Colchão: Ele pode ser seu remédio ou sua “droga”
Especialistas em Medicina do Sono são unânimes em afirmar o quanto as noites mal dormidas prejudicam a qualidade de vida e a saúde. Dores, mal-estar e cansaço são só o começo: dormir mal atrapalha o convívio social, prejudica o raciocínio, a concentração e o desempenho profissional. Pessoas que dormem mal costumam ter alterações de humor, são mais irritadas, ansiosas e estressadas. Existem mais de cem distúrbios do sono identificados, como o ronco e a apneia. Porém, às vezes, o problema está literalmente “mais embaixo”: na qualidade do colchão.
Um colchão inadequado, além de impedir o descanso que nosso corpo tanto merece, tende a piorar problemas de saúde já existentes, como dores na coluna, principalmente na região lombar, alergias respiratórias, problemas de circulação e os próprios distúrbios do sono. Por outro lado, um colchão apropriado tende a reduzir e até evitar essas dores, estimulando a circulação sanguínea, trazendo maior relaxamento para o corpo e combatendo os ácaros.
Novas tecnologias
Atualmente, é grande a variedade de tecnologias oferecidas pelos fabricantes de colchões. Para fazer uma boa compra, é preciso avaliar os benefícios de cada uma. A vibroterapia é uma das mais difundidas: além de estimular a circulação, traz um maior relaxamento devido ao seu sistema de massagem.
Outra tecnologia que vem se destacando é a da energia quântica, que consiste em um sistema gerador de ondas eletromagnéticas de baixa frequência que colabora e auxilia na ativação da energia celular e da circulação sanguínea, atuando também no relaxamento. Uma referência neste mercado é a Ziff Health do Brasil, empresa que há 26 anos oferece os benefícios do infravermelho longo, do fóton magnetismo e dos tratamentos antiácaro, antimofo, antiodor e antiumidade, que evitam a proliferação de fungos e bactérias.
Um colchão Ziff é um verdadeiro aparelho de dormir: possui camadas de rabatans – materiais porosos que promovem uma melhor oxigenação e frescor – e o confortável Pillow Top, estrutura ondulada que também colabora para a ativação da circulação. Tudo dentro dos padrões ortopédicos, para permitir o estiramento correto da coluna sem perder o conforto.
Foi um colchão Ziff que amenizou as dores na coluna de Danieli Johan, assistente de obras de 39 anos. A primeira vez que ela investiu na marca foi há 12 anos, e nunca mais trocou. “Ouvi falar dos benefícios dessa tecnologia, achei que o preço era acessível e comprei”, conta Daniele, que tinha uma escoliose séria e passou por duas cirurgias. “A dor não passava. Só com o colchão correto pude dormir em paz. Serviu como um remédio”, diz ela, lembrando que antes, mesmo com os medicamentos, tinha pouco alívio da dor.
Segundo Danieli, a escolha também melhorou a qualidade de vida do marido, Sandro Antunes, de 48 anos, que é vendedor autônomo. “Ele dorme pouco em função do trabalho, deita tarde e levanta muito cedo. Precisava ter um sono reparador. E conseguiu, pois passou a descansar mais profundamente e levanta mais disposto”. Testemunhas dos resultados tão positivos, a família toda já está, aos poucos, aderindo ao colchão e ao travesseiro Ziff, companheiro de Danieli em qualquer viagem. Invista na sua saúde – invista em um bom colchão!
+ Saiba mais