As maiores vítimas têm sido as mulheres e as pessoas que vivem nas grandes cidades. No mundo todo é cada vez mais comum a presença de pessoas de 18 a 45 anos nos consultórios cardiológicos. Prevenir, com certeza, é melhor que remediar. “Os pacientes, filhos de cardiopatas, querem saber como evitar o infarto e suas complicações. Os mais idosos querem manter-se jovens e saudáveis”, esclarece o cardiologista Dr. Alvaro Luiz Aranha Pacheco. A prevenção é completada com hábitos de vida saudáveis, como dormir bem e exercitar-se com regularidade, além de alimentação balanceada e de baixo índice glicêmico.

Recentemente, a cardiologia avançou na compreensão dos fatores que levam à aterosclerose, a causadora da angina, de infartos e do acidente vascular cerebral (AVC). Com isso, colocou o açúcar como o grande vilão, pois causa endurecimento, enrijecimento e estreitamento das artérias. Segundo o Dr. Alvaro, a palavra-chave é prevenção, e o foco tem sido evitar a inflamação silenciosa do endotélio (o revestimento celular interno das artérias). “Um dos grandes destaques tem sido o resveratrol, que age sobre um gene chamado SIR-1, otimiza o metabolismo do açúcar, protege o cérebro e ajuda a evitar a ruptura das placas na parede das artérias, causadora dos infartos. A substância é encontrada, principalmente, na pele de uvas vermelhas, do tipo, pinot noir, e outras. Hoje, o resveratrol já vem sendo suplementado em cápsulas”, afirma o médico. Outros grandes aliados do coração saudável são a suplementação dos óleos ômega 3 – EPA/DHA, da vitamina D, da coenzima Q10 e a reposição dos hormônios em declínio.

Um caso muito atual na cardiologia são os atletas que descobrem, após uma avaliação médica de rotina, que são portadores de hipertensão arterial ou arritmia cardíaca. “O profissional precisará definir o diagnóstico, riscos, restrições e orientações específicas quanto à atividade física”, acentua o especialista.

Em muitos casos, com o treinamento adequado, atletas jovens ou mesmo idosos, seguirão com sua atividade esportiva, inclusive em nível competitivo. É o caso do engenheiro civil Douglas José Andrade, de 50 anos, que pratica natação e musculação cinco vezes por semana e, aos finais de semana, treina e compete em travessias no mar. Nos últimos dois anos, mesmo treinando, ele percebeu que seu desempenho ficou estagnado. Realizou, então, um check-up clínico e cardiológico completo, usou nutracêuticos, dentre eles o resveratrol, fez modulação hormonal bioidêntica e melhorou a alimentação. Já no segundo mês teve melhora nos tempos e obteve a sua primeira vitória na travessia marítima na categoria master.

“Estou melhorando a minha performance nas competições de travessia e também os meus tempos nas provas de competição de piscina. A minha energia física aumentou e estou com mais disposição para encarar os compromissos do trabalho. Ou seja, estou controlando bem o nível de estresse decorrente da minha profissão”, comemora o atleta.

Após exame clínico detalhado e anamnese, realiza-se uma investigação complementar que pode incluir:

  • ECG de repouso e de esforço;
  • ECG de longa duração (Holter 24h);
  • Mapa da pressão arterial (24 h);
  • Ecocardiograma;
  • Ecocardiograma com estresse;
  • Cintilografia do Miocárdio;
  • Angio-tomografia;
  • Estudo eletrofisiológico do coração;
  • Tilt Test.

Sempre é tempo de ter um coração mais jovem, saudável e uma vida mais plena. Consulte seu médico regularmente. Ame o seu coração.

+ Saiba mais