Reabilitação

Acabar com as dores não é uma missão tão difícil

O método fisioterápico RPG ajuda a reeducar a postura e a diminuir as dores causadas pelas atividades cotidianas e profissionais

acabar-com-as-dores-nao-e-uma-missao-tao-dificil+daysi-chamano

Dores nas costas, quadril, tornozelos, nervos. Com certeza você já deve ter sentido algumas delas. Para entender porque essas dores incomodam tanto, basta saber que o corpo funciona em cadeias musculares. Uma lesão em determinado local gera complicações em outro e assim por diante. Fundamentado nos estudos dessas ligações surgiu o RPG. Criado pelo francês Phillipe Souchard, é um método de fisioterapia utilizado para tratar as desarmonias do corpo.

O significado da sigla já diz tudo: Reeducação Postural Global. Levando em consideração as necessidades individuais de cada pessoa, o RPG procura entender como cada organismo reage às diferentes pressões que o corpo recebe diariamente. Isso significa, por exemplo, que o profissional que trabalha em pé sofre uma pressão diferente do profissional que trabalha sentado, e o método leva em consideração cada mínima diferença, cada detalhe durante o tratamento da postura e das dores. “São considerados os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo. Assim, procura-se atender pacientes que estejam sentindo dor ou não, buscando encontrar um melhor equilíbrio para a pessoa viver em harmonia com o corpo”, explica a fisioterapeuta Dra. Daysi Cristiane Chamano, que atua há 10 anos com a técnica. “ORPG é uma das mais eficientes ferramentas da fisioterapia para quem quer livrar-se das dores no corpo”, completa.

A professora Solange Regina Passos Fida, de 49 anos, sentia dores na coluna por conta da profissão, e o diagnóstico era de hérnia de disco na região lombar. Durante uma crise, ela foi parar no hospital com indicação para cirurgia. “Resolvi buscar outras alternativas antes da operação e foi assim que conheci o RPG”, conta Solange, que curou a hérnia e não sente mais dores. “A reação foi quase que imediata no alívio das dores e, após 20 sessões, junto com acompanhamento médico, superei o problema. Segui as recomendações à risca, mudei minha rotina, passei a praticar atividade física e procuro manter meus músculos sempre fortalecidos. O tratamento com a especialista foi fundamental neste processo”, comemora.

A readequação da postura é feita juntamente com exercícios respiratórios orientados pelo fisioterapeuta. “Costuma-se dizer que o RPG transforma o impossível em possível, porque o tratamento tem o foco no paciente e não apenas no problema ou na doença”, diz Dra. Daysi. “Muitas pessoas procuram o RPG por uma questão estética ou para reeducar o corpo, não apenas por indicação médica. Qualquer pessoa que não está satisfeita com a postura ou apresente lordose, cifose, escoliose, desvio de quadril e sinta muitas dores pode buscar o tratamento. Apenas se o motivo da visita for alguma lesão o acompanhamento médico é recomendado”, explica a especialista.

O químico industrial Lauro Kirsten, de 62 anos, sofria com as dores causadas por uma lesão no ombrotendinite do músculo supraespinhoso e dor no pé. “Eu não conseguia levantar o braço e agora já consigo movimentá-lo. E no pé não sinto mais dores. Faço duas sessões de RPG por semana e, com a prática, passei a fazer os exercícios em casa e a me alongar bem. Indico o RPG para todos”, recomenda Lauro.
A médica ginecologista e obstetra Luciana Basgal Pessoa Der Bedrossian, de 37 anos, procurou o RPG por conta da gestação de seu primeiro filho. “Eu conversei com a doutora Daysi porque queria que meu filho nascesse de parto normal. O RPGajuda muito na adequação da postura, preparação física e na recuperação, por isso o tempo do meu trabalho de parto diminuiu pela metade. O parto normal chega a durar 12 horas e o meu durou 4. Tive mais dois filhos, ambos de parto normal, e continuo a prática porque meu trabalho é muito exigente na questão de movimentação da postura e levantamento de peso”, confidencia a médica.

Para o tratamento do RPG ser eficaz, é importante que a pessoa leve as técnicas para o seu dia a dia. O praticante aprende o modo postural correto para pegar peso, passar roupa, cozinhar e dormir com a postura correta. “As atividades corriqueiras causam muitos problemas. É bom ficar atento”, conclui Dra. Daysi.

+ Saiba mais