Beleza e Estética

Clínica de podologia: Por quê?

Medidas preventivas e cuidados especiais evitam a micose no inverno e outras patologias que acometem os pés

clinica-de-podologia-por-que+clinipe

Muitas pessoas que recorrem regularmente aos serviços da Podologia confessam que, antes, achavam necessário procurar ajuda apenas quando seus pés apresentavam problemas. “Hoje, elas já compreendem que não é bem assim, tanto que se tornaram assíduas, seja qual for a primeira queixa que as trouxe aqui”, conta Uânia Hauly, podóloga e responsável técnica pela Clini-Pé, em Curitiba.

Segundo a podóloga, buscar esse serviço é, principalmente, uma questão de prevenção e conforto: numa clínica de Podologia faz-se o corte correto das unhas e a assepsia adequada dos pés, com a remoção de queratoses (calosidades), além de tratamentos adequados para unha encravada, micoses, fissuras e frieiras. “Com procedimentos específicos para cada caso e cuidados com a esterilização do instrumental somente observados nas clínicas, muitos problemas podem ser evitados”, acentua a podóloga.

O administrador Carlos Alberto Silveira Vargas, de 53 anos, frequenta a Clini-Pé há sete anos e já incentivou a família a fazer o mesmo. “Faço questão de frequentar a clínica sempre, para manter os pés e as mãos em dia, não apenas pela boa aparência, mas principalmente pela prevenção e pelo bem-estar que o serviço oferece”, relata o cliente. “Estar com os pés saudáveis e bem cuidados beneficia no modo de caminhar e de correr, e aqui encontrei a higiene e o atendimento que buscava para me tornar assíduo”, acrescenta.

Evitando micoses no inverno

Uânia enfatiza que a micose pode ser contraída principalmente com o uso de instrumentos não esterilizados, e não somente nas areias das praias, em piscinas ou em banheiros de uso coletivo, como a maioria das pessoas imagina. “Especialmente no inverno, as pessoas devem tomar alguns cuidados para evitar essa patologia. Uma vez adquirida, a micose deve ser tratada de forma adequada para não se tornar uma problema mais sério”, salienta.

A podóloga explica que, no inverno, as unhas ficam abafadas pelo uso permanente de calçados, o que é agravado pela utilização de alguns tipos de meias que não permitem a ventilação adequada dos pés. “Com este ambiente favorável, a micose agradece”, adverte.

Casos Especiais

Além da prevenção, a Clini-Pé se preocupa também com o atendimento aos casos especiais, em que os clientes necessitam efetivamente dos serviços de Podologia, como os portadores de diabetes. “Existem também pessoas que, por força da idade, ou até mesmo pela obesidade, ficam impedidas, por exemplo, de cortar as unhas dos pés”, afirma a podóloga. Nesses casos, a visita a uma clínica de Podologia torna-se uma necessidade.

“Sempre é motivo de consternação entre nossos clientes quando crianças e até recém-nascidos são trazidos à clínica, porque precisam de atendimento devido à unha encravada. O uso de macacões que apertam os pés dos bebês e fatores hereditários são as maiores causas para esse problema”, alerta Uânia.

Não espere que problemas como esses afetem sua saúde e bem-estar. Faça uma consulta com um profissional em Podologia e cuide dos seus pés como eles merecem!

+ Saiba mais